Menu fechado

Conteúdos para estudar ESA 2019

Cargo:  SARGENTOS DO EXÉRCITO (CFS)       Inscrições:  de 20/02/2019 a 20/03/2019 Nível:  Médio

Organizadora:  ESA          Vagas Disponíveis:  1.000          Data da Prova:  04/08/2019

          

APOSTILA E CURSO ONLINE PARA SARGENTO DO EXÉRCITO (CFS) ESA 2019

 

Conteúdos para estudar ESA 2019:

a. MATEMÁTICA

1) Teoria dos Conjuntos e Conjuntos Numéricos:

Representação de conjuntos, subconjuntos, operações: união, interseção, diferença
e complementar. Conjunto universo e conjunto vazio; conjunto dos números naturais e
inteiros: operações fundamentais, números primos, fatoração, número de divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; conjunto dos números racionais: operações fundamentais. Conjunto dos números reais: operações fundamentais, módulo,
representação decimal, operações com intervalos reais. Razões e proporções, grandezas
diretamente e indiretamente proporcionais e porcentagem; e números complexos:
operações, módulo, conjugado de um número complexo, representações algébrica e
trigonométrica. Representação no plano de Argand – Gauss, Potencialização e radiciação.
Extração de raízes. Fórmulas de Moivre. Resolução de equações binomiais e trinomiais.

2) Funções:

Definição, domínio, imagem, contradomínio, funções injetoras, sobrejetoras e
bijetoras, funções pares e ímpares, funções periódicas; funções compostas; relações;
raiz de uma função; função constante, função crescente, função decrescente; função definida por mais de uma sentença; função inversa e seu gráfico;

3) Função Linear, Função Afim e Função Quadrática:

Gráficos, domínio, imagem e características; variações de sinal; máximos e mínimos;
e inequação produto e inequação quociente.

4) Função Modular:

Definição, gráfico, domínio e imagem da função modular; equações modulares; e
inequações modulares.

5) Função Exponencial:

Gráficos, domínio, imagem e características da função exponencial, logaritmos
decimais, e equações e inequações exponenciais.

6) Função Logarítmica:

Definição de logaritmo e propriedades operatórias; gráficos, domínio, imagem e
características da função logarítmica; e equações e inequações logarítmicas.

7) Trigonometria:

Arcos notáveis; trigonometria no triângulo (retângulo e qualquer); lei dos senos e lei
dos cossenos; unidades de medidas de arcos e ângulos: o grau e o radiano; círculo
trigonométrico, razões trigonométricas e redução ao 1º quadrante; funções trigonométricas, transformações, identidades trigonométricas fundamentais, equações e inequações trigonométricas no conjunto dos números reais; fórmulas de adição de arcos, arcos duplos, arco metade e transformação em produto; e sistemas de equações e inequações trigonométricas e resolução de triângulos.

8) Contagem e Análise Combinatória:

Fatorial: definição e operações; princípios multiplicativo e aditivo da contagem;
arranjos, combinações e permutações; e binômio de Newton: desenvolvimento, coeficientes binomiais e termo geral.

9) Probabilidade:

Experimento aleatório, experimento amostral, espaço amostral e evento;
probabilidade em espaços amostrais equiprováveis; probabilidade da união de dois eventos; probabilidade condicional; propriedades das probabilidades; e probabilidade de dois eventos sucessivos e experimentos binomiais.

10) Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares:

Operações com matrizes (adição, multiplicação por escalar, transposição e
produto); matriz inversa; determinante de uma matriz: definição e propriedades; e sistemas de equações lineares.

11) Sequências Numéricas e Progressões:

Sequências numéricas; progressões aritméticas: termo geral, soma dos termos e
propriedades; progressões geométricas (finitas e infinitas): termo geral, soma dos termos e propriedades.

12) Geometria Espacial de Posição:

Posições relativas entre duas retas; posições relativas entre dois planos; posições
relativas entre reta e plano; perpendicularidade entre duas retas, entre dois planos e entre
reta e plano; e projeção ortogonal.

13) Geometria Espacial Métrica:

Prismas: conceito, elementos, classificação, áreas e volumes e troncos; pirâmide:
conceito, elementos, classificação, áreas e volumes e troncos; cilindro: conceito, elementos, classificação, áreas e volumes e troncos; cone: conceito, elementos, classificação, áreas e volumes e troncos; esfera: elementos, seção da esfera, área, volumes e partes da esfera; inscrição e circunscrição de sólidos.

14) Geometria Analítica Plana:

Ponto: o plano cartesiano, distância entre dois pontos, ponto médio de um
segmento e condição de alinhamento de três pontos; reta: equações geral e reduzida,
interseção de retas, paralelismo e perpendicularidade, ângulo entre duas retas, distância entre ponto e reta e distância entre duas retas, bissetrizes do ângulo entre duas retas, Área de um triângulo e inequações do primeiro grau com duas variáveis; circunferência: equações geral e reduzida, posições relativas entre ponto e circunferência, reta e circunferência e duas circunferências; problemas de tangência; e equações e inequações do segundo grau com duas variáveis; elipse: definição, equação, posições relativas entre ponto e elipse, posições relativas entre reta e elipse; hipérbole: definição, equação da hipérbole, posições relativas entre ponto e hipérbole, posições relativas entre reta e hipérbole e equações das assíntotas da hipérbole; parábola: definição, equação, posições relativas entre ponto e parábola, posições relativas entre reta e parábola; reconhecimento de cônicas a partir de sua equação geral.

15) Geometria Plana:

Ângulo: definição, elementos e propriedades; Ângulos na circunferência;
Paralelismo e perpendicularidade; Semelhança de triângulos; Pontos notáveis do triângulo; Relações métricas nos triângulos (retângulos e quaisquer); Triângulos retângulos, Teorema de Pitágoras; Congruência de figuras planas; Feixe de retas paralelas e transversais, Teorema de Tales; Teorema das bissetrizes internas e externas de um triângulo; Quadriláteros notáveis; Polígonos, polígonos regulares, circunferências, círculos e seus elementos; Perímetro e área de polígonos, polígonos regulares, circunferências, círculos e seus elementos; Fórmula de Heron; Razão entre áreas; Inscrição e circunscrição.

16) Polinômios:

Função polinomial, polinômio identicamente nulo, grau de um polinômio, identidade
de um polinômio, raiz de um polinômio, operações com polinômios e valor numérico de um polinômio; divisão de polinômios, Teorema do Resto, Teorema de D’Alembert e dispositivo de Briot-Ruffini; relação entre coeficientes e raízes. Fatoração e multiplicidade de raízes e produtos notáveis. Máximo divisor comum de polinômios;

17) Equações Polinomiais:

Teorema fundamental da álgebra, teorema da decomposição, raízes imaginárias,
raízes racionais, relações de Girard e teorema de Bolzano.

OBS: Todos os assuntos da Matemática do ensino fundamental são pré-requisitos para a
prova.

18) Bibliografia sugerida – constitui apenas uma indicação para elaboração e correção
dos itens propostos nas provas do exame intelectual, não esgotando o conteúdo dos
assuntos relacionados.

a) DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. Vol. Único. 4ª
edição. Editora Ática, 2011.
b) DANTE, Luiz Roberto. Projeto VOAZ Matemática.Vol. Único, 1ª, 2ª e 3ª Parte.
4ª edição. São Paulo: Ática, 2015 (Coleção Projeto VOAZ).
c) GIOVANNI, José Ruy, BONJORNO, José Roberto e GIOVANNI JR, José Ruy.
Matemática Fundamental: Uma Nova Abordagem. Volume único. São Paulo: FTD, 2013.
d) IEZZI, Gelson, DOLCE, Osvaldo, DEGENSZAJN, David, PÉRIGO, Roberto &
ALMEIDA, Nilze de. Matemática – Ciências e Aplicações. Volumes 1, 2 e 3. 8ª edição. São
Paulo: Atual, 2014.
e) IEZZI, Gelson, et al. Fundamentos de Matemática Elementar. Volumes de 1 a
7 e de 9 a 11, Atual Editora, São Paulo, 2006.

 

b. PORTUGUÊS

1) Leitura, interpretação e análise de textos

Leitura, interpretação e análise dos significados presentes em um texto e o respectivo relacionamento com o universo em que o texto foi produzido.

2) Fonética, ortografia e pontuação

Correta escrita das palavras da língua portuguesa, acentuação gráfica, partição silábica e pontuação.

3) Morfologia

Estrutura e formação das palavras e classes de palavras.

4) Morfossintaxe

Frase, oração e período, termos da oração, orações do período (desenvolvidas e
reduzidas), funções sintáticas do pronome relativo, sintaxe de regência (verbal e nominal),
sintaxe de concordância (verbal e nominal) e sintaxe de colocação.

5) Noções de versificação

Estrutura do verso, tipos de verso, rima, estrofação e poemas de forma fixa.

6) Teoria da linguagem e semântica

História da Língua Portuguesa; linguagem, língua, discurso e estilo; níveis de
linguagem, funções da linguagem; figuras de linguagem e significado das palavras.

7) Introdução à literatura

A arte literária, os gêneros literários e a evolução da arte literária, em Portugal e no
Brasil.

8) Literatura brasileira

Contexto histórico, características, principais autores e obras do Quinhentismo,
Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Impressionismo, Parnasianismo,
Simbolismo, Pré-modernismo e Mordenismo.

9) Redação

Gênero textual; textualidade e estilo (funções da linguagem; coesão e coerência
textual; tipos de discurso; intertextualidade; denotação e conotação; figuras de linguagem; mecanismos de coesão; a ambiguidade; a não-contradição; paralelismos sintáticos e semânticos; continuidade e progressão textual); texto e contexto; o texto narrativo: o enredo, o tempo e o espaço; a técnica da descrição; o narrador; o texto argumentativo; o tema; a impessoalidade; a carta argumentativa; a crônica argumentativa; a argumentação e a persuasão; o texto dissertativo-argumentativo; a consistência dos argumentos; a contraargumentação; o parágrafo; a informatividade e o senso comum; formas de desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; a introdução; e a conclusão.

10) Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo
Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por
Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e,
posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de
setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012.

11) Bibliografia sugerida – constitui apenas uma indicação para elaboração e correção
dos itens propostos nas provas do exame intelectual, não esgotando o conteúdo dos
assuntos relacionados.

a) Gramática
(1) ABL, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 5ª edição. Editora
Global, 2009.
(2) CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português
Contemporâneo. 7ª edição, 1ª reimpressão, revista. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016. (De
acordo com a nova ortografia).
(3) NOVA ORTOGRAFIA (ACORDO ORTOGRÁFICO) – 2009/2010.
(4) TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. 6ª edição, 3ª reimpressão. São
Paulo: Scipione, 2011.
b) Literatura brasileira
(1) CEREJA, William Roberto e MAGALHÂES, Thereza Cochar. Português:
Linguagens. Volume único. 4ª edição. São Paulo: Atual, 2013 – conforme a Nova Ortografia.
(2) INFANTE, Ulisses. Curso de Literatura de Língua Portuguesa. 1ª edição, 6ª
reimpressão (2007). São Paulo: Scipione, 2001.

c) Redação (interpretação e produção de textos)
(1) FERREIRA, Marina. Redação, Palavra e Arte. 3ª edição. São Paulo: Atual,
2010 – conforme a Nova Ortografia.
(2) SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redação.Vól.Único.4ª edição. São
Paulo: Moderna, 2013.

c. HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO BRASIL

1) História do Brasil

a) A expansão Ultramarina Européia dos séculos XV e XVI

b) O Sistema Colonial Português na América

Estrutura político-administrativa; estrutura socioeconômica; invasões
estrangeiras; expansão territorial; interiorização e formação das fronteiras; as reformas
pombalinas; rebeliões coloniais; e movimentos e tentativas emancipacionistas.

c) O Período Joanino e a Independência

(1) A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as
principais medidas de D. João VI no Brasil, a política joanina, os partidos políticos, as
revoltas, conspirações e revoluções e a emancipação e os conflitos sociais.
(2) O processo de independência do Brasil.

d) Brasil Imperial

Primeiro Reinado e Período Regencial: aspectos administrativos, militares,
culturais, econômicos, sociais e territoriais; Segundo Reinado: aspectos administrativos,
militares, econômicos, sociais e territoriais; e Crise da Monarquia e Proclamação da
República.

e) Brasil República

Aspectos administrativos, culturais, econômicos, sociais e territoriais, revoltas,
crises e conflitos e a participação brasileira na II Guerra Mundial.

2) Geografia do Brasil

a) O território nacional: a construção do Estado e da Nação, a obra de fronteiras,
fusos-horários e a federação brasileira.

b) O espaço brasileiro: relevo, climas, vegetação, hidrografia e solos.

c) Políticas territoriais: meio ambiente.

d) Modelo econômico brasileiro: o processo de industrialização, o espaço industrial,
a energia e o meio ambiente, os complexos agro-industriais e os eixos de circulação e os
custos de deslocamento.

e) A população brasileira: a sociedade nacional, a nova dinâmica demográfica, os
trabalhadores e o mercado de trabalho, a questão agrária, pobreza e exclusão social e o
espaço das cidades.

f) Políticas territoriais e regionais: a Amazônia, o Nordeste, o Mercosul e a América
do Sul.

3) Bibliografia sugerida – constitui apenas uma indicação para elaboração e correção
dos itens propostos nas provas do exame intelectual, não esgotando o conteúdo dos
assuntos relacionados.
a) COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral – Volume Único. 10ª edição.
São Paulo: Saraiva, 2012.
b) KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze. História do Brasil: no contexto
da história ocidental. Ensino Médio. 8ª edição, 6ª reimpressão revista, atualizada e ampliada.
São Paulo: Atual, 2003.
c) MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o ensino médio. 2ª edição, Volume Único
São Paulo: Atual, 2012.
d) TERRA, Lígia, GUIMARÃES, Raul Borges e ARAÚJO, Regina. Conexões:
Estudos de Geografia do Brasil. 1ª edição. Moderna, 2009.
e) SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil:
Espaço Geográfico e Globalizado. Vol. 1, 2 e 3. 2ª edição. São Paulo: Scipione, 2012.
f) TERRA, Lígia, GUIMARÃES, Raul Borges e ARAÚJO, Regina. Conexões:
estudos de geografia do Brasil. 1ª edição. Moderna, 2010.

d. INGLÊS

1) Competências e Habilidades

a) Compreender a utilização de mecanismos de coesão e coerência na produção
escrita;
b) Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em
razão de aspectos sociais e/ou culturais;
c) Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e
contextos mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições
de produção.

2) Conteúdos linguístico-textuais:

a) Denotação e conotação.
b) Sinonímia e antonímia.
c) Correlação morfológica, sintática e/ou semântica.
d) Pronomes e suas referências.
e) Artigos (definidos e indefinidos).
f) Singular e Plural.
g) Verbos no tempo presente, para expressar hábitos e rotinas, em suas formas
afirmativa, interrogativa ou negativa.
h) Verbos no Presente Contínuo, para expressar atividades momentâneas e futuro,
em suas formas afirmativa, interrogativa ou negativa.
i) Comparativo e superlativo.
j) Adjetivos e advérbios e suas posições nas frases.
k) Quantificadores (many, much, few, little, a lotof).

3) Bibliografia sugerida:

a) Material Didático:
(1) MUNHOZ, Rosângela. Inglês Instrumental – Estratégias de Leitura (Módulo 1).
Edição Reformulada e Revisada. Editora Texto Novo. São Paulo, 2004.
(2) OXENDEN, Clive & LATHAM-KOENIG, C. American English File Starter
Student’s Book. Second Edition Oxford: Oxford University Press, 2013.
(3) OXENDEN, Clive & LATHAM-KOENIG, C. American English File 1 Student’s
Book. Second Edition Oxford: Oxford University Press, 2013.
(4) RICHARDS, Jack C. InterchangeIntro Student’s Book. Fifth Edition. Cambridge:
Cambridge University Press, 2017.
(5) STEMPLESKI, Susan. Stretch Starter Student’s Book. Oxford: Oxford University
Press, 2014.
(6) STEMPLESKI, Susan. Stretch 1Student’s Book. Oxford: Oxford University Press,
2014.
b) Dicionário:
(1) KERNERMAN, Lionel. Password – English Dictionary For Speakers of
Portuguese – Nova Ortografia – 2ª Edição. Martins Editora: São Paulo, 2010.

(2) Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de Inglês (PortuguêsInglês/Inglês-Português) – Nova Ortografia. Edição atualizada.
c) Gramática:
(1) AMOS, Eduardo e PRESCHER, Elisabeth. Express Grammar of English – Selfstudy edition with answers. Richmond/Moderna: São Paulo, 2008.
(2) MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use – with answers. Second Edition.
Cambridge University Press: Cambridge, 1997.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *