Menu fechado

Texto e Textualidade: coesão, coerência e outros fatores de textualidade

APOSTILA PARA GUARDA MUNICIPAL PREF. BELO HORIZONTE 2019

APOSTILA PARA PREFEITURA RIO DE JANEIRO 2019

APOSTILAS PARA DETRAN-SP 2019

Texto e Textualidade: coesão, coerência e outros fatores de textualidade

 

Texto é um conjunto organizado de palavras onde podemos achar uma relação entre suas partes dando um significado a ele. Para que este texto faça sentido temos sete fatores:

1 – Coesão:

Coesão é a unidade formal do texto, que se dá por mecanismos gramaticais e lexicais. É a ligação harmônica entre duas partes, utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível. É importante para a construção da argumentação, sendo realizada com a conexão entre as partes de um texto, como os pronomes, advérbios, conjunções, etc.

coesão, ou conectividade sequencial, é a ligação, o nexo que se estabelece entre as partes de um texto, mesmo que não seja aparente.

Coesão referencial

Cria uma relação ente palavras e expressões dentro de um texto identificando os termos que se referem.

Coesão sequencial

Criar as condições para a progressão textual usando flexões de tempo de modo dos verbos e as conjunções. Ajuda a coesão sequencial nos textos. Com isto o autor garante a articulação entre as ideias dando também coerência ao texto.

Pode ser: Adição/inclusão – Além disso; também.

Oposição – Embora; mas; no entanto;

Afirmação/igualdade – Felizmente; infelizmente;

Exclusão – Somente; exceto;

Enumeração – Em primeiro lugar; a princípio…

Explicação – Como se nota; portanto; aliás…

Conclusão – Em suma; por fim; concluindo;

Continuação – Em seguida; por sua vez;

Saiba mais sobre COESÃO

 

aprenda praticando: Fatores de textualidade Questões de concursos

 

2 – Coerência:

Coerência é um elemento fundamental de textualidade, responsável pelo sentido do texto, depende não apenas da lógica interna do texto, como também da compatibilidade entre a rede conceitual (mundo textual) e o conhecimento de mundo de quem processa o discurso; É a harmonia de sentido entre os enunciados que constituem o texto.

coerência ou conectividade conceitual é a relação que se estabelece entre as partes de um texto, criando uma unidade de sentido.

Coerência Narrativa

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA SALVADOR 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CELESC 2019

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

PORTUGUÊS PARA CONCURSOS 2019

Tem uma lógica entre ações e personagens. Cada ação obedece a um tempo que permite conhecer a ordem dos acontecimentos sem contradições.

Coerência Argumentativa

São dados argumentos ao texto como exemplos, opiniões e dados para validar a conclusão.

Também é preciso obedecer a uma sequência lógica de acontecimentos para sustentar a argumentação e possibilitar a compreensão da conclusão.

Saiba mais sobre COERÊNCIA

 

3 – Intencionalidade:

Empenho do autor em construir um texto coerente, coeso, e que atinja o objetivo que ele tem em mente. A intencionalidade é a principal ideia a ser passada pelo autor, a principal ideia que o autor quer transmitir, mais para que isso ocorra, ele tem que ter todo o conhecimento específico sobre o assunto a ser tratado.

 

4 – Informatividade: 

Todo texto tem um nível de informatividade, mas isso depende de quem lê. A informatividade está relacionada ao grau de previsibilidade do texto. Quanto mais previsível, menos informativo. Um leitor que conhece o assunto terá um nível baixo de informatividade, mas para aquela pessoa que não tem nenhum conhecimento do assunto terá um nível alto de informatividade. Tanto a falta quanto o excesso de previsibilidade, são prejudiciais à aceitação do texto por parte do leitor. Um bom índice de informatividade atende à suficiência de dados.

 

5 – Intertextualidade:

Intertextualidade refere-se às diversas maneiras pelas quais a produção e a recepção de um texto dependem do conhecimento do outros textos anteriormente produzidos. Nesse sentido pode-se falar em : alusão, epígrafe, paródia, paráfrase, citação, metalinguagem e polifonia;

Saiba mais sobre INTERTEXTUALIDADE

 

6 – Aceitabilidade:

Na aceitabilidade, o leitor necessita um conhecimento prévio para avaliar o texto corretamente, dessa forma, ficando ao seu critério aceitar ou não a intenção real do autor. Pois consequentemente, é através de sua interpretação e interação que se pode dar o sentido a leitura, reconhecendo o que há de implícito ou explícito que contenham no texto. A aceitabilidade é uma contraparte da intencionalidade, pois ele nos deixa claro que para que se haja a aceitação é necessário que o autor, o texto e o leitor, estejam em constante interação.

 

7 – Situacionalidade:

Diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto. Reúne fatores que tornam o texto adequado a uma situação atual ou passada. É o conhecimento da situação comunicativa (prova de vestibular) e às suas regras (domínio da norma culta).

Fontes: Linguagem interação, pedagogia unibr e significados

 

aprenda praticando: Fatores de textualidade Questões de concursos

 

Caso queira aprofundar mais sobre o assunto veja este PDF: Os fatores da textualidade na produção escrita: Um olhar sobre os livros didáticos do ensino médio. Achei muito interessante.

 

APOSTILA PARA IFTO 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CÂMARA PETROLINA 2019

APOSTILA PARA SARGENTO DO EXÉRCITO ESA 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA PM-PR

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREF. SOROCABA 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *