Menu fechado

Os povos nativos da América

Os povos nativos da América são:

América do Sul (Brasil): índios: os tupis-guaranis, os jês ou tapuias, os aruaques ou maipurés e os caraíbas ou caribes

América do Sul nos Andes e América Central (no continente e Antilhas) no México: Astecas, Maias e Incas. Já ocupavam essas áreas antes da chegada de Cristóvão Colombo (e de outros europeus) são chamados de povos pré-colombianos. O nome “pré-colombiano” significa “antes de Colombo”.

América do Norte (Estados Unidos): tribos indígenas(Sioux, Cheyenne, Apache, comanche, Cherokee e etc..

América do Sul (Brasil):

 

Índios: os tupis-guaranis, os jês ou tapuias, os aruaques ou maipurés e os caraíbas ou caribes

Povos Indígenas no Brasil

A região que hoje é ocupada pelo Brasil era habitada por cerca de quatro milhões de índios quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou. A maioria era constituída por coletores e caçadores.

“O Descobrimento do Brasil” – Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo
Pintor e escritor brasileiro (1854-1916)

Os portugueses tiveram mais contato com os tupis-guaranis, que viviam no litoral. Todo o interior do vasto território brasileiro permaneceu inexplorado.

Os tupis-guaranis viviam em aldeias populosas, que tinham de 500 a 750 habitantes. Praticavam a caça, a pesca e a coleta de raízes e frutos, além da agricultura.

É importante a influência dos índios na cultura brasileira. O idioma português falado no Brasil incorporou muitas palavras indígenas. A forte expressão artística dos diversos povos, com domínio do uso da cor, é uma riqueza valorizada pelos brasileiros. Na culinária, a mandioca, a pipoca, o mingau, a tapioca, o pirão e o beiju são de origem indígena, assim como o hábito do banho diário. Nos cuidados com a saúde, os brasileiros aprenderam com os índios a usar os remédios naturais das plantas, em forma de chás, xaropes e compressas. Na música, nos cantos, no uso da rede, no artesanato e em muitas outras coisas, a cultura brasileira mostra sinais da presença indígena.

 

América do Sul (Andes) e América Central (México) e Antilhas:

CONTINUA NA PARTE 2

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *