Emprego de tempos, modos e aspectos verbais
No vídeo abaixo fiz uma atualização deste conteúdo em 2024:
Emprego de tempos verbais:
Seria o tempo verbal, ou seja, se o verbo indica algo que já realizou, está realizando ou se ainda realizará.
Temos três tempos verbais:
Passado ou pretérito, presente e futuro.
Pretérito ou passado: Aconteceu antes do instante que se fala.
Ex.: Ontem fui à academia mais cedo.
Presente: Acontece no instante da fala
Ex.: Eu treino nesta academia
Futuro: Acontecerá depois do instante da fala.
Ex.: Irei à academia daqui umas duas horas
O pretérito pode ser:
Pretérito perfeito: O fato passado foi concluído totalmente
Ex.: Ele estudou toda a matéria hoje de manhã.
Pretérito imperfeito: O fato passado não foi concluído totalmente.
Ex.: Ele conversava muito durante a aula.
Pretérito mais-que-perfeito: O fato passado é anterior a outro fato também passado e terminado.
Ex.: Quando eu cheguei na festa, ele já tinha saído
O futuro pode ser:
Futuro do presente: O fato acontece após o momento da fala, mas já terminado antes de outro fato futuro.
Ex.: Quando sua mãe chegar, eu contarei tudo para ela.
Futuro do pretérito: Um fato futuro que pode ocorrer depois de um fato passado.
Ex.: Se eu tivesse os livros, estudaria nas férias.
Emprego de modos verbais:
Indicativo – mostra uma certeza. A pessoa que fala é precisa sobre o fato.
Ex.: Eu gosto de feijoada.
Subjuntivo – Mostra incerteza. A pessoa fala mostra dúvida sobre o fato
Ex.: Talvez eu viaje no final de semana.
Imperativo – mostra uma atitude de ordem ou solicitação
Ex.: Não jogue bola agora.
Formas nominais do verbo:
O verbo pode ter funções de nomes (nominais), como substantivo, adjetivo e advérbio.
Infinitivo impessoal (não flexiona o verbo): dá significado ao verbo de modo indefinido e vago. Ele deve ser usado em locuções verbais, sem sujeito definido, com sentido imperativo e etc..
Ex.: É preciso amar
Infinitivo pessoal (flexiona o verbo): Ele deve ser usado com sujeito definido, quando desejar determinar o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e quando uma ação for correspondente.
1ª pessoa do singular: sem desinências
2ª pessoa do singular: Radical + ES
3ª pessoa do singular: sem desinências
1ª pessoa do plural: Radical + MOS
2ª pessoa do plural: Radical + DES
3ª pessoa do plural: Radical + EM
Gerúndio: pode servir como adjetivo ou advérbio. A ação está acontecendo no momento que se fala.
Ex.: eu estou falando com você
Na escola havia meninos vendendo picolés (função de adjetivo)
Quando estava saindo de casa, vi um carro branco. (função de advérbio).
Particípio: Resultado de uma ação que terminou, podendo flexionar em gênero número e grau. È usado na formação dos tempos compostos.
O João tem dormido cedo nas últimas semanas.
Aspectos verbais.
O aspecto verbal depende se o processo verbal é visto como terminado ou não, se está no inicio, no durante ou fim (duração).
Para se analisar um resultado a ação verbal tem que ter terminado, mas se não terminou se faz a análise da sua duração ou repetição.
Resumindo se o aspecto verbal pode ter um sentido incoativo (começo da ação), sentido cursivo (no desenvolvimento da ação) e sentido conclusivo (término da ação).
Tipos de aspectos verbais:
Aspecto perfectivo: Ação concluída
Ex.: Os alunos fizeram os deveres na sexta-feira
Aspecto imperfectivo: Ação incompleta
Ex.: Os alunos faziam os deverem somente quando tinham tempo de sobra.
Aspecto pontual: Ação momentânea, acontecendo somente em um determinado momento. Ausência de duração.
Ex.: João caiu no chão
Aspecto durativo: Ação contínua, repetitiva ou duradoura.
Ex.: O encanador está arrumando o banheiro desde as sete da manhã.
Aspecto inceptivo ou incoativo: A atenção está voltada para o início da ação.
Ex.: Começou a chover agora.
Aspecto permansivo ou cursivo: A atenção esta voltada para o desenvolvimento da ação
Ex.: Já está chovendo há horas.
Aspecto terminativo ou conclusivo: A atenção está voltada para o final da ação.
Ex.: Terminou o jogo.
Aspecto contínuo: Ação frequente, de forma continuada.
Ex.: Minha filha está aprendendo inglês.
Aspecto descontínuo: Recomeço de uma ação interrompida
Ex.: Minha filha está novamente aprendendo inglês
Veja também sobre domínio dos mecanismos de coesão textual:
Domínio dos mecanismos de coesão textual – Emprego/correlação de tempos e modos verbais.
Domínio dos mecanismos de coerência textual