Organizações como sistemas abertos
Complementação de conteúdo, mapa mental e questões de concursos
ATENÇÃO: Este artigo é apenas uma complementação do artigo/ vídeo Aspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos. Caso não tenha visto este artigo/ vídeo, sugiro que assista, pois para acertar todas as questões é necessário estudá-lo. VEJA ELE LOGO ABAIXO!!
Link da playlist Preparatório IBGE 2021 com mais de 50 vídeo já colocados: https://www.youtube.com/playlist?list=PL-semAO9myyvNbhmHHg7v2mNPUvB52k2h
As organizações como sistemas abertos interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio, ou seja, ela recebe insumos (inputs), realiza o processamento e apresenta saídas (outputs).
Apresenta relações de intercâmbio com ambiente através de entradas e saídas e, para sobreviver, deve reajustar-se às condições do meio. (definição caiu em concurso)
As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. A partir da teoria dos sistemas, Danel Katz e Robert L. Kahn (1987) criaram um modelo organizacional aplicando-a à teoria das organizações.
Segundo os criadores, as organizações sociais caracterizam-se como sistemas abertos, uma vez que a organização realiza transações com o meio ao qual está inserida, sendo assim, converte o “input de energias” em outro input. As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade.
KATZ, Daniel e KHAN, Robert L. Psicologia social das organizações. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 2: Organização e o conceito de sistema, p. 30-45 (esta definição caiu em concurso)
Feedback/ retroalimentação/ retroinformação: Resposta do ambiente externo que ajudará a avaliar a situação para a tomada de decisões. É um mecanismo segundo o qual uma parte da energia de saída de um sistema volta à entrada. É o retorno sobre o que foi produzido, de modo que o sistema possa se corrigir ou modificar.
MAPA MENTAL
QUESTÕES DE CONCURSOS
QUESTÃO 1 (IBGE-2019 – ACM e ACS – IBADE)
As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. A partir da teoria dos sistemas, Danel Katz e Robert L. Kahn (1987) criaram um modelo organizacional aplicando-a à teoria das organizações.
Segundo os criadores, as organizações sociais caracterizam-se como sistemas abertos, uma vez que a organização realiza transações com o meio ao qual está inserida, sendo assim, converte o “input de energias” em outro input. As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade.
KATZ, Daniel e KHAN, Robert L. Psicologia social das organizações. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 2: Organização e o conceito de sistema, p. 30-45
Considerando as ações que caracterizam os sistemas abertos definidos por Daniel Katz e Robert L. Kahn, marque a única opção definida corretamente.
(A) Transformação: está relacionado aos inputs de informação e possibilitam alertar à estrutura sobre o ambiente e sobre o funcionamento do próprio sistema.
(B) Entropia negativa: diz que um sistema pode atingir um estado final igual com origem em condições inicias distintas e por meio de diversas formas e meios de desenvolvimento.
(C) Princípio da equifinalidade: os sistemas abertos necessitam da aquisição de entropia negativa para sobreviver; inputs são maiores que outputs no processo de transformação.
(D) Homeostase: pode ser chamado também de estado firma e é um equilíbrio caracterizado mais pela dinamicidade do que pela estaticidade; os sistemas abertos não estão em repouso; os inputs de energia para deter a entropia agem para manter um equilíbrio no intercâmbio de energia, para que os sistemas sobrevivam.
(E) Feedback: processamento dos insumos em produtos finais.
QUESTÃO 2 (IBGE-2020 – ACM-ACS – IBADE)
Sobre as organizações como sistema abertos podemos definir que:
(A) apresenta a interação da organização com o ambiente externo.
(B) a organização não é um sistema social com partes independentes.
(C) não pode ser alcançada partindo de diferentes condições iniciais e por diferentes maneiras.
(D) as constantes mudanças são previsíveis quanto mais complexas as organizações.
(E) são afetadas por mudanças em suas variáveis internas.
QUESTÃO 3
Ano: 2013 Banca: CESGRANRIO Órgão: IBGE
Segundo a teoria dos sistemas, a organização é vista como um sistema aberto porque
A interage com o ambiente interno, enfatizando a eficiência e a sinergia em que o todo é maior que a soma das partes.
B requer produtos e feedback que são recebidos do ambiente externo e transforma produtos em insumos.
C apresenta relações de intercâmbio com ambiente através de entradas e saídas e, para sobreviver, deve reajustar-se às condições do meio.
D busca a equifinalidade de caminhos que conduzem ao mesmo resultado, aplicando ideias e métodos para, assim, desenvolver uma alternativa estratégica.
E apresenta natureza hermética em relação a qualquer influência ambiental e um comportamento totalmente determinístico e programado.
QUESTÃO 4
Ano: 2014 Banca: CESGRANRIO Órgão: IBGE
A organização como um sistema aberto precisa conciliar dois processos opostos, ambos imprescindíveis para a sua sobrevivência: a homeostasia e a adaptabilidade.
Para garantir a sua homeostasia, a organização precisa
A favorecer a mudança na organização do sistema.
B garantir a rotina e a manutenção do sistema.
C conduzir o sistema a um processo de ruptura.
D alterar o equilíbrio e o status quo interno do sistema.
E reverter a tendência do sistema em permanecer estático.
QUESTÃO 5
Ano: 2006 Banca: CESGRANRIO Órgão: IBGE
Rosa, recém-chegada a uma empresa de produtos agrícolas, descobriu que sua organização se comporta como um sistema aberto e que o elemento responsável por controlar a atuação desse sistema quanto ao cumprimento dos objetivos planejados é a(o):
A entrada.
B saída.
C retroinformação.
D processamento.
E ambiente.
QUESTÃO 6
Ano: 2010 Banca: CESGRANRIO Órgão: ELETROBRAS
Desde o nascimento (ou, até mesmo, antes dele) e ao longo de nossa vida, somos dependentes das organizações.
As organizações são sistemas abertos, simultaneamente sociais e técnicos.
As empresas são sistemas abertos porque
A são sistemas determinísticos em que a relação entre causa e efeito é controlada e conhecida.
B são sistemas mecânicos dependentes de processos produtivos que utilizam máquinas e equipamentos.
C são sistemas autônomos que não estabelecem relações de interdependência com o meio em que atuam.
D são consideradas similares aos sistemas orgânicos e atuam, basicamente, segundo uma relação determinística.
E interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio.
QUESTÃO 7
Ano: 2006 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-SP
Em um sistema fechado, o estado inicial é determinado pelas condições iniciais. Se as condições iniciais ou o processo forem alterados, o estado final também o será. Isto não é o que acontece nos sistemas abertos. Nos sistemas abertos, o mesmo estado final pode ser alcançado partindo de diferentes condições iniciais e por diferentes maneiras. Esta característica denomina-se
A entropia negativa.
B equifinalidade.
C homeostase.
D uniformidade de práticas.
E ciclo de eventos.
QUESTÃO 8
Ano: 2016 Banca: IESES Órgão: BAHIAGÁS
Em seu livro Introdução à Teoria Geral da Administração, Idalberto Chiavenato, 2003, p. 480 afirma que “a organização é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. Influi sobre o meio ambiente e recebe influência dele”. Desta forma, as organizações possuem características de Sistemas Abertos. Das alternativas abaixo, apenas uma NÃO representa uma característica de Sistemas Abertos de acordo com Chiavenato.
A Comportamento probabilístico e não-determinístico.
B Homeostase.
C Benchmarking.
D Interdependência das partes.
E Resiliência
QUESTÃO 9
Ano: 2014 Banca: FUNCAB Órgão: MDA
Para que uma estrutura organizacional possa ser mantida indefinidamente, é necessário que os sistemas abertos:
A detenham a negentropia e se reabasteçam de energia, em um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia ou homeostasia negativa.
B detenham o processo homeostásico e liberem energia para um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia.
C detenham o processo entrópico e se reabasteçam de energia, em um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia.
D desenvolvam o processo entrópico e se reabasteçam de energia, em um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia.
E desenvolvam o processo de homeostase e liberem energia para um processo preventivo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de retroação positiva ou negentropia.
QUESTÃO 10
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: SEAD-AP
O conceito de Eficácia Organizacional está relacionado a enxergar as organizações como sistemas abertos, em que sobrevivem as organizações que forem capazes de manter a
A negentropia.
B entropia.
C simbiose.
D resiliência.
E permeabilidade.
RESPOSTAS
RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A
RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA E
RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA A