Menu fechado

Conceitos e modalidades de processamento (batch x offline x online x real time x time sharing)

APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!

Conceitos e modalidades de processamento

 

Processamento de dados é uma série de atividades executadas ordenadamente, que resultará em uma espécie de arranjo de informações, onde inicialmente são coletadas informações, ou dados, que passam por uma organização onde no final será o objetivo que o usuário ou sistema. pretende utilizar

 

Batch ou processamento em lote:

As tarefas são agrupadas fisicamente e processadas sequencialmente uma após a outra. Iniciado o processamento este é executado até o término da última tarefa, sem que o usuário tenha acesso a ele.

No nosso dia-a-dia muitos processamentos são realizados em Batch e não nos damos conta disso como, por exemplo: Leituras de consumo de água, luz, cartões de crédito e débito para o comerciante. Explicando: Na leitura de consumo de água por exemplo, a distribuidora de água não fica sabendo qual foi o seu consumo automaticamente após a leitura, e sim somente após a chegada do funcionário na sede da empresa onde todos os dados serão processados.

 

Processamento off-line:

No sistema OFF-LINE os dados de entrada não são enviados diretamente ao servidor, mas são armazenados em algum meio intermediário (discos magnéticos, fitas magnéticas, etc…) para posterior processamento. Os dispositivos off-line são utilizados para preparação de uma fita, disco ou cartão, para posterior transmissão. Posteriormente esses dados são transmitidos ao servidor utilizando-se de um equipamento on-line (leitora de cartão, fita ou disco). No sistema off-line não há comunicação direta entre o terminal e o servidor.

 

Online ou processamento em linha:

Não há a necessidade de agrupar as tarefas para posterior processamento. Existe a interação operador máquina. Processamento On-line: É o processamento atualizado, as informações são processadas no mesmo momento em que são registradas. Como no processamento em Batch, o processamento On-line é mais frequente do que você imagina. Como por exemplo: Créditos de celulares, operações financeiras, operações com cartões de crédito e débito para o usuário. Podemos citar um exemplo bem comum para descrever esse tipo de processamento, o cartão de debito, o valor é descontado de sua conta no mesmo momento em que você realiza a compra.

 

Real time ou processamento em tempo real

Neste sistema, o dado é processado no momento em que é informado (tempo de resposta definido). É o processamento imediato, as informações são processadas no momento em que são registradas, gerando um novo processamento subsequente. Ex.: Piloto automático, sistema de Reserva de Passagens Aéreas ou sistema de GPS

É muito parecido com o processamento On-line, só que após as informações serem processadas que acontece no mesmo momento em que são registradas, ela acaba gerando um novo processamento.

 

Time sharing ou tempo compartilhado ou processamento multiusuário

Permite a muitos usuários utilizar um mesmo computador, dando a impressão de que está dedicado exclusivamente a cada um deles (cada usuário recebe o controle da CPU durante um determinado tempo – milissegundos). Basicamente, time sharing consiste em alternar entre diferentes processos de forma que o usuário tenha a percepção que todos os processos estão sendo executados simultaneamente, permitindo a interação com múltiplos processos em execução. Esta percepção é dada pela velocidade em que as trocas de tempos de execução em UPC ocorrem, sendo tão frequentes que se tornam não perceptíveis do ponto de vista do usuário.

Fonte: Entendendo TI, apostila na net e Wikipédia

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!

 

 

2 Comentários

    • eder carlos

      Oi anônimo, preferiria que se identificasse. Se no caso você é o desenvolvedor do site entendendo TI, na fonte eu coloquei o nome do site.
      Eu prefiro colocar somente o nome e não o link por achar que dá mais relevância ao site, pois acredito que a maioria como já leu não iria verificar o link, mas vendo o nome do site o internauta se interessaria mais. Caso você seja o desenvolvedor e acreditar que colocar o link é melhor ou achar que prefere que retire o conteúdo seu do site, é só fazer outro comentário.
      Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *