Menu fechado

Pesquisa de mercado

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

Apostila INSS preparatória 2021 COMECE A SE PREPARAR AGORA!!

APOSTILA PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE - PB

Pesquisa de mercado

 

Resolvi fazer esta postagem/ vídeo para complementar e corrigir um erro do vídeo sobre análise de mercado. Nele eu disse que pesquisa primária e secundária eram tipos de pesquisa de mercado, mas na verdade são formas de coletas de dados. Então aproveito este vídeo para complementar o conteúdo, pois ficou faltando falar sobre os tipos de pesquisas exploratória, descritiva e causal.

Então vamos lá!!

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Na pesquisa de mercado a coleta de dados é feita fora da empresa, ou seja, diretamente com o cliente (consumidor).

Ela coleta informações sobre a percepção do cliente sobre o serviço oferecido pela empresa e as necessidades deste cliente/ consumidor.

Quando a empresa quer lançar um produto ou mesmo fazer modificações em um já existente a pesquisa de mercado é bem eficiente para detectar os pontos positivos e negativos e adequar melhor o produto com as necessidades do público-alvo.

A pesquisa de mercado também pode avaliar seus concorrentes, fornecendo informações que poderão ajudar em decisões estratégicas futuras.

 

Formas de coletas de dados:

 

Pesquisa primária: Os dados de pesquisa primários vão responder a questões que sejam do interesse específico da marca, analisando o comportamento do consumidor, suas necessidades e percepções, ou seja, sua opinião sobre os produtos e serviços da empresa. Esta pesquisa é feita através de entrevistas por telefone ou presencial, mala direta ou e-mail.

Pesquisa secundária/ documental: Os dados de pesquisa secundários podem ajudar a mapear o cenário, identificando o público-alvo e gerando informações de pesquisa relacionados a tendências e padrões de comportamento, ou seja, padrão de consumo local, hábitos de consumo e etc… Esta pesquisa tem diversas fontes, como a internet e instituições de pesquisas como IBGE e Datafolha por exemplo.

 

Metodologias quantitativa e qualitativa.

 

Método quantitativo: Por utilizar grande quantidade de dados (dados numéricos), é necessário utilizar métodos matemáticos para organizar as informações. A pesquisa primária normalmente usa este método.

Método qualitativo: É mais utilizado pela pesquisa secundária, ela faz uma análise de compreensão das informações usando dados narrativos para entender as preferências do consumidor.

 

A pesquisa de mercado, tem diversos objetivos e por causa disso, podem usar métodos diferentes.

 

Tipos de pesquisa de mercado:

 

Pesquisas exploratória, descritiva e causal

 

Pesquisa exploratória

Ela procura descobrir ideias e insights, em vez de coletar dados estatisticamente precisos. Ela é muito utilizada no início de seu plano de pesquisa.

Seu principal objetivo é entender o que se está pesquisando com a maior precisão possível e achar uma causa do problema, utilizando normalmente o método secundário, estudos de caso e observando as pessoas. Seu processo é não estruturado e seus dados são qualitativos. Pesquisa não conclusiva. Utiliza os métodos primários e secundários.

 

Pesquisa descritiva

Seu objetivo é descobrir as caraterísticas de uma população ou fenômeno procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los e normalmente utiliza o método primário.

Ela tem um caráter qualitativo na análise, mas fundamentada em dados quantitativos.

Ela aprofunda o que foi trabalhado na pesquisa exploratória. Processo estruturado. Pesquisa conclusiva. Utiliza o método secundário.

 

Pesquisa causal

Com os dados descobertos nas pesquisas exploratórias e descritivas, ela tem como objetivo determinar as causas e efeitos. Seu objetivo é determinar se os dados coletados nas pesquisas anteriores são válidos. Processo estruturado e dados quantitativos. Utiliza métodos experimentais. Pesquisa conclusiva.

Está gostando do canal? Então ajude ele a se manter e crescer, faça uma doação:

Pix: edersc@yahoo.com.br  e PicPay: @eder.sabino.carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *