Menu fechado

Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus).

APOSTILA PARA GUARDA MUNICIPAL PREF. BELO HORIZONTE 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE CURITIBA 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREF. SOROCABA 2019

Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus).

 

O que é um software utilitário?

Softwares utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais, melhorando os recursos dele. Eles auxiliam nas diversas tarefas ligadas ao gerenciamento, monitoramento ou otimização e manutenção do computador ou rede de computadores. Pode-se incluir nos utilitários programas para: compactação de arquivos, aumento de desempenho de máquinas, etc.

Exemplo: Compactadores de arquivos e antivírus.

Esta matéria foi pedida no Concurso do ADAF-AM, mas para mim os programas de Chat, clientes de e-mails, visualizadores de imagem e reprodutores de vídeo se classificam como programas de aplicação que ajudam o usuário a realizar tarefas. Acredito que este conceito não irá interferir em seus estudos.

Falarei agora de cada um destes softwares:

 

Compactadores de arquivos

Os compactadores de arquivos são softwares especializados em diminuir o tamanho do arquivo para ocupar menos espaço de armazenamento ou para reduzir o tempo de transferência dentro de uma rede ou pela internet.

Os mais conhecidos são o WinRAR e Winzip

WinRAR é um aplicativo que serve para você compactar ou descompactar arquivos no seu computador, com suporte a vários formatos. Com ele, você pode reduzir o tamanho de um arquivo ou até mesmo dividi-lo em vários pedaços para facilitar o envio ou o compartilhamento. No quesito de descompactação, o programa oferece suporte a vários formatos, como RAR, ZIP, 7-ZIP, ACE e etc..

O WinZip é um software proprietário desenvolvido pela WinZip Computing.Inc desde 1990, que compacta os arquivos para o formato zip. Ele descompacta em vários outros formatos além do Zip. Você pode criptografar os arquivos e adicionar uma senha para ler e descompactar arquivos.  

Há ainda opções para fazer criptografia dos arquivos compactados com padrões muito seguros e outros mais simples. Você pode também converter todos os documentos de texto presentes em uma pasta para PDF ou redimensionar para um tamanho a seu gosto todas as imagens de um diretório qualquer. É possível também inserir marca-d’água em documentos automaticamente.

 

Chat

Um chat, que em português significa conversação ou mais informalmente bate-papo (termo apenas utilizado no Brasil), é um estrangeirismo que designa aplicações de conversação em tempo real. Esta definição inclui programas de IRC, conversação em páginas web ou mensageiros instantâneos. É bastante utilizado no nosso idioma para fazer referência a uma ferramenta (ou fórum) que permite comunicar (por escrito) em tempo real através da Internet.

Por norma, a noção de chat é usada para fazer alusão à troca de mensagens escritas de forma instantânea. Ou seja, na prática, quando um utilizador escreve a mensagem e envia-la, o destinatário recebe-a no momento.

 

Clientes de e-mail

Correio Eletrônico (do inglês e-mail)

Tecnologia que permite compor, enviar e receber mensagens de texto através de uma rede de computadores.

Este método utiliza, em geral, uma aplicação (programa de correio eletrônico) que permite a manipulação destas mensagens e um protocolo (formato de comunicação) de rede que permite o envio e recebimento de mensagens. Estas mensagens são armazenadas no que chamamos de caixa postal, as quais podem ser manipuladas por diversas operações como ler, apagar, escrever, anexar, arquivos e extração de cópias das mensagens.

Os principais clientes de email do mercado são:

Outlook: cliente de emails nativo do sistema operacional Microsoft Windows. A versão Express é uma versão mais simplificada e que, em geral, vem por padrão no sistema operacional Windows. Já a versão Microsoft Outlook é uma versão que vem no pacote Microsoft Office possui mais recursos, incluindo, além de funções de e-mail, recursos de calendário.

Mozilla Thunderbird: é um cliente de emails e notícias open-source e gratuito criado pela Mozilla Foundation (mesma criadora do Mozilla Firefox).

APOSTILA PARA ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO UFAC 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILA PARA SARGENTO DO EXÉRCITO ESA 2019

A vantagem dos clientes de e-mail em relação aos Webmails ( Gmail, Yahoo mail) é que enquanto o s webmail precisam de Internet para ler os e-mail, os clientes de e-mail depois de já terem baixado os e-mail podem ler desconectado da Internet.

 

Reprodutores de vídeo

Os principais aplicativos para EXECUÇÃO de conteúdo multimídia são:

Windows Media Player – é um programa reprodutor de mídia digital, ou seja, áudio e vídeo em computadores pessoais. Produzido pela Microsoft, está disponível gratuitamente para o Microsoft Windows, além de outras plataformas, como Mac OS.

Windows Media Center – é um aplicativo feito pela Microsoft projetado para servir como um centro de entretenimento doméstico, incluído no Windows XP Media Center Edition, nas versões Home Premium e Ultimate do Windows Vista, Home Premium, Professional e Ultimate do Windows 7.

RealPlayer – é um tocador de mídia de código fechado desenvolvido pela RealNetworks destinado à execução de vídeos, músicas e programas de rádio via Internet. Ele reproduz uma série de formatos multimídia, incluindo MP3, MPEG-4, QuickTime, Windows Media e várias versões de codecs.

QuickTime (conhecido também como QT) é uma estrutura de suporte (framework) multimídia, marca registrada, desenvolvida pela Apple, Inc., capaz de executar formatos de vídeo digital, mídia clips, som, texto, animação, música e vários tipos de imagens panorâmicas interativas.

Principais extensões de arquivos

Vídeo – WMV (Windows Media Vídeo), MP4 (MPEG layer 4), AVI, MPEG, MOV (QuickTime).

Conceitos importantes

Codec – são dispositivos de software ou hardware capazes de codificar e/ou decodificar dados e sinais digitais. A sigla nada mais é do que a junção das palavras em inglês coder e decoder (codificador e decodificador). Estes dispositivos são usados em programas que gravam e reproduzem vídeos, sons e imagens. Imagine uma carta escrita em português. Para alguém entender esta carta em qualquer outro lugar do mundo, é necessário que a pessoa entenda português.

Quem não sabe ler neste idioma, precisará encontrar uma pessoa que traduza o que está escrito. É assim que os codecs funcionam, eles são os responsáveis pela tradução do conteúdo.

Streaming – é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas. Um grande exemplo de streaming, é o site Youtube, que utiliza essa tecnologia para transmitir vídeos em tempo real.

 

Visualizadores de imagem

Os Visualizadores de imagem são softwares que podem  manipular as imagens com recursos bem interessantes.

O Windows tem um visualizador padrão e no Windows 10 foi substituído pelo aplicativo fotos

Temos vários softwares interessantes como o IrfanView e o Picasa.

IrfanView: É um visualizador de imagem muito leve e com uma interface gráfica simples porém otimizada e fácil de utilizar, mesmo para quem não tem familiaridade com este tipo de programa. Ele também dispõe de alguns recursos simples de editor. Com ele é possível fazer operações como copiar e deletar imagens até o efeito de remoção de olhos vermelhos em fotos. O programa oferece alternativas para aplicar efeitos como texturas e alteração de cores em sua imagem por meio de apenas um clique

Picasa: As ferramentas de edição possuem os métodos mais avançados para automatizar o processo de correção de imagens. No caso de olhos vermelhos, por exemplo, o programa consegue identificar e corrigir todos os olhos vermelhos da foto automaticamente sem precisar selecionar um por um. Além disso, é possível cortar, endireitar, adicionar textos, inserir efeitos, e muito mais.

 

Antivírus

Denomina-se antivírus a um software utilizado para eliminar programas elaborados com intenção destrutiva. Assim, os antivírus surgiram como uma solução à proliferação de um software malicioso quando o uso de computadores pessoais começou a massificar e com isso surgiu um novo mercado.

O método mais comum que um antivírus utiliza para detectar a presença de um vírus informático é comparar arquivos contra um banco de dados com registros de vírus. Também é possível detectar atividade maliciosa para identificar vírus desconhecidos ou imitar arquivos e registrar as atividades realizadas pelos programas.

Uma vez que a segurança de um computador que provém os antivírus descansa principalmente no uso de uma comparação contra um banco de dados, é compreensível que exijam atualizações contínuas, a fim de ampliar este registro de vírus à medida que se descubram novos elementos maliciosos.

Principais antivirus: Norton, Avg, McFee, Avira e Kaspersky

APOSTILA PARA FORMAÇÃO DE SARGENTO FAB 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS IDAM-AM 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *