Menu fechado

Domínio dos mecanismos de coesão textual – Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual; emprego/ correlação de tempos e modos verbais

APOSTILA PARA TJ-SC

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

Apostila Concurso Câmara de Aracaju 2020 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Domínio dos mecanismos de coesão textual: Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual

Mecanismos de coesão textual

Dentro de um texto são usadas palavras que se relacionam para dar sentido a ele. Esta relação entre as palavras que é feita através de preposições, conjunções, pronomes, advérbios e locuções verbais é chamado de coesão textual.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

A coesão textual trata a articulação entre as partes do texto. É a articulação entre as palavras, períodos e parágrafos.

Falar em coesão é falar em endófora e exófora.

 

Endófora: Expressão que faz referência a algo que está dentro do texto.

Ex.: Eu vi o João hoje. Ele estava sentado lá na praça.

Ele é uma expressão endófora porque está se referindo a outra parte do texto.

 

Exófora: Expressão que faz referência a algo que está fora do texto, ou seja, não está no mesmo texto.

Ex.: Você vai se arrepender de ter feito aquilo. Aquilo é uma expressão exófora, por que está se referindo a algo que está fora do texto.

 

Existem vários elementos (coesão) que ajudam para ter uma coesão textual.

 

Tipos de coesão

 

Coesão referencial (referenciação/referência)

 

É quando um termo é substituído, referindo-se a um outro elemento do texto

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

Muitas vezes no decorrer de um texto repetimos várias vezes uma palavra, deixando o texto sem coesão.

Os elementos de referenciação tem como objetivo evitar esta repetição de termos que já foram ditos no texto.

A referenciação ocorre quando acontece o fenômeno endófora, que é dividida por meio de dois movimentos, anáfora (retrospectivo) e catáfora (progressivo)

Anáfora: expressão que retoma uma ideia anteriormente expressa (retrospectivo). É quando um termo que já foi dito é recuperado.

Ex.: João não quis jogar ontem. Criticá-lo agora, só piora a situação. O “lo” retoma “João”

A indústria automobilística não cresceu em 2019. Mas apesar disso, eles estão otimista para 2020.

“Eles” retoma “indústria automobilística”.

Catáfora: expressão que faz referência a um termo que será citado posteriormente no texto, ou sejam antecipa uma expressão posterior do texto.

Exs.: Só desejamos isto: aumento salarial! “Isto” só é recuperado depois de verificar a expressão “aumento salarial” que aparece posteriormente no texto.

 

Coesão por substituição

 

Baseia-se na substituição de um nome (pessoa, objeto e etc…), verbo ou partes do texto por palavras ou expressão que tenha sentido aproximado, evitando a repetição. A substituição também é feita por anáfora.

Ex.: O Papa Francisco visitou o Brasil em 2013. Sua santidade acenou aos fiéis na praia de Copacabana.

“Papa Francisco” foi substituído por “Sua santidade”

Outro exemplo é substituir Rio de Janeiro por capital carioca.

Na substituição também pode ser usadas palavras que retomam outras já faladas, mas dando uma nova definição a ela sem que exista uma relação total com esta palavra.

Ex.: Minha mãe pediu uma pizza de calabresa e eu pedi uma de salaminho.

 

Coesão por Conjunção

Continua na parte 2


Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

32 Comentários

    • Eder s. carlos

      Oi Milena obrigado pelo comentário. Manda o link do edital que poderei fazer postagens para você
      Abraços
      Eder

  1. Ingrid S.Santos

    Primeiramente, ótimo site! Obrigada! E pra constatar, quero prestar concurso para o Ibama…. Aceito dicas, desde já agradeço…

  2. Jessica de Paula

    Muito bom, adirei.
    Vou fazer o concurso público de bombeiro militar, se poder me ajudar, agradeço muito!

    • Eder s. carlos

      Oi Manu estou atualizando este concurso nesta postagem:http://centraldefavoritos.com.br/2017/07/17/concurso-publico-tj-pe-2017-conteudo-programatico/ cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações. Sobre dicas sugiro pesquisar sobre a banca organizadora IBFC para entender um pouco sobre como ela pensa.Faça provas anteriores deste concurso e alguma de outros concursos que foi organizado pela IBFC.
      Sobre ser péssima em português,o que posso lhe dizer o seguinte: Considero a prova de português a mais fácil de todas por que a maioria das questões normalmente são interpretações de texto. Então vai meu conselho: Leia muito, ou seja, leia livros( ficção e não ficção, jornais, revistas e etc…A leitura vai melhorar muito a sua interpretação de texto que é o que derruba mais os concurseiros, não só na prova de português. É tipo Karatê Kid…….não assistiu? kkkkk sou meio velho. O que quero dizer que a leitura te trará o conhecimento em português de uma maneira bem legal e quando você menos esperar tá fera nela.
      Abraços e espero ter ajudado
      Eder

  3. Ana Patrícia de Oliveira amorim

    Boa noite, poderia me ajudar vou fazer concurso para professor anos iniciais,quero muita ajuda com português e matematica. Obrigada ??

    • eder carlos

      Oi Marla dei uma olhada no último edital que aconteceu em 2014 e verifiquei que tenho muitas matérias aqui no site. Mais para frente vou fazer um preparatório para organizar melhor as matérias e começar atualizar novas. Fique ligada no site que não devo demorar a fazer.
      Abraços

  4. Adriano Rafael

    Bom dia, meu nobre!

    Desde já, muito obrigado pela ajuda. Não é a primeira vez que busco conteúdos e acabo “caindo aqui” rs. Parabéns pela iniciativa…
    Bom, se puderes, posta conteúdos relacionados ao concurso da Compesa – Companhia Pernambucana de Saneamento.

    • eder carlos

      Oi Adriano obrigado pelo comentário e a dica. Dei uma olhada no edital e aqui tem muitas matérias que foi pedida neste concurso. Vou ver se consigo postar mais conteúdos para ele.
      Abraços

  5. rafael

    Oi vou fazer o concurso do Conselho Federal de Biologia nível fundamental, você pode me ajudar fico muito agradecido. Obrigado

    • eder carlos

      Oi Rafael tenho muitas postagens no site que tenho certeza que vai te ajudar. Olha na aba superior em matérias. Eu organizei os conteúdos em ordem alfabética e exatamente como são pedidas nos editais para facilitar a localização delas. Qualquer dúvida faz outro comentário
      Abraços e espero ter ajudado

    • eder carlos

      Oi Renata, dei uma olhada no edital e aqui no site tem muitas matérias que esta sendo pedido neste concurso. Na barra lateral eu coloquei as matérias em ordem alfabética e igual como são pedidas nos editais. Faço assim para facilitar a localização delas no site.
      Dá uma olhada. No momento estou atualizando vários concurso, mas se der tentarei atualizar ele também.
      Abraços e espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *