Menu fechado

Noções de sistemas operacionais

APOSTILAS PARA SES-SC 2019

APOSTILA PARA FUNDAC- PB 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Noções de sistemas operacionais:

Podemos dizer que o sistema operacional é o software mais importante do computador.

O sistema operacional é responsável por gerenciar os recursos do computador, bem como servir de suporte para a execução de programas de aplicação e é o responsável por controlar dispositivos de entrada e saída.

Ele ajuda a troca de informações entre você e o computador deixando esta interação mais amigável para o usuário. Ele ajuda no gerenciamento da máquina, como as memórias, e os dispositivos ligados nele como impressoras, monitor, teclado e etc..

As funções principais do sistema operacional são manter o computador funcionando e seus periféricos (gerenciamento de hardware), manter os compiladores, editores e programas em locais distintos e executar as tarefas básicas e gerenciar os programas e memórias e servir de interface entre o usuário e o computador.

Os sistemas operacionais mais conhecidos são o Windows, Linux e Mac OS.

Não devemos esquecer os sistemas operacionais para dispositivos móveis (tablets e smartphones) como o iOS da Apple e o Android do Google. 

O sistema operacional possui um kernel (componente central do sistema), que é responsável pelas funções de baixo nível, como gerenciamento de memória, de processos, dos subsistemas de arquivos e suporte aos dispositivos e periféricos conectados ao computador. O Kernel entra em contato direto com a CPU e demais componentes de hardware.

Além do Kernel, existem os softwares utilitários e aplicativos.

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

10 ERROS COMUNS QUE OS CONCURSEIROS DEVEM EVITAR

Software utilitário: Programas que auxiliam o sistema operacional. Ex.: Compactadores, antivírus e desfragmentadores.

Software aplicativos: Programas que auxiliam o usuário. Ex.: planilhas, editores de texto, navegadores.

Os sistemas mais conhecidos são o Windows da Microsoft e o Linux que é um sistema operacional de código aberto, ou seja, pode ser escrito e distribuído por qualquer usuário na internet.

Os dois sistemas são multitarefa e multiusuário.

Drivers: É o conjunto de rotinas que permite ao sistema operacional acessar determinados periféricos e componentes, funcionando como uma espécie de tradutor para o sistema operacional.

Os computadores atuais permitem a instalação de mais de um sistema operacional, sendo possível ao usuário escolher, toda vez que iniciar o computador, entre o Windows e outro sistema operacional que esteja instalado.

Conheça mais sobre Sistema Operacional vendo estes artigos:

Noções  de  sistema  operacional  (ambiente  Windows  7)

Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows)

Noções  de  sistema  operacional  (ambiente  Windows,  versões  7,  8  e  10).

Se gostou do artigo faça um comentário e se inscreva no site para receber todas as atualizações

Dica: Para você que não está encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *