Menu fechado

Funções administrativas: Direção

APOSTILA PARA ESCRIVÃO DE POLÍCIA  PC-PR  2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CONCURSO ADAF-AM 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

Funções administrativas: Direção

Direção é a terceira função administrativa e é responsável, segundo Peci e Sobral (2008), pelo sucesso da organização, pois é preciso entender as necessidades e os desejos dos trabalhadores. A direção é um processo interpessoal e cuida das relações entre os membros organizacionais e a organização. Dirigir significa orientar os esforços individuais para um propósito comum.

Segundo CHIVANATO, “Direção significa interpretar os planos da empresa para as pessoas e dar as instruções sobre como executá-lo”.

A importância da direção está em que nada adianta uma bom planejamento e uma boa organização se as pessoas trabalham sem orientação e coordenação.

Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados. Fazer acontecer, dinamizar, esta função administrativa exige muito da habilidade humana do profissional pela área relacionada, a direção pode ser a nível institucional abarcando toda a empresa, nível departamental abrangendo as unidades em separado e por fim a nível operacional.

Direção pode ser realizada em todos os níveis organizacionais. Os diretores dirigem os gestores, que dirigem os supervisores e executores.

Veja agora alguns princípios da direção:

Unidade de Comando: Cada funcionário tem um superior ao qual deve prestar contas, ou seja, respeito à hierarquia dentro de uma organização. A hierarquia nada mais é que a ordenação das autoridades e cargos de uma empresa em diferentes níveis. Para uma maior compreensão do que seria a Unidade de Comando, é adequado dizer que esse termo veio do âmbito militar, em que as ordens dos superiores devem ser respeitadas e somente aquele que está no topo da hierarquia pode revogar a decisão tomada.

Delegação: Compreende designação de tarefas, de autoridade, de responsabilidade. A  delegação é a atribuição a um subordinado da responsabilidade de planejar, decidir ou executar uma tarefa. O ato de delegar é sempre exercido por uma autoridade, ou seja, por um superior do colaborador escolhido para receber a missão. É importante sublinhar que uma autoridade delega apenas tarefas, não responsabilidades. Ao transferir poder para um subordinado, o líder continuará responsável pela tarefa perante os seus superiores, devendo prestar contas a eles. O processo de delegação, portanto, demanda consciência sobre a possibilidade de ter de responder por erros cometidos por subordinados.

Apostilas para todos os cargos concurso AGU 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

Apostilas para todos os cargos concurso UNIR-RO 2018

Amplitude de Controle:  A amplitude de controle refere-se ao número de subordinados que cada órgão ou cargo pode assumir para poder supervisioná-los de maneira efetiva e adequada.

– Desenho Organizacional alto (pouca amplitude de controle): Quando tem uma longa cadeia de autoridade (muitos níveis hierárquicos)  com poucos grupos de trabalho em cada um deles. (a comunicação, como funciona?)

– Desenho baixo ou achatado (ampla amplitude de controle): Quando tem poucos níveis hierárquicos com grandes grupos de trabalho em cada nível.

Princípio da coordenação ou relações humanas: harmoniza os esforços individuais em benefício de um bem comum.

Temos 3 níveis de organização:

Direção no nível global: abrange a empresa em sua totalidade e corresponde ao nível estratégico;

Direção no nível departamental: abrange a gerência e departamentos e corresponde ao nível tático;

Direção ao nível operacional: abrange um grupo de pessoas ou tarefas e corresponde ao nível operacional (nível de base do organograma);

Caso queira completar seus estudos veja também as outras funções administrativas : Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle

E para ficar bem afiado faça questões de concursos comentadas

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

APOSTILA DO MPU 2018 ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *