Menu fechado

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): Papel e atuação

APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): Papel e atuação

O BNDES é uma empresa publica federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Isso significa que ele pertence inteiramente ao governo federal. A principal função do BNDES é o fornecimento de crédito para longo prazo. Sempre visando desenvolvimento de programas importantes para economia nacional, como as hidrelétricas ou ferrovias. Afinal, todas estas obras de infraestrutura são importantes para o desenvolvimento de nosso país.

Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

Dentro do BNDES existe também o BNDESPar. O PAR aqui vem de participações, ou seja, dentro do BNDES o governo pode comprar parte de algumas empresas importantes para o desenvolvimento da economia nacional. Por exemplo, se eu quiser construir uma hidrelétrica mas não tiver todo dinheiro, uma parte dos recursos pode ser subsidiado pelo BNDES e a outra parte eu posso vender parte da minha empresa para o BNDESPar.

O BNDES age tanto diretamente como de forma indireta por intermédio de outras instituições financeiras, como por exemplo, Bancos Comerciais, Bancos de Investimento e Sociedades Financeiras.

Com o objetivo de sanar as deficiências de capital de longo prazo, o governo criou fundos especiais que são operados pelo BNDES e os principais são:

Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT;

Fundo Nacional de Desenvolvimento – FND;

Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das

APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!

Telecomunicações – FUNTTEL;

Fundo de Garantia à Exportação – FGE;

Fundo de Garantia para a promoção da Competitividade – FGPC.

Em parceria com os órgãos regionais e setoriais de desenvolvimento, tanto o BNDES, quanto os demais BDs, procuram promover o crescimento econômico superando as restrições geográficas mediante atuação conjunta.

Para isso, apoia empreendedores de todos os portes, inclusive pessoas físicas, na realização de seus planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios, tendo sempre em vista o potencial de geração de empregos, renda e de inclusão social para o País.

O apoio do BNDES ocorre por meio de financiamento a investimentos, subscrição de valores mobiliários, prestação de garantia e concessão de recursos não reembolsáveis a projetos de caráter social, cultural e tecnológico. O Banco atua por meio de produtos, programas e fundos, conforme a modalidade e a característica das operações.

Por ser uma empresa pública e não um banco comercial, o BNDES avalia a concessão do apoio com foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socioambiental são prioridades para a instituição.

O BNDES oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, aquelas que faturam anualmente até R$ 300 milhões, assim como linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.

Em situações de crise, o Banco também tem fundamental atuação anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia. O BNDES está presente para apoiar o crescimento do País onde é necessário.

Fonte: UFPE, TOPINVEST , BNDES

APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *