Mobile banking
Mobile banking são serviços bancários oferecidos através de um aplicativo do banco baixado e instalado em dispositivos móveis como celulares ou tablets por exemplo.
Nele você pode fazer transferências de valor, consultar saldos e extratos, pagar conta dentre outros serviços
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
É um serviço online disponível 24 horas.
Pesquisas como a da Febraban de Tecnologia Bancária 2019 revelou que, entre 2017 e 2018, as transações realizadas por meio de canais digitais cresceram 16%, totalizando 60% das transações bancárias.
Outras pesquisas informam que vem crescendo o uso do mobile banking mostrando que este serviço já é mais utilizado que o internet banking.
O mobile banking (aplicativo no celular) é diferente do internet banking, pois no mobile banking você acessa suas informações bancárias através de um aplicativo instalado em seu celular e no internet banking você acessa através de uma página do banco na internet.
Vantagens do Mobile banking
Com o mobile banking você não tem mais necessidade de ir na agência bancária física e ter o chamado atendimento presencial com a tradicional fila, pois a maioria dos serviços que utilizamos podemos fazer através da internet como ver saldo, fazer pagamentos ou transferências, agilizando os serviços e economizando tempo e dinheiro tanto para você como para o banco.
Outra vantagem do mobile banking é o controle financeiro, pois ficou muito mais fácil e rápido a verificação de dados da movimentação financeira.
Segurança do Mobile Banking
Ao levar a conta bancária para os dispositivos móveis, essa conta acaba sendo exposta a todos os perigos associados à segurança de dados. Portanto, os usuários desse serviço precisam tomar cuidado redobrado.
Antes eles roubavam celulares só para revender, mas agora eles roubam e desbloqueiam seu celular fazendo transferências instantâneas, por isso, devemos tomar muito cuidado no uso do celular em público.
Devemos também evitar usar o mobile banking em redes públicas ou computadores compartilhados e usar antivírus, manter os aplicativos das instituições bancárias atualizados e não salvar seu login no dispositivo.
Desafios para o setor bancários
Como o mobile banking é uma ferramenta em grande expansão os bancos passam a ter alguns desafios como:
Aumentar as vendas de produtos e serviços através mobile banking
Tornar o serviço cada vez mais fácil de usar
Aumentar cada vez mais a segurança do serviço (ameaças constantes)