Segmentação de mercado
ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
A dimensão do mercado impede que uma empresa o atenda por inteiro, com uma grande gama de produtos diferenciados. Para as empresas, segmentá-lo significa oferecer produtos e serviços específicos para satisfazê-lo.
A segmentação de mercado nada mais é do que o estudo mais aprofundado de um mercado com o propósito de dividi-lo em pequenos grupos (nichos) com necessidades e desejos em comum com o objetivo de oferecer produtos para este público-alvo.
A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogêneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos.(Esta definição caiu em concurso).
A lógica do processo de segmentação é agrupar os consumidores em subconjuntos de pessoas que respondam de modo semelhante a determinadas ofertas ou a um programa de marketing específico. (Esta definição caiu em concurso).
A segmentação é uma estratégia importante para que as marcas se consolidem no mercado, ajudando a identificar nichos rentáveis de mercado.
É dividir um grande grupo heterogêneo (necessidades diferentes) em pequenos grupos homogêneos (necessidades iguais). Estes pequenos grupos são os segmentos de mercado.
Esta segmentação é necessária para que a empresa foque seus esforços de marketing de maneira mais eficaz, tanto na hora de escolher um produto a ser produzido ou na maneira de comunicação com este público-alvo, como publicidade, visualização do produto e pontos de vendas e consequentemente gerar mais conversões.
A segmentação de mercado também reduz o risco de uma campanha de marketing ser malsucedida ou ineficaz, pois foca em um público específico.
Esta estratégia de segmentação de mercado deve ser feita, tanto antes de criar a empresa, ou seja, entender o mercado que quer atuar, quanto durante a vida da empresa, para se manter competitivo no mercado que quer atuar.
Características do público-alvo para segmentação:
Gênero, faixa etária, Renda, Localização, Escolaridade e ocupação e Hábitos de consumo.
Formas de segmentação de mercado:
Existem várias maneiras de se segmentar um mercado, mas as mais comuns são;
Segmentação geográfica
Divisão de grupos por local geográfico, como cidade, país, regiões, estado, interior, capital, áreas urbanas ou rurais e etc…
Fatores como costumes e valores, se é urbano ou rural e até o clima varia conforme a localização e poderá influenciar as decisões de marketing.
Mesmo uma empresa de franquia, que tem formas de trabalhar padronizadas, muitas vezes agregam produtos conforme o local em que atuam.
Segmentação Demográfica
Divisão de grupos por características da população como idade, gênero, religião, escolaridade, renda e etc…
Segmentação psicográfica
Divisão de grupos levando em conta o lado emocional (comportamento) e cultural, ou seja, por valores, hábitos, classe social, estilo de vida, personalidade, extrovertido, conservador, atitudes e etc…
Na segmentação psicográfica muitos produtos e serviços são adquiridos levando em consideração o apelo emocional e cultural, principalmente considerando os valores, as atitudes e o estilo de vida do cliente.(Esta definição caiu em concurso).
Segmentação comportamental
Maneira como o cliente se relaciona com a empresa, como frequência ou o momento que costuma consumir o produto da empresa. A empresa ao saber quando o produto é mais consumido pode elaborar um plano para promover este produto neste momento.
Esta segmentação também identifica o motivo que o leva a consumir determinado produto, se é por necessidade diária ou de vez em quando ou mesmo sobre sua lealdade à marca.
Na segmentação comportamental, o mercado é dividido com base nas preferências, escolhas e exigências. Estes segmentos, normalmente, são fracionados com base no conhecimento e uso do produto.(Esta definição caiu em concurso).
Ela observa também a motivação dela para comprar e suas atitudes.
Benefícios da segmentação:
Especialização do produto mais ao gosto do cliente
Melhor comunicação
Recursos direcionados ao público certo e consequentemente menor gasto com campanhas publicitárias.
Estreitamento de relacionamento e consequentemente aumento da identificação do cliente com a marca.
Possibilidade de descobrir um nicho rentável e inexplorado pela concorrência.
Processo de segmentação:
1. Escolher os critérios
2. Descrição de cada segmentos
3. Escolha do segmento (s) que atuará
4. Definição da política de marketing
Características da segmentação:
Homogeneidade: Características comuns bem definidas
Mensurabilidade: Dados estatísticos
Acessibilidade: Marketing bem definidos
Substancialidade: Tamanho mínimo para que sua exploração seja lucrativa
Identificação do segmento-alvo:
Dimensão e crescimento do segmento: tamanho do mercado compatível com o potencial da empresa.
Grau de atratividade do segmento: Análise para ver se vale a pena ou não atuar neste segmento. Esta análise por ser feita para saber se a concorrência é grande ou pequena, se o cliente tem mais poder de barganha ou não ou se os fornecedores são confiáveis.
Objetivos e recursos da empresa: Se está de acordo com os objetivos da empresa e se ela tem recursos suficientes para competir neste segmento.
Metodologias de marketing:
Marketing de massas: Não leva em consideração as diferenças do consumidor. A política de vendas, marketing e preços é a mesma para todos, independente de regiões ou tipos de consumidores.
Marketing one-to-one: Marketing individualizado.
Marketing segmentado: Marketing por segmento, ou seja, cada segmento tem uma política.
Marketing concentrado ou Marketing de Nichos: Concentrado em um único segmento, ou seja, se especializa em apenas um segmento.
QUESTÕES DE CONCURSOS
QUESTÃO 1
Ano: 2018 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco da Amazônia
A segmentação é uma estratégia importante para que as marcas se consolidem no mercado.
Entre os diversos fins de sua aplicabilidade pelas empresas, está a
A alocação dos produtos em áreas de maior concorrência.
B análise dos fatores que atuam no macroambiente.
C avaliação das forças e fraquezas da companhia.
D identificação de nichos rentáveis de mercado.
E paridade com as marcas concorrentes.
QUESTÃO 2
Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEED-PR
A respeito do marketing e do turismo, assinale a opção correta.
A O turismo é uma atividade em que a demanda é homogênea.
B O marketing turístico deve diversificar as ofertas para que o público conheça novos lugares.
C Para a definição do público-alvo, deve-se recorrer a bases de segmentação demográfica, geográfica e psicográfica.
D No Brasil, a segmentação mercadológica busca mercado potencial para diversos produtos e serviços turísticos em dois meses específicos: janeiro e julho.
E Posicionamento de marca é a forma como o serviço turístico deseja ser percebido pelo seu público.
QUESTÃO 3
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Caixa
A necessidade de segmentar a base de clientes dos bancos é vital para a orientação das vendas dos produtos e para a prestação de serviços. A segmentação de mercado é feita por meio de tecnologia, canais e cultura de venda que são fundamentais para o sucesso de qualquer instituição e, particularmente, para as instituições financeiras bancárias. A segmentação da base de clientes tem o propósito de racionalizar ainda mais o uso dos recursos das agências bancárias e dos canais eletrônicos. Acerca da segmentação de mercado, julgue os itens subseqüentes.
A estratégia de segmentação baseia-se no relacionamento e no atendimento ideal para cada segmento de clientes, com objetivo de atender plenamente às suas necessidades.
Certo
Errado
QUESTÃO 4
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: EBSERH
Conhecer o perfil dos consumidores trará vantagens competitivas para as empresas e as permitirá sair na frente em relação à concorrência. A segmentação mostrará para a empresa quais produtos oferecer para os clientes mais suscetíveis a comprá-los. Analise as afirmativas abaixo sobre as variáveis de segmentação, Segundo Kotler e Keller (2006).
I. Geográfica.
II. Demográfica.
III. Psicográfica.
IV. Comportamental.
V. Substancial.
VI. Mercadológica.
Estão corretas as afirmativas:
A I, II, V e VI apenas
B I, II, III e IV apenas
C II, III e IV apenas
D I e II apenas
E IV, V e VI apenas
QUESTÃO 5
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: EBSERH
A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Sobre as variáveis de segmentação, assinale a alternativa correta.
A Substancial, mercadológica, comportamental, mercado consumidor
B Geográfica, comportamental; psicográfica, demográfica
C Geográfica, comportamental, psicográfica
D Geográfica, mercadológica, demográfica, comportamental
E Estudo do concorrente, mercadológica, comportamental
QUESTÃO 6
Ano: 2020 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Catas Altas – MG
De acordo com Petrocchi (2002), os polos de turismo atendem uma grande diversidade de clientes, e a tendência no turismo em todo o mundo é a crescente preocupação com os segmentos de mercado.
A respeito das estratégias de marketing de segmentação, é correto afirmar:
A Na segmentação, considera-se que as expectativas dos turistas são iguais e adotar uma só estratégia de marketing para todo o mercado é uma premissa básica que vai ao encontro ao marketing de massa.
B A lógica do processo de segmentação é agrupar os consumidores em subconjuntos de pessoas que respondam de modo semelhante a determinadas ofertas ou a um programa de marketing específico.
C A relevância da segmentação tende a diminuir ainda mais quando se leva em consideração a questão da escassez de recursos comparativamente ao número de alternativas de investimentos de marketing disponível.
D A segmentação contribui para potencializar as sazonalidades no mercado de turismo, uma vez que a segmentação ocupa uma posição intermediária entre o marketing de massa e o marketing individual.
QUESTÃO 7
Ano: 2020 Banca: IDECAN Órgão: IF-RR
A dimensão do mercado impede que uma empresa o atenda por inteiro, com uma grande gama de produtos diferenciados. Para as empresas, segmentá-lo significa oferecer produtos e serviços específicos para satisfazê-lo. Nesse contexto, muitos produtos e serviços são adquiridos levando em consideração o apelo emocional e cultural, principalmente considerando os valores, as atitudes e o estilo de vida do cliente. Assinale a alternativa que represente o tipo de segmentação que utiliza como base essas informações.
A demográfica
B firmográfica
C psicográfica
D geográfica
E comportamental
QUESTÃO 8
Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPC-PA
As principais categorias de segmentação de mercado incluem a segmentação
A por idade, sexo, renda e localização espacial.
B quantitativa e a qualitativa.
C demográfica, a comportamental, a geográfica e a psicográfica.
D social, a política e a comportamental.
E por gênero, raça e cor
QUESTÃO 9
Ano: 2019 Banca: IF Baiano Órgão: IF Baiano
A segmentação de marketing consiste no processo de dividir o mercado em grupos de potenciais clientes que compartilham algumas características, como necessidades ou desejos semelhantes. O desafio dos profissionais da área consiste em mensurar informações precisas para detectar a viabilidade de mercado em relação a esses grupos, questionando: “vale a pena investir nesse grupo de consumidores para atender suas expectativas?”
Sobre o tema, assinale a alternativa correta em relação às características da segmentação.
A Segmentação geográfica – o mercado é dividido com base em algumas variáveis, como idade, gênero, estado civil, tamanho da família, renda, religião, raça, ocupação e nacionalidade.
B Segmentação comportamental – o mercado é dividido com base nas preferências, escolhas e exigências. Estes segmentos, normalmente, são fracionados com base no conhecimento e uso do produto.
C Segmentação demográfica – o mercado é fracionado com base na região. Este tipo de segmentação é fundamental, pois as pessoas que pertencem a lugares distintos podem ter preferências opostas.
D Segmentação psicográfica – o mercado é fracionado com base em personalidade, estilo de vida e atitude. Este segmento propicia que a tomada de decisão de compra seja influenciada pelo critério da faixa etária e estado civil.
E Segmentação cultural – o mercado é dividido com base nas preferências culturais da culinária da região. Hábitos, como o consumo de comidas típicas, influenciam o consumidor que possua preferências e hábitos exclusivos.
RESPOSTAS DAS QUESTÕES
RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 3 CERTO
RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA B