Interpretação de linguagem não verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.)
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Linguagem não-verbal
Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A linguagem não-verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza.
Dentro do contexto temos a simbologia que é uma forma de comunicação não-verbal.
Exemplos: sinalização de trânsito, semáforo, logotipos, bandeiras, uso de cores para chamar a atenção ou exprimir uma mensagem.
É muito interessante observar que para manter uma comunicação não é preciso usar a fala e sim utilizar uma linguagem, seja, verbal ou não-verbal.
QUESTÃO DE CONCURSO:
Ano: 2015 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB
(Disponível em: http://vivoverde.com.br/diadaagua-a-agua-que-voce-…. Acesso em: 05 jun. 2015.)
Utilizando-se de linguagem verbal e não verbal, o Texto tem a principal intenção de:
A Divertir.
B Informar.
C Censurar.
D Aconselhar.
E Reivindicar.
RESPOSTA LETRA B
Linguagem mista
Linguagem mista é o uso simultâneo da linguagem verbal e da linguagem não-verbal, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, ou seja, utiliza a linguagem verbal e não-verbal para produzir a mensagem, por exemplo, nas histórias em quadrinhos, em que acompanhamos a história por meio dos desenhos e das falas das personagens.
A linguagem não verbal é toda e qualquer comunicação em que não se usa palavras para explicar a mensagem desejada
Vale ressaltar que a linguagem não verbal tem que ser bem elaborada (em caso de um anúncio de produto principalmente), para que não haja ambiguidade ou que a mensagem não seja passada corretamente. A linguagem não verbal tem o grande poder de prender a atenção do leitor bem mais do que um texto comum.
Se uma pessoa está dirigindo e vê que o sinal está vermelho, o que ela faz? Para. Isso é uma linguagem não verbal, pois ninguém falou ou estava escrito em algo que ela deveria parar, mas como ela conhece a simbologia utilizada, apenas o sinal da luz vermelha já é suficiente para compreender a mensagem.
Outra diferença entre os tipos de linguagens é que, enquanto a linguagem verbal é plenamente voluntária, a não verbal pode ser uma reação involuntária, provindo do inconsciente de quem se comunica.
QUESTÃO DE CONCURSO:
Ano: 2013 Banca: IBEG Órgão: SANEAGO – GO
O texto faz uso da linguagem mista, ou seja, utiliza tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. Sobre esse aspecto, marque a alternativa correta.
A A linguagem verbal apresenta as ideias secundárias e a não verbal contém a ideia central do texto.
B A relação entre as informações expressas por ambas as linguagens é fundamental para a total compreensão do texto.
C A linguagem verbal poderia ser descartada, pois não comprometeria a intenção original do autor.
D A linguagem verbal poderia ter sido limitada à fala do personagem, pois a imagem supriria a informação descartada.
E As linguagens verbal e não verbal são autônomas no texto.
RESPOSTA : LETRA B
Charge:
Charge: Satiriza um fato específico. Os personagens muitas vezes são personalidades públicas ( políticos, governantes…). Pode usar linguagem verbal, não-verbal ou as duas juntas.
São publicadas em jornais e revistas. é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos.
A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil.
Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente ligada a temporalidade, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar ao par do que acontece ao seu redor.
A charge pode ter um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelas pessoas com poder. Por isso que quando se estabelece censura em algum país, a charge pode ser o primeiro alvo dos censores.
Tira
Tira: Tem como característica o fato de ser uma piada com 2, 3 ou 4 quadrinhos, e geralmente ter um personagem fixo, em torno do qual agem outros. O tema sempre é sobre algum aspecto a condição humana.
vou fazer o concurso TJPR
Este blog é muito bom tem a maioria dos assuntos que preciso estudar. Vou fazer TJ/PE