Menu fechado

Tipos de estrutura organizacional – Linear, funcional e linha-staff parte 4

APOSTILA CRM-MS 2020

APOSTILAS PARA PREFEITURA RUY BARBOSA - BA 2020

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 ERROS COMUNS QUE OS CONCURSEIROS DEVEM EVITAR

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Existem vários tipos de estruturas organizacionais, mas as mais importantes são as estruturas organizacionais linear, funcional e a linha-staff, que já abordei nos artigos anteriores.

Caso não tenha visto:

Parte 1 Estrutura Organizacional Linear

Parte 2 Estrutura Organizacional Funcional

Parte 3 Estrutura Organizacional Linha-staff

Eu abordei mais detalhadamente as estruturas organizacionais linear, funcional e a linha-staff por que caem mais nos concursos. As deste artigo abordarei de forma resumida.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Estrutura Com Base Em Projetos (Por projeto)

Este tipo de estrutura é usada para o desenvolvimento de algum projeto com um grupo de atividades com tempo de duração pré-definido. Esta estrutura pode ser utilizada por exigência de especificações de clientes ou por alguma necessidade específica da empresa.

Deve ser definido o organograma do projeto, o objetivo do projeto, definir a responsabilidade e autoridade de todos do grupo e deslocar pessoas da empresa ou mesmo contratar pessoas com tempo determinado até que o projeto termine (prazo de duração deve ser definido).

A unidade de direção é voltada somente para o projeto e a comunicação normalmente é informal.

Quando um funcionário é deslocado da estrutura permanente da empresa, para um projeto, que é temporário, pode ocorrer a demissão deste funcionário ao término do projeto, com isso, acarreta muitas vezes insegurança do colaborador em participar de projetos.

A estrutura Por Projetos é a estrutura utilizada por construtoras que possuem projetos temporários e profissionais que atuam por projeto, e não continuamente na mesma função.

 

Características:

Ser unidimensional, pois é voltado a um único projeto e tem apenas um chefe.

Manutenção dos recursos necessários sob o controle de um único indivíduo.

Temporalidade (tempo determinado e exclusividade (um único produto ou serviço)

Sua finalidade é terminar o projeto, independente do custo, que pode ser baixo ou alto.

Não se aplica a empresa como um todo, prazo de conclusão de acordo a atividade.

Os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente, com plena autoridade sobre o projeto.

Uma vantagem é uma forma efetiva para conseguir resultados em problemas complexos.

Estrutura Matricial

 

É uma estrutura mista: Pois mistura dois ou mais tipos de estruturas para se adequar à realidade da empresa e/ou do mercado. Ela combina a estrutura funcional com outra estrutura que seja melhor para o desenvolvimento de um produto, projeto ou processo.

Ela é Multidimensional.

APOSTILA CRM-MS 2020

APOSTILAS PARA PREFEITURA RUY BARBOSA - BA 2020

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 ERROS COMUNS QUE OS CONCURSEIROS DEVEM EVITAR

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Este tipo surgiu com o advento da tecnologia espacial

Ela visa a otimizar o aproveitamento de diversos especialistas distribuídos em departamentos funcionais de uma organização em torno de uma finalidade comum, de um projeto, em que os membros da equipe são coordenados por um gerente de projeto, enquanto os vínculos com o departamento funcional de origem permanecem.

O objetivo da estrutura matricial é suprir as necessidades da empresa em especialização e coordenação. Não há a unidade de comando porque o departamento terá duas chefias como o gerente de projetos e o de sua área de atuação (gerente funcional).

A estrutura matricial é adequada para uma situação em que a organização desenvolve suas atividades através de projetos, compostos por equipes multidisciplinares, as quais são cedidas pelas unidades departamentais da organização.

A estrutura matricial é muito utilizada na administração de projetos devido às vantagens que possui.

Uma das vantagens da estrutura matricial quando aplicada a projetos, é que ela proporciona às empresas condições de flexibilidade e funcionalidades adequadas para atender às mudanças ambientais.

A definição abaixo caiu em um concurso

No contexto das estruturas organizacionais modernas e contemporâneas, a que proporciona à empresa condições de flexibilidade e de funcionalidade adequadas para atender às mudanças organizacionais e à sua própria dinâmica, possibilitando a adoção de uma sistemática adaptável de utilização de recursos e de processos de trabalho, para a consecução dos objetivos preestabelecidos, denomina-se estrutura matricial.

A estrutura Matricial, embora baseado no modelo divisional, apresenta, como um de seus traços distintivos, ser baseado no conceito de projeto, que constitui um centro de resultado, ou, sob outro prisma, uma unidade (órgão) da estrutura, com duração limitada ao tempo do projeto.

Estrutura Tipo Comissão Ou Colegiado

 

Constitui-se por pluralidade de membros, dividindo as responsabilidades, competindo a esse grupo o poder decisório maior. É preservado a unidade de direção, no sentido de fazer prevalecer a vontade da maioria.

Estrutura Divisional

Ocorre quando a empresa separa sua estrutura em várias divisões, colocando as pessoas conforme os produtos, clientes ou mercados. Estas divisões são independentes com seus próprios setores como de pessoal e marketing facilitando o gerenciamento. Estas divisões são subordinadas a diretoria da empresa, mas elas têm mais autonomia para criar estratégias para atingir seus objetivos.

É caracterizada pela criação de unidades denominadas centros de resultados, que operam com relativa autonomia, inclusive apurando lucros ou prejuízos para cada uma delas.

É uma DESVANTAGEM da estrutura divisional em uma organização levar à má coordenação entre as linhas de produtos.

Estrutura Com Base Em Função

É uma estrutura que agrupa, num órgão específico, as atividades análogas e interdependentes e constitui uma unidade setorial da instituição.

 

Nesta estrutura os departamentos são bem separados, mas que tem as mesmas normas e procedimentos. Ela será mais produtiva em ambientes estáveis, pouca diversificação de produtos, serviços ou mercados e trabalhos repetitivos.

Tem uma função principal, na qual são especializados

Ela é menos flexível

Centralização de recursos similares a cada função

O exemplo abaixo caiu em um concurso:

João é Executivo Chefe do Departamento de Engenharia da Empresa Alfa, que possui uma estratégia voltada para produtos de alta qualidade e se consolidou em um ambiente estável de atuação. Nessa empresa, atividades análogas são agrupadas em um órgão específico. Todas as atividades diretamente associadas à produção se concentram no departamento que João chefia. Esse departamento é independente e lida com todos os produtos da empresa, está centrado em suas atividades e dispende toda a sua energia no alcance de objetivos imediatos. Os funcionários chefiados por João são especialistas extremamente capacitados para as tarefas que desenvolvem. Pode-se concluir que a estrutura organizacional da empresa Alfa é com base em função.

Parte 1 Estrutura Organizacional Linear

Parte 2 Estrutura Organizacional Funcional

Parte 3 Estrutura Organizacional Linha-staff

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *