Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional.
A administração é uma atividade executada por pessoas que possibilita alcançar o objetivo de uma organização previamente definido, de forma eficaz com maior eficiência.
O Planejamento é uma função administrativa e além dele temos a organização, direção e controle (PODC).
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
Define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.
Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo e alcançar a finalidade da empresa, decidir como alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para alcançar as metas definidas. É no planejamento que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. Algumas empresas ainda adotam o método arcaico de administração às escuras e não planejam, desta forma, não se preparam para possíveis reveses e acabam por terem insucesso em seus objetivos, O planejamento pode ser divido em:
Planejamento Estratégico:
É bastante amplo e engloba toda a organização, algo a longo prazo, devem ser avaliados os ambientes internos e externos, as tendências de mercado, se vale a pena investir, pergunta que se deve fazer… O que vai ser dessa empresa no futuro?
É um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que permitirão chegar onde se deseja.
Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição. A gestão estratégica dos riscos também é uma área importante para qualquer empresa.
Importante! O planejamento estratégico se baseia no ESTABELECIMENTO de METAS, OBJETIVOS, POLÍTICAS e MISSÃO da ORGANIZAÇÃO.
META = Objetivo de curto prazo; São determinantes para atingir determinados fins, tornando-se os objetivos correntes da empresa. Os objetivos da empresa devem ser convertidos em metas mensuráveis, para que possam fornecer orientação e controle.
OBJETIVO = alvo a ser alcançado; Objetivo diz respeito a um fim que se quer atingir. A razão de uma organização no(s) objetivo(s) que ela persegue e, para atingi-los é preciso alocar recursos que possibilitem alcançá-los ou realizá-los.
POLÍTICAS = são as diretrizes amplas e gerais para se chegar aos objetivos
MISSÃO = é a razão de existência da empresa; É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para o que ela deve servir. A definição da missão responde a três perguntas: Quem somos nós? O que fazemos? E por que fazemos?
Planejamento Tático
É aquele que faz a intermediação entre o planejamento estratégico e o operacional. Analisa alternativas para realizar a missão da empresa, no entanto é um planejamento de médio prazo, normalmente anual, nível departamental, cada departamento da empresa tem o seu. Enquanto o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta.
O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.
Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes.
Outra característica que diferencia o planejamento tático é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos mensurando ações para um futuro mais próximo do que o visado no planejamento estratégico, ou seja, médio prazo.
Aqui os planos começam a ser mais detalhados, e podemos dizer que o planejamento tático é a decomposição do planejamento estratégico, ele traduz e interpreta o plano estratégico para transformá-lo em planos concretos, onde vamos desenvolver o plano de marketing, produção, pessoal, ou seja, financeiro empresarial.
Planejamento Operacional
É o planejamento diário é a parte que elabora cronogramas específicos, cada tarefa deve ser planejada, daí são criados métodos, procedimentos, normas, metas, programas. é a formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos gerentes de primeira linha (supervisores, gerentes de departamento, etc…). É também uma componente dos planos de marketing, e é um documento bastante útil na gestão de projetos.
Os procedimentos a tomar para a elaboração de um plano operacional são os seguintes:
Análise dos objetivos – Que objetivos pretendemos atingir com este plano operacional?
Planeamento do uso do tempo – Geralmente é elaborado um cronograma para facilmente se visualizar a evolução do plano.
Planeamento dos recursos – Que recursos são necessários para realizar este plano? Devem ser incluídas todas as pessoas, informações, custos financeiros, etc.
Avaliação dos riscos – O que acontece se as coisas não correrem como planejado?
Fontes: Wikipédia, Blog da qualidade e Scopi
Caso queira completar seus estudos veja também as outras funções administrativas : Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle
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