APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
A Administração Pública, enquanto vertente específica da ciência da Administração,preocupa-se com muitas questões comuns a esse campo do conhecimento. De fato,também o Estado se manifesta, em suas ações, através da criação e funcionamento das organizações públicas. Estas se assemelham às organizações privadas na medida em que necessitam também da aplicação dos processos administrativos já vistos, ou seja, Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Também nas organizações públicas encontraremos questões relativas a campos tradicionais de estudo da Administração, tais como Recursos Humanos, Finanças,Administração de Materiais, Contabilidade, Orçamento, Prestação de Serviços,Atendimento ao Público, Tecnologia de Informação, etc.
Como se verá mais adiante, existe atualmente uma tendência muito forte nasorganizações públicas no sentido das mesmas incorporarem cada vez mais no seugerenciamento diário algumas técnicas há muito empregadas nas organizações privadas, uma vez que os desafios e problemas organizacionais são, sob muitos aspectos, semelhantes.
No entanto, cabe destacar algumas características que tornam a administração pública diferente da administração privada, o que, por consequência, faz com que as formas de gestão apresentem certas especificidades que as diferenciam. O quadro a seguir apresenta alguns desses aspectos:
Forma de obtenção de recursos para o funcionamento da Organização:
Administração Pública: Receitas derivadas de Tributos(impostos, taxas e contribuições);caráter compulsório, sem uma necessária contrapartida em termos de prestação direta de serviços.
Administração Privada: Receitas advindas de pagamentosfeitos por livre e espontânea vontadepor parte dos clientes (consumidoresdos produtos e serviços).
Destinatário das ações empreendidas pela organização(interesses atendidos):
Administração Pública: O cidadão: membro da sociedade quepossui direitos e deveres. Interessescoletivos, sociais, difusos.
Administração Privada: O cliente: indivíduo que manifesta suas escolhas no mercado. Interesses particulares, privados, individualizados.
Mecanismo de controle do desempenho dos dirigentes:
Administração Pública: Controle político, por meio de eleições periódicas dos governantes.
Administração Privada: Controle pelo Mercado, através da concorrência com outras organizações.
Subordinação ao ordenamento jurídico existente:
Administração Pública: Tudo o que não está juridicamente determinado está juridicamente proibido; Princípio da Legalidade; preponderância de normas de direito público (direito constitucional eadministrativo).
APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!
Adminstração Privada: Tudo o que não está juridicamenteproibido está juridicamente facultado; preponderância de normas de direito privado (contratual; direito civil e direitocomercial).
Garantia da sobrevivência das organizações:
Administração Pública: Tempo de existência indeterminado: o Estado não vai à falência.
Administração Privada: Sobrevivência depende da eficiência organizacional; competitividade acirrada no mercado.
Características do Processo de Tomada de decisão:
Administração Pública: Decisões mais lentas, influenciadas por variáveis de ordem política. Políticas Públicas de acordo com os programas de Governo.
Administração Privada: Decisões mais rápidas, buscando a racionalidade. Políticas Empresariais voltadas para objetivos de mercado.
Modo de criação, alteração ou extinção da pessoa jurídica:
Administração Pública: Através de Lei
Administração Privada: Através de instrumento contratual ou societário.
Importa ainda destacar que as organizações públicas se situam no âmbito do Estado e este, por sua vez, é o único ente, na sociedade, que possui os atributos do poder extroverso e da soberania.
O poder extroverso caracteriza-se pela capacidade de gerar unilateralmente obrigações para os demais entes sociais, portanto exorbitando suas próprias fronteiras. Somente o Estado tem o poder de criar normas jurídicas, legais e administrativas que vinculam a ação e o comportamento dos demais membros da sociedade.
Além disso, o Estado possui soberania, que é a capacidade de se autodeterminar,logicamente dentro dos limites impostos pelo próprio ordenamento constitucional do Estado de Direito. No plano internacional, a soberania revela-se no fato de que o Estado não se submete ao ordenamento jurídico de outros Estados estrangeiros.
Esta matéria foi retirada de uma apostila do site curso para concurso .ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROF CARLOS RAMOS
-
O paradigma do cliente na gestão pública
-
Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático.
-
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!
Superior Tribunal de Justiça
Boa tarde,
Pretendo participar do processo seletivo da Seduc-AM, para técnico administrativo e, gostaria de receber assuntos voltados/específicos para o concurso. Estou um pouco perdida no assunto.
Desde já agradeço.
Oi Roselva estou atualizando este concurso neste endereço: http://centraldefavoritos.com.br/2018/05/03/concurso-publico-seduc-am-2018-conteudo-programatico/ todos os dias faço postagem para ele. Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações diárias.
Abraços
ola. estou estudando para o CODHAB – CONCURSO PÚBLICO 2018 Cargo: 200 – Assistente – Agente Administrativo.
Poderia posta assuntos para CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS.
grato
Georgito / Brasilia – DF
georgito.sa@bol.com.br
Oi Georgito, dei uma olhada no edital e tem aqui no site muitos conteúdos de conhecimentos específicos deste concurso. Eu organizo as matérias em Ordem alfabética e escrito exatamente como são pedidas nos editais para facilitar a localização. Eu trabalho sozinho no site e estou atualizando vários concursos, mas caso você esteja com dificuldade de encontrar algumas matérias, faz um comentário e relaciona elas que tentarei te ajudar
Abraços