Menu fechado

Conceito de racismo institucional

APOSTILA PARA ESCRIVÃO DE POLÍCIA  PC-PR  2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CONCURSO ADAF-AM 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

Conceito de racismo institucional

Este conceito foi introduzido pelos integrantes dos Panteras Negras, Charles Hamilton e Stokely Carmichael em 1967, onde há qualquer tipo de desigualdade baseada na raça em instituições públicas e privadas, como órgãos governamentais, empresas privadas e universidades.

No Brasil, o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) implementado no Brasil em 2005, definiu o racismo institucional como

“O fracasso das instituições e organizações em prover um serviço profissional e adequado às pessoas em virtude de sua cor, cultura, origem racial ou étnica. Ele se manifesta em normas, práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano do trabalho, os quais são resultantes do preconceito racial, uma atitude que combina estereótipos racistas, falta de atenção e ignorância. Em qualquer caso, o racismo institucional sempre coloca pessoas de grupos raciais ou étnicos discriminados em situação de desvantagem no acesso a benefícios gerados pelo Estado e por demais instituições e organizações.” (CRI, 2006, p.22)

Veja alguns dados realizados em 2013 e 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)  e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) onde podemos identificar o racismo institucional em diversos âmbitos sociais:

Saúde

Pessoas que se sentiram discriminadas no serviço de saúde, por médico ou outro profissional de saúde no Brasil, 11,6% são mulheres e 11,9% são de cor preta.

O maior índice de mortalidade materna (morte na gravidez, parto ou pós parto) acomete mulheres negras.

Segurança Pública

Índices de violência policial, homicídios contra jovens negros são causados, na maioria das vezes pelo racismo instaurado pelas corporações policiais e ausência de políticas públicas. A cada 100 pessoas que sofrem homicídio no Brasil, 71 são negras.

Educação

Na educação, o percentual de negros no nível superior 12,8% dos negros entre 18 e 24 anos chegaram ao nível superior.

No ensino fundamental os brancos chegavam a estudar por 6,7 anos em média, enquanto os negros paravam nos 4 anos e meio – tempo equivalente ao primeiro ciclo do ensino.

Ambiente de Trabalho

Havia 12,3 milhões de desempregados, cerca de 64% são pretos.

Outra pesquisa apurou que o fato de ser negro e não atingir os ‘padrões’ da empresa como cabelo alisado (mulheres) e cortados (homens) está entre as principais dificuldades em enfrentar o mercado de trabalho. Ainda segundo a pesquisa, sete em cada 10 (70%) dos entrevistados afirmaram que tiveram que passar por procedimento estético para ser aceito no emprego.

Fonte: Uninassau

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

APOSTILA DO MPU 2018 ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *