Menu fechado

MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010

APOSTILA PARA GUARDA MUNICIPAL PREF. BELO HORIZONTE 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE CURITIBA 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREF. SOROCABA 2019

O Windows 10 é um sistema operacional da Microsoft e apresenta  uma série de mudanças em relação ao seu predecessor, o Windows 8.1. Entre elas, estão a volta do menu Iniciar, múltiplos ambientes de trabalho, novo navegador (Microsoft Edge), aplicativos renovados (Foto, Vídeo, Música, Loja, Outlook, Office Mobile e até o Prompt de Comando) e da união das múltiplas plataformas (inclusive o app Xbox).

Conceito

Pastas:

Não contém informação propriamente dita. A função é organizar tudo que esta dentro de cada unidade. Elas contém arquivos e subpastas.

 

Diretórios:

É o mesmo que pasta, este termo era muito usado no tempo do DOS

 

Arquivos:

Os arquivos são o computador sem mais nem menos. Qualquer dado é salvo em seu arquivo correspondente. São fotos, vídeos, imagens, programas, músicas e etc..

 

Atalho:

 Repare que o atalho tem uma seta no canto inferior esquerdo.

É uma maneira rápida de abrir um arquivo, pasta ou programa; Um atalho não tem conteúdo algum e sua única função é “chamar o arquivo” que realmente queremos e que está armazenado em outro lugar.

 

Área de trabalho ou desktop:

 

É a área de exibição quando você liga o computador e faz o logon do Windows. Quando você abre programas ou pastas, eles são exibidos sobre a área de trabalho, Nela também é possível colocar itens, como arquivos e pastas, e organiza-los como quiser.  A  chamamos  de tela inicial do Windows. Ela é composta de :

  • Menu iniciar
  • Barra de tarefas
  • Área de notificação
  • Ícones, pastas e atalhos
  • Papel de parede ou plano de fundo.

 

Área de transferência:

É uma área de armazenamento temporário de informações que você copiou ou moveu de um lugar e planeja usar em outro lugar. Você pode selecionar texto ou elementos gráficos e em seguida, usar os comandos recortar ou copiar para mover sua seleção para a área de transferência, onde ela será armazenada ate que você use o comando colar para inseri-la em algum outro lugar. Quando desligar o PC, é apagado tudo que esta na área de transferência.

 

Manipulação de arquivos e pastas

APOSTILA PARA ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO UFAC 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILA PARA SARGENTO DO EXÉRCITO ESA 2019

As principais operações nós podemos fazer pelo explorer:

No Windows 10 o ato de mover ou copiar um arquivo ou pasta pode ser realizado simplesmente com a ação de arrastar o conteúdo com o mouse.

Se o arquivo for arrastado com o mouse (botão principal) da pasta de origem para a pata de destino e as duas pastas estão na mesma unidade de disco o resultado desta ação será a retirada do arquivo da pasta de origem e será  guardado na pasta de destino, ou seja o arquivo será movido.

Se o arquivo for arrastado com o mouse da pasta de origem para a pasta de destino e as duas pastas estão em unidades diferentes de discos, o resultado desta ação será a geração de cópia na pasta de destino, ou seja, o arquivo será copiado.

fonte: Apostila de Alisson Clayton disponibilizada na internet

 

Uso dos menus:

 

Os programas quase sempre têm vários comandos que você possa usar e muitos deles estão em menus igual à de um restaurante, com uma lista de opções. Muitos menus ficam escondidos (ocultos) até que você clique na barra de menus abaixo da barra de titulo.

 Para escolher um comando é só clicar nele. Às vezes aparece outro menu com mais opções(sub-menu) e se estiver cinza é por que ele não esta habilitado.

Clicando com a direita em quase todo do PC, como ícones, área de trabalho, barra de tarefas e etc. você também abre muitos menus.

 

 

Programas e aplicativos:

Programas e aplicativos basicamente é a mesma coisa.

Quase tudo que você faz no PC requer o uso de um programa; Se você for escrever precisará de um editor de texto,se for retocar uma imagem, precisará de um editor de imagem, para acessar a internet será necessário um navegador. Centenas de programas estão disponíveis para Windows.

No Windows o menu Iniciar é a porta de entrada para todos os programas do computador. O painel esquerdo do menu iniciar contem uma pequena lista de programas e mais os programas usados recentemente. Para abrir um programa é só clicar nele.Para procurar uma lista dos seus programas, clique no botão iniciar e em todos os programas.

Os programas quando são desenvolvidos tem um tipo de licença de uso dele, pode ser gratuito ou não.

Eles podem ser :

Freeware: é o mesmo que gratuito. Você pode usar todas as funções do programa sem restrições. O tempo de uso pelo usuário é ilimitado.

 Shareware: o programa possui algumas limitações em relação ao acesso das funções ou limite de tempo de utilização, geralmente contado em dias, a partir do momento que o software é instalado. Para ter acesso a essas ferramentas bloqueadas ou usar por tempo indeterminado, o usuário é obrigado a comprar ele.

Adware: É gratuito porem o programa tem publicidade nele de forma que o usuário é obrigado a ter contato com aquele anúncio todas as vezes que utiliza-lo. A propaganda só é retirada mediante a um pagamento por parte do cliente.

Open source: os programas open source, são totalmente gratuitos e sem restrições aos usuários e possuem o código fonte de programação acoplada a eles. Isso significa que qualquer pessoa pode alterar as funções do programa sem a necessidade de nenhum tipo de pagamento aos criadores.

Interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010:

O Office para Windows 10 oferece versões otimizadas para o toque do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook, que funcionam muito bem em dispositivos com telas pequenas como seu smartphone ou tablet. Eles foram desenhados do zero para rodar no Windows 10, construído para o toque e para oferecer a melhor experiência do Office.

As seguintes versões do Office foram totalmente testadas e têm suporte no Windows 10: 

  • Office 2016 (versão 16)
  • Office 2013 (versão 15)
  • Office 2010 (versão 14)

APOSTILA PARA FORMAÇÃO DE SARGENTO FAB 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS IDAM-AM 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

13 Comentários

    • eder carlos

      Oi Georgia a maioria das informações sim, mas como qualquer evolução de software tem muitas coisas que alteram como por exemplo a área de trabalho e visualização. Esta postagem é bem resumida e praticamente não mudou de uma versão para a outra. Sobre a interação com o pacote office houve otimizações. O que posso te aconselhar caso o concurso que vai fazer exige apenas o Windows 7 é baixar uma apostila do windows 7 e estudar apenas por ela para não se confundir.
      Abraços e espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *