Menu fechado

Interpretação de linguagem não verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.)

APOSTILA TJ-PA 2019

APOSTILA DEAP-SC 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Interpretação de linguagem não verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.)

 

A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

 

Linguagem não-verbal

Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A linguagem não-verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza.

Dentro do contexto temos a simbologia que é uma forma de comunicação não-verbal.

Exemplos: sinalização de trânsito, semáforo, logotipos, bandeiras, uso de cores para chamar a atenção ou exprimir uma mensagem.

É muito interessante observar que para manter uma comunicação não é preciso usar a fala e sim utilizar uma linguagem, seja, verbal ou não-verbal.

 

QUESTÃO DE CONCURSO:

Ano: 2015 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB

(Disponível em: http://vivoverde.com.br/diadaagua-a-agua-que-voce-…. Acesso em: 05 jun. 2015.)

Utilizando-se de linguagem verbal e não verbal, o Texto tem a principal intenção de:

Divertir.

Informar.

Censurar.

Aconselhar.

Reivindicar.

RESPOSTA LETRA B

Linguagem mista

Linguagem mista é o uso simultâneo da linguagem verbal e da linguagem não-verbal, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, ou seja, utiliza a linguagem verbal e não-verbal para produzir a mensagem, por exemplo, nas histórias em quadrinhos, em que acompanhamos a história por meio dos desenhos e das falas das personagens.

A linguagem não verbal é toda e qualquer comunicação em que não se usa palavras para explicar a mensagem desejada

Vale ressaltar que a linguagem não verbal tem que ser bem elaborada (em caso de um anúncio de produto principalmente), para que não haja ambiguidade ou que a mensagem não seja passada corretamente. A linguagem não verbal tem o grande poder de prender a atenção do leitor bem mais do que um texto comum.

Se uma pessoa está dirigindo e vê que o sinal está vermelho, o que ela faz? Para. Isso é uma linguagem não verbal, pois ninguém falou ou estava escrito em algo que ela deveria parar, mas como ela conhece a simbologia utilizada, apenas o sinal da luz vermelha já é suficiente para compreender a mensagem.

Outra diferença entre os tipos de linguagens é que, enquanto a linguagem verbal é plenamente voluntária, a não verbal pode ser uma reação involuntária, provindo do inconsciente de quem se comunica.

 

QUESTÃO DE CONCURSO:

Ano: 2013 Banca: IBEG Órgão: SANEAGO – GO

O texto faz uso da linguagem mista, ou seja, utiliza tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. Sobre esse aspecto, marque a alternativa correta.

A linguagem verbal apresenta as ideias secundárias e a não verbal contém a ideia central do texto.

A relação entre as informações expressas por ambas as linguagens é fundamental para a total compreensão do texto.

A linguagem verbal poderia ser descartada, pois não comprometeria a intenção original do autor.

A linguagem verbal poderia ter sido limitada à fala do personagem, pois a imagem supriria a informação descartada.

As linguagens verbal e não verbal são autônomas no texto.

 

RESPOSTA : LETRA B

 

Charge:

Charge:  Satiriza  um  fato  específico.  Os  personagens  muitas  vezes  são  personalidades  públicas  ( políticos,  governantes…).   Pode  usar  linguagem  verbal,  não-verbal  ou  as  duas  juntas. 

São  publicadas  em  jornais  e  revistas. é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos.

A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil.

Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente ligada a temporalidade, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.

Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar ao par do que acontece ao seu redor.

A charge pode ter um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelas pessoas com poder. Por isso que quando se estabelece censura em algum país, a charge pode ser o primeiro alvo dos censores.

 

Tira

 

Tira:  Tem  como  característica  o  fato  de  ser uma  piada  com  2,  3  ou  4  quadrinhos,    e  geralmente  ter  um  personagem  fixo,  em  torno  do  qual agem  outros.  O  tema  sempre  é  sobre  algum  aspecto  a  condição  humana.

 

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *