Poder Executivo: forma e sistema de governo, chefia de Estado e chefia de governo
A organização dos Poderes:
Conforme o artigo 2º da Constituição federal, são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Legislativo: Basicamente elabora as leis para regulamentar as relações dos indivíduos entre si e com o Estado.
Art. 44 da CF: O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Executivo: Ele governa a população (povo) e administra os interesses públicos cumprindo as ordenações legais e a Constituição Federal.
Art. 76 da CF: O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado
Judiciário: É exercido pelos juízes, que tem a função de julgar conforme as leis e Constituição Federal, criadas pelo Poder legislativo. Ele existe para garantir a soberania da justiça e garantir os direitos individuais e coletivos.
Poder Executivo
É o poder que executa, fiscaliza e administra um país.
Ele propõe e executa planos de ações sociais, para educação, cultura, saúde e infraestrutura, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
No caso do Brasil temos também o poder executivo estadual (governador) e municipal (prefeito).
Além de administrar o país, o Poder Executivo pode vetar projetos de lei, manter relações diplomáticas com outros países, decretar Estado de Defesa, Estado de Sítio e Intervenção Federal, exercer o comando das forças armadas, declarar guerra ou paz, editar medidas provisórias, prestar contas ao congresso e etc…
Ele tem os Ministros de Estado que o auxilia nestas funções.
Caso queira aprofundar sobre o Poder executivo no Brasil tenho outra postagem:
Poder executivo: atribuições do presidente da República e dos ministros de Estado
Formas e sistemas de governo
Apesar de serem termos semelhantes eles não são a mesma coisa.
A forma de governo ou sistema político tem a ver com a fonte do poder de quem governa o país.
É o conjunto de instituições na qual o Estado se organiza a fim de exercer o poder sobre o povo e suas relações com a sociedade.
Existem várias formas de Governo, pois depende de cada sociedade, mas aqui falarei apenas sobre as principais que é a Monarquia e a República.
O sistema de Governo é como o poder político é divido em um país, ou seja, como o Poder Executivo e Poder Legislativo se relaciona. Ele varia conforme o nível de separação destes poderes. Temos como sistemas principais o presidencialismo, semipresidencialismo e o parlamentarismo.
Bom, agora que sabemos qual a diferença entre formas e sistemas de governo, vamos analisar cada uma delas.
Formas de governo
Monarquia:
A Monarquia é quando o Chefe de Estado é um monarca, ou seja, um rei e se mantém a vida inteira no cargo e é hereditário. Ele faz o que quer independente da vontade do povo.
A Arábia Saudita é uma monarquia absolutista.
República:
Na República o poder emana do povo. O chefe de Estado é eleito pela população ou seus representantes e fica no cargo por prazo determinado. O cidadão participa da administração de forma direta ou indireta, dependendo do sistema adotado de governo. Ao contrário da monarquia o chede de Estado visa o bem comum da sociedade.
Sistemas de Governo
Presidencialismo
Neste sistema os Poderes Executivo e Legislativos são separados e independentes e o Presidente acumula os cargos de chefe de Governo (o que administra o país) e o chefe de Estado (relações externas e forças armadas).
O presidente (Executivo) e parlamentares (Legislativo) são eleitos diretamente pelo povo.
Ex.: O Brasil é uma república presidencialista;
Semipresidencialismo
O semipresidencialismo é um sistema de governo no qual o chefe de governo (o que administra o país/ primeiro-ministro) e o chefe de Estado (relações externas/ forças armadas/ presidente) dividem o Poder executivo, ou seja, administram o Estado juntos.
A França é uma república semipresidencialista.
Parlamentarismo
Neste sistema o poder Executivo é totalmente dependente do Legislativo.
Os cargos de chefe de governo (o que administra o país/ Primeiro-ministro/ chanceler) e o chefe de Estado (relações externas/ forças armadas/ presidente/monarca) são exercidos por pessoas diferentes.
Tem dois tipos:
República Parlamentarista: O chefe de governo (o que administra o país/ Primeiro-ministro/ chanceler) é eleito pelos parlamentares e o chefe de Estado (relações externas/ forças armadas/ presidente) é escolhido pelo parlamento ou por voto popular, por um prazo determinado.
Monarquia parlamentarista: O chefe de governo (quem governa de fato) é um primeiro-ministro ou Chanceler que normalmente é um membro do Parlamento e o chefe de Estado é um monarca (rei ou imperador), que assume de forma hereditária.
No parlamentarismo o Parlamento é eleito pelo povo.
O chefe de Estado tem o poder de dissolver o Parlamento e convocar novas eleições gerais.
O Reino Unido é uma monarquia parlamentarista e a Alemanha é uma república parlamentarista;
Chefia de Estado e chefia de governo
Chefia de Estado
Em geral, o chefe de Estado é uma figura limitada a funções cerimoniais e de representação do Estado, sem poderes administrativos. Nos sistemas parlamentaristas, essa função é ocupada pelo presidente ou por um monarca, como a rainha da Inglaterra.
Chefia de Governo
Já o Chefe de Governo é responsável pela administração do país, como as questões econômicas até as políticas de segurança externa.
No presidencialismo, no caso do Brasil, as duas funções são representadas por uma única pessoa, o presidente da República.
No parlamentarismo a função é exercida pelo Primeiro-ministro/ Chanceler.
Fiz uma tabela resumo para você imprimir
showwwwwww obrigado me ajudou muito
Oi Alexandre fico feliz por ter ajudado
Abraços
Excelente material, meus parabéns.
Só gostaria de deixar uma observação, quando fala sobre Chefis de Governo, eu acredito que seja questões INTERNAS e não externas como você colocou.
Oi Natalie, obrigado pelo comentário. Sobre as questões internas ou externas, talvez como o texto foi redigido é que gerou esta confusão. A chefia de Governo cuida das questões econômicas até a política de segurança externa. Vamos pegar o Brasil por exemplo. A segurança interna é feita pelos Estados e não pelo Governo Federal. O governo federal cuida do exército, marinha e aeronáutica e visam a segurança externa, ou seja, uma invasão por exemplo ao território brasileiro por outra nação. Caso haja distúrbios internos, o governo estadual caso necessite poderá pedir o reforço do Governo Federal.
Abraços