Menu fechado

Grupo de discussão

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

APOSTILAS PARA O CONCURSO SEAP-MG 2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS ALBA 2018

Grupo de Discussão

Nome dado a uma plataforma de Internet que permite que um grupo de pessoas possam discutir assuntos de interesse entre si.

O termo engloba diversos tipos de tecnologia como:

fóruns online,

listas de discussão,

listas de endereços eletrônicos

grupos de discussão.

O foco destes tipos de tecnologias é estruturar a discussão sob a forma  “um para muitos”, i.e., uma mensagem postada no grupo de discussão pode ser lida e respondida por todos os membros do grupo. Diferencia-se, assim, do bate-papo online (chat) que, em geral, é estruturado no formato “um para um”. Grupos de discussão também arquivam as discussões realizadas para consulta futura e enfatiza a discussão de temas específicos ao invés de trocas pessoais de mensagens.

Os grupos de discussão são um dos principais recursos na Internet para pesquisa de dúvidas diversas: mesmo não sendo membro de um determinado grupo de discussão, em geral, os grupos mantém um histórico de discussões anteriores que podem servir como uma referência para um  assunto específico. Um exemplo prático é o Stack Overflow em Português, que armazena discussões sobre conteúdos de programação e que é aberto para consulta pública.

Estrutura básica de um grupo de discussão

Apostilas para todos os cargos concurso AGU 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

APOSTILAS PARA O CONCURSO SEAP-MG 2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS ALEGO 2018

Em geral, um grupo de discussão é criado através da instalação de uma plataforma conveniente em um servidor apropriado ou pela inscrição em um serviço online de discussão (tal como o Google Grupos, Yahoo Grupos e afins), que oferecem uma página na Web para cadastro do grupo.

Inicialmente uma pessoa deve ser responsável por cadastrar o grupo desejado, escolhendo um nome e fazendo as configurações apropriadas. Esta pessoa é chamada de administrador (ou gerente) e possui como função gerenciar o grupo, tendo plenos poderes inclusive para deletar o grupo de discussão se necessário. Diversas configurações estão disponíveis ao administrador:  determinar que as mensagens do grupo não sejam lidas por pessoas não cadastradas no grupo, determinar quem pode ou não se inscrever no grupo de discussão, as regras que o grupo de discussão deve seguir, selecionar outras pessoas para serem administradores, etc. Além disto, o administrador é responsável por manter o bom andamento do grupo de discussão: não raro, o administrador pode excluir ou penalizar usuários que não atendam às políticas do grupo.

A inscrição em um grupo de discussão pode ocorrer por convite ou por inscrição. No caso do convite, em geral, a maioria dos grupos de discussão permite ao administrador enviar, para uma lista de e-mails desejados, convites para participação no grupo. Em outros casos, uma pessoa pode solicitar a inscrição no grupo diretamente. Conforme as configurações iniciais estabelecidas pelo administrador, a pessoa pode entrar automaticamente no grupo de discussão após solicitar a inscrição ou “ser aprovada” pelo administrador antes de participar.

As discussões podem ocorrer em diversas formas diferentes: nos fóruns de discussão, quando um membro deseja falar sobre um assunto específico, ele entra na página do seu grupo com login e senha, e insere um novo tópico de discussão. Ao submeter o tópico de discussão, qualquer outro membro que queira responder, deverá entrar no tópico criado inicialmente e responder ao assunto. Como isto é feito continuamente, para cada tópico cria-se uma lista de mensagens relacionadas vinculadas ao tópico em questão. Exemplos de fóruns de discussão podem ser visualizados no Fórum do Guia do Hardware ,

Nos casos das listas de discussão, não há necessidade do usuário entrar na página do grupo. Após a inscrição inicial, toda vez que o usuário quiser criar um novo tópico de discussão, ele deve enviar sua mensagem por e-mail para o endereço de e-mail do grupo. De forma automática, o sistema cria o tópico. Para responder ao tópico, basta responder ao e-mail em questão enviado pelo membro, e automaticamente o sistema vai ordenando os tópicos. Um exemplo de lista de discussão é o Mailing List da Wikimedia Brasil e os diversos grupos alocados no Google Grupos, por exemplo.

Fonte: RBW tecnologia

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Conceito  de  Internet  e  Intranet. 

Ferramentas  e  aplicativos  de  navegação,  de  correio  eletrônico,

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *