Segurança da informação: procedimentos de segurança
Hoje devido ao crescimento do uso de tecnologias as empresas e consequentemente houve também o aumento de ataques, por isso, as pessoas e empresas devem pensar muito na segurança de suas informações.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:
Existem alguns princípios básicos da segurança da informação que seria a confiabilidade, integridade, disponibilidade, autenticidade, auditoria, privacidade e legalidade.
Os mais importantes deste são:
Princípio da confiabilidade: São procedimentos para restringir as informações para que sejam acessadas somente por pessoas autorizadas.
Princípio da integridade: Verificação de que as informações não foram alteradas.
Princípio da disponibilidade: Informações sempre disponíveis de forma oportuna quando pedidas por pessoas autorizadas.
Resumindo estes princípios: O sistema de informação tem que ser legais e corretas, estar sempre disponível, ser acessado somente por pessoas autorizadas e que tenha como rastrear seu uso.
Este resumo tem muito a ver com as empresas, mas você, como usuário pessoal deve também proteger seu computador, pois existem criminosos digitais chamados de hackers que tem como objetivo roubar suas informações pessoais ou mesmo somente danificar a sua máquina.
Para se montar um sistema de segurança existem os controles físicos e lógicos que são as barreiras para evitar os ataques.
Controles físicos: são barreiras que limitam o acesso de pessoas fisicamente a informação. Ex: Guardas e portas.
Controles lógicos: são barreiras que impedem ou limitam o acesso à informação direto na máquina, onde poderia ser acessado online ou por pessoas que não autorizada que chegaram até a fonte da informação. Ex.: Criptografia, sistemas biométricos dentre outros.
Mecanismos de segurança de controles lógicos:
Criptografia: