Menu fechado

A localização dos espaços na superfície terrestre

APOSTILA TJ-PA 2019

NÃO PERCA!!! APOSTILAS EBSERH 2020

APOSTILA PARA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ 2020

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

A localização dos espaços na superfície terrestre

Devido ao espaço geográfico ser enorme e complexo o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Paralelos: Os paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. Tem como paralelo principal a linha do Equador e é medido em graus. de 0º a 90º, São 90 linhas imaginárias ao Norte e 90 linhas ao Sul. A distância de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador recebe o nome de latitude.

Linha do Equador: É o paralelo zero (0º). Este paralelo é a referência a partir da qual podemos medir a latitude de qualquer ponto da superfície terrestre. Divide a superfície da terra em dois hemisférios, o hemisfério norte, ou setentrional, que contém o polo norte, e o hemisfério sul, ou meridional, que contém o Polo Sul.

Paralelos secundários: o trópico de Câncer, o trópico de Capricórnio, o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico.

A faixa do planeta situada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio é denominada zona tropical ou intertropical.

Meridianos: Os meridianos são linhas imaginárias semicirculares verticais do Polo Sul ao Polo Norte medidos em graus. Todos os meridianos têm o mesmo comprimento.

O principal meridiano é o Greenwich (90°) e é onde começa todos os meridianos. Ele é o único que possui um nome especifico, e é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra em dois hemisférios: Ocidente (oeste) e Oriente (leste).

A distância de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich recebe o nome de longitude, dada em graus. A longitude de Greenwich é 0º.  A longitude varia de 0º a 180º para leste ou oeste.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS: através do cruzamento dos paralelos (latitudes) e dos meridianos (longitudes) se determina uma coordenada geográfica, através da qual podemos localizar com exatidão um ponto na superfície terrestre.

GPS

Hoje existe um sistema de localização muito preciso – o GPS ( global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) – , que fornece as coordenadas geográficas e a altitude de um lugar a partir de sinais captados por satélites artificiais que giram em torno da Terra.

Esse sistema consiste em três partes:

_ Satélites distribuídos em órbita, de modo que cubram toda a superfície da Terra.

_ Uma rede de estações de rastreamento , espalhadas por todo o planeta. essas estações fazem o controle dos satélites da terra.

_ O aparelho do usuário – o receptor GPS.

 

AS DIREÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Em Geografia, a ideia de direção nos é dada pela orientação baseada nos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

As direções indicadas pelos pontos cardeais (leste, oeste, norte, sul) estão baseadas no movimento aparente do sol, desde que ele desponta ao amanhecer até desaparecer no horizonte. Entre cada par de pontos cardeais, ficam os pontos colaterais e entre esses, os subcolaterais. Todos esses pontos estão representados na rosa dos ventos.

Rosa dos Ventos:

 

Fusos horários:

Os fusos horários existem por causa do movimento de rotação da terra. É quando a terra dá um giro completo. Para a conclusão desse movimento são necessárias 24 horas, dando uma giro de 360°. Cada hora equivale a 15°.

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

APOSTILA SOLDADO BOMBEIRO PMBA/CBMBA 2019

A mudança de fusos é determinada também pela diferença entre os meridianos, ou seja, mudança de um meridiano para outro, tendo em vista que cada fuso possui 15°. Greenwich (marco zero) é o meridiano principal e é a referência global para o estabelecimento de todos os fusos horários existentes no mundo.

O movimento de rotação da Terra se dá no sentido Oeste-Leste.

Partido do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, seria adiantado uma hora a cada fuso, ou seja, 15°. E no sentido Oeste de Greenwich seria atrasado uma hora a cada fuso.

As zonas térmicas da Terra

Você já sabe que os meridianos e os paralelos são indicados por graus de circunferências e que algumas dessas linhas recebem nomes especiais. É o caso da linha do Equador e do meridiano de Greenwich, que são as coordenadas iniciais, isto é, 0°.

Além do Equador, há outros paralelos que recebem nomes próprios, pois são muito importantes. São eles:

 Trópico de Câncer – a 23° 27’ de latitude norte;

 Trópico de Capricórnio – a 23° 27’ de latitude sul;

 Círculo Polar Ártico – a 66° 33’ de latitude norte;

 Círculo Polar Antártico – a 66° 33’ de latitude sul.

Os trópicos e os círculos polares são importantes porque servem de limite para as zonas da Terra. Essas zonas são chamadas assim para destacar a influência da insolação ou luminosidade solar e porque há uma inclinação de aproximadamente 23°.

Essa inclinação associada ao movimento de translação da Terra favorece o surgimento das estações do ano caracterizado pelos solstícios e equinócios.

Zona tropical: é a faixa, das baixas latitudes, localizadas entre os trópicos. Por isso, também chamada de zona intertropical. Caracteriza-se por receber mais intensamente a luz solar, pois nela os raios do Sol incidem verticalmente, ficando “a pino” ao meio-dia. Como o calor da superfície terrestre vem do Sol, é fácil concluir que esta é em média a zona mais quente do nosso planeta.

Zonas temperadas: são zonas localizadas em latitudes médias, compreendidas entre o trópico e o círculo polar, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. Nessas zonas, os raios do Sol nunca ficam realmente “a pino”, pois incidem de modo mais ou menos inclinado. Quando maior o afastamento em relação ao Equador, maior será a inclinação dos raios solares, o que reduz a quantidade de luz e calor recebidos do Sol. Assim, as zonas temperadas são menos quentes e iluminadas que a zona tropical.

Zonas polares: são as zonas de altas latitudes, localizadas além dos círculos polares, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. Essas zonas recebem os raios do Sol muito inclinados e, portanto, muito fracos. Por causa disso, são muito frias. Há períodos do ano em que o Sol nem aparece.

Questão IFES 2018

Observe o cartograma abaixo.

Assinale a opção correta.

a) O morador da localidade B possui as horas adiantadas com relação ao morador da localidade F.

b) Na localidade A as médias térmicas são mais elevadas do que na localidade G.

c) Os moradores das localidades H e I estão na mesma longitude, porém em latitudes diferentes.

d) Os locais A e C estão na mesma latitude, porém em longitudes diferentes.

e) O local D está na zona Intertropical, já o H está na Zona Temperada do Norte.

 

Resposta: D

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *