Menu fechado

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): Papel e atuação

APOSTILA PARA GUARDA MUNICIPAL PREF. BELO HORIZONTE 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE CURITIBA 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREF. SOROCABA 2019

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): Papel e atuação

O BNDES é uma empresa publica federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Isso significa que ele pertence inteiramente ao governo federal. A principal função do BNDES é o fornecimento de crédito para longo prazo. Sempre visando desenvolvimento de programas importantes para economia nacional, como as hidrelétricas ou ferrovias. Afinal, todas estas obras de infraestrutura são importantes para o desenvolvimento de nosso país.

Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

Dentro do BNDES existe também o BNDESPar. O PAR aqui vem de participações, ou seja, dentro do BNDES o governo pode comprar parte de algumas empresas importantes para o desenvolvimento da economia nacional. Por exemplo, se eu quiser construir uma hidrelétrica mas não tiver todo dinheiro, uma parte dos recursos pode ser subsidiado pelo BNDES e a outra parte eu posso vender parte da minha empresa para o BNDESPar.

O BNDES age tanto diretamente como de forma indireta por intermédio de outras instituições financeiras, como por exemplo, Bancos Comerciais, Bancos de Investimento e Sociedades Financeiras.

Com o objetivo de sanar as deficiências de capital de longo prazo, o governo criou fundos especiais que são operados pelo BNDES e os principais são:

Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT;

Fundo Nacional de Desenvolvimento – FND;

Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das

APOSTILA PARA ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO UFAC 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILA PARA SARGENTO DO EXÉRCITO ESA 2019

Telecomunicações – FUNTTEL;

Fundo de Garantia à Exportação – FGE;

Fundo de Garantia para a promoção da Competitividade – FGPC.

Em parceria com os órgãos regionais e setoriais de desenvolvimento, tanto o BNDES, quanto os demais BDs, procuram promover o crescimento econômico superando as restrições geográficas mediante atuação conjunta.

Para isso, apoia empreendedores de todos os portes, inclusive pessoas físicas, na realização de seus planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios, tendo sempre em vista o potencial de geração de empregos, renda e de inclusão social para o País.

O apoio do BNDES ocorre por meio de financiamento a investimentos, subscrição de valores mobiliários, prestação de garantia e concessão de recursos não reembolsáveis a projetos de caráter social, cultural e tecnológico. O Banco atua por meio de produtos, programas e fundos, conforme a modalidade e a característica das operações.

Por ser uma empresa pública e não um banco comercial, o BNDES avalia a concessão do apoio com foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socioambiental são prioridades para a instituição.

O BNDES oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, aquelas que faturam anualmente até R$ 300 milhões, assim como linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.

Em situações de crise, o Banco também tem fundamental atuação anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia. O BNDES está presente para apoiar o crescimento do País onde é necessário.

Fonte: UFPE, TOPINVEST , BNDES

APOSTILA PARA FORMAÇÃO DE SARGENTO FAB 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS IDAM-AM 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *