Menu fechado

Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus) Parte 2

APOSTILA PM-PR - SOLDADO E BOMBEIRO

APOSTILA PC-DF AGENTE DE POLÍCIA

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

CHAT

Um chat, que em português significa conversação ou mais informalmente bate-papo (termo apenas utilizado no Brasil), é um estrangeirismo que designa aplicações de conversação em tempo real. Esta definição inclui programas de IRC, conversação em páginas web ou mensageiros instantâneos. É bastante utilizado no nosso idioma para fazer referência a uma ferramenta (ou fórum) que permite comunicar (por escrito) em tempo real através da Internet.

Por norma, a noção de chat é usada para fazer alusão à troca de mensagens escritas de forma instantânea. Ou seja, na prática, quando um utilizador escreve a mensagem e envia-la, o destinatário recebe-a no momento.

 

CLIENTES DE E-MAIL

Correio Eletrônico (do inglês e-mail)

Tecnologia que permite compor, enviar e receber mensagens de texto através de uma rede de computadores.

Este método utiliza, em geral, uma aplicação (programa de correio eletrônico) que permite a manipulação destas mensagens e um protocolo (formato de comunicação) de rede que permite o envio e recebimento de mensagens. Estas mensagens são armazenadas no que chamamos de caixa postal, as quais podem ser manipuladas por diversas operações como ler, apagar, escrever, anexar, arquivos e extração de cópias das mensagens.

Os principais clientes de email do mercado são:

Outlook: cliente de emails nativo do sistema operacional Microsoft Windows. A versão Express é uma versão mais simplificada e que, em geral, vem por padrão no sistema operacional Windows. Já a versão Microsoft Outlook é uma versão que vem no pacote Microsoft Office possui mais recursos, incluindo, além de funções de e-mail, recursos de calendário.

Mozilla Thunderbird: é um cliente de emails e notícias open-source e gratuito criado pela Mozilla Foundation (mesma criadora do Mozilla Firefox).

A vantagem dos clientes de e-mail em relação aos Webmails ( Gmail, Yahoo mail) é que enquanto o s webmail precisam de Internet para ler os e-mail, os clientes de e-mail depois de já terem baixado os e-mail podem ler desconectado da Internet.

 

REPRODUTORES DE VÍDEO

Os principais aplicativos para EXECUÇÃO de conteúdo multimídia são:

Windows Media Player – é um programa reprodutor de mídia digital, ou seja, áudio e vídeo em computadores pessoais. Produzido pela Microsoft, está disponível gratuitamente para o Microsoft Windows, além de outras plataformas, como Mac OS.

Windows Media Center – é um aplicativo feito pela Microsoft projetado para servir como um centro de entretenimento doméstico, incluído no Windows XP Media Center Edition, nas versões Home Premium e Ultimate do Windows Vista, Home Premium, Professional e Ultimate do Windows 7.

RealPlayer – é um tocador de mídia de código fechado desenvolvido pela RealNetworks destinado à execução de vídeos, músicas e programas de rádio via Internet. Ele reproduz uma série de formatos multimídia, incluindo MP3, MPEG-4, QuickTime, Windows Media e várias versões de codecs.

QuickTime (conhecido também como QT) é uma estrutura de suporte (framework) multimídia, marca registrada, desenvolvida pela Apple, Inc., capaz de executar formatos de vídeo digital, mídia clips, som, texto, animação, música e vários tipos de imagens panorâmicas interativas.

Principais extensões de arquivos

APOSTILA PM-PR - SOLDADO E BOMBEIRO

APOSTILA PC-DF AGENTE DE POLÍCIA

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Vídeo – WMV (Windows Media Vídeo), MP4 (MPEG layer 4), AVI, MPEG, MOV (QuickTime).

 

Conceitos importantes

Codec – são dispositivos de software ou hardware capazes de codificar e/ou decodificar dados e sinais digitais. A sigla nada mais é do que a junção das palavras em inglês coder e decoder (codificador e decodificador). Estes dispositivos são usados em programas que gravam e reproduzem vídeos, sons e imagens. Imagine uma carta escrita em português. Para alguém entender esta carta em qualquer outro lugar do mundo, é necessário que a pessoa entenda português.

Quem não sabe ler neste idioma, precisará encontrar uma pessoa que traduza o que está escrito. É assim que os codecs funcionam, eles são os responsáveis pela tradução do conteúdo.

Streaming – é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas. Um grande exemplo de streaming, é o site Youtube, que utiliza essa tecnologia para transmitir vídeos em tempo real.

 

VISUALIZADORES DE IMAGEM

Os Visualizadores de imagem são softwares que podem  manipular as imagens com recursos bem interessantes.

O Windows tem um visualizador padrão e no Windows 10 foi substituído pelo aplicativo fotos

Temos vários softwares interessantes como o IrfanView e o Picasa.

IrfanView: É um visualizador de imagem muito leve e com uma interface gráfica simples porém otimizada e fácil de utilizar, mesmo para quem não tem familiaridade com este tipo de programa. Ele também dispõe de alguns recursos simples de editor. Com ele é possível fazer operações como copiar e deletar imagens até o efeito de remoção de olhos vermelhos em fotos. O programa oferece alternativas para aplicar efeitos como texturas e alteração de cores em sua imagem por meio de apenas um clique

Picasa: As ferramentas de edição possuem os métodos mais avançados para automatizar o processo de correção de imagens. No caso de olhos vermelhos, por exemplo, o programa consegue identificar e corrigir todos os olhos vermelhos da foto automaticamente sem precisar selecionar um por um. Além disso, é possível cortar, endireitar, adicionar textos, inserir efeitos, e muito mais.

 

ANTIVÍRUS

Denomina-se antivírus a um software utilizado para eliminar programas elaborados com intenção destrutiva. Assim, os antivírus surgiram como uma solução à proliferação de um software malicioso quando o uso de computadores pessoais começou a massificar e com isso surgiu um novo mercado.

O método mais comum que um antivírus utiliza para detectar a presença de um vírus informático é comparar arquivos contra um banco de dados com registros de vírus. Também é possível detectar atividade maliciosa para identificar vírus desconhecidos ou imitar arquivos e registrar as atividades realizadas pelos programas.

Uma vez que a segurança de um computador que provém os antivírus descansa principalmente no uso de uma comparação contra um banco de dados, é compreensível que exijam atualizações contínuas, a fim de ampliar este registro de vírus à medida que se descubram novos elementos maliciosos.

Principais antivirus: Norton, Avg, McFee, Avira e Kaspersky

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *