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Reconhecimento das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, preposições, locuções etc

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Exemplo 2

Câncer

As novas frentes de ataque

A ciência chega finalmente à fase de atacar o mal pela raiz sem efeito colateral.

A luta contra o câncer teve grandes vitórias nas últimas décadas do século 20, mas deve-se admitir que houve também muitas esperanças de cura não concretizadas. Após sucessivas promessas de terapias revolucionárias, o século 21 começou coma notícia de uma droga comprovadamente capaz de bloquear pela raiz a gênese de células tumorais. Ela foi anunciada em maio deste ano, na cidade de San Francisco, no EUA, em uma reunião com a presença de cerca de 26 mil médicos e pesquisadores. A genética, que já vinha sendo usada contra o câncer em diagnósticos e avaliações de risco, conseguiu, pela primeira vez, realizar o sonho das drogas “inteligentes”: impedir a formação de tumores. Com essas drogas, será possível combater a doença sem debilitar o organismo, como ocorre na radioterapia e na quimioterapia convencional. O próximo passo é assegurar que as células cancerosas não se tornem resistentes à medicação. São, portanto, várias frentes de ataque. Além das mais de 400 drogas em testes, aposta-se no que já vinha dando certo, como a prevenção e o diagnóstico precoce. (Revista Galileu.Julho de 2001, p. 41.)

Habilidade- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

O conectivo “portanto”, (ℓ. 9), estabelece com as ideias que o antecedem uma relação de

(A) adversidade.

(B) conclusão.

(C) causa.

(D) comparação.

Resposta: B

 

Exemplo 3

Pepita a piaba

Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha.

Mas Pepita não gostava de ser assim.

Ela queria ser grande… bem grandona…

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Tomou pílulas de vitamina… Fez ginástica de peixe… Mas nada…

Continuava miudinha.

– O que é isso? Uma rede?

Uma rede no rio! Os pescadores!

Ai, ai, ai… Foi um corre-corre… Foi um nada-nada…

Mas… muitos peixes ficaram presos na rede.

E Pepita?

Pepita escapuliu… Ela nadou, nadou pra bem longe dali!

CONTIJO, Solange A. Fonseca. Pepita a piaba. Coleção Miguilim.

São Paulo: Nacional, 2004.

No trecho “Lá no fundo do rio, vivia Pepita” (? . 1), a expressão sublinhada dá ideia de

(A) causa.

(B) explicação.

(C) lugar.

(D) tempo.

Resposta: C

Este assunto faz parte da matriz de português: Coerência e coesão no processamento do texto.

Eu sugiro que você estude a matéria de coesão do texto que também é pedida da seguinte forma: Reconhecimento das relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade

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