Menu fechado

Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio

APOSTILA CAIXA 2021 - TÉCNICO BANCÁRIO (EXCLUSIVAMENTE PARA PESSOAS DEFICIENTES)

APOSTILA PM-CE 2021

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio

 

ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

 

Sistemas de Suporte à Decisão (DSS)

(em inglês, Decision Support Systems)

É um sistema que analisa um grande número de variáveis combinando dados retirados de diversas fontes, com modelos analíticos para que seja possível a tomada de decisões por líderes de empresas.

A análise de sensibilidade, estudo do impacto que as mudanças em uma ou mais partes de um modelo têm em outras partes ou no resultado, é extremamente valiosa no SSD. (caiu em concurso)

Um sistema de suporte à decisão não somente obtém informações internas, mas também absorve novas informações externas por meio de análise. (caiu em concurso)

Os Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) são aplicativos interativos que dão suporte à tomada de decisão pelos gestores organizacionais. Essas decisões podem variar entre decisões estruturadas e decisões não estruturadas.

Decisões estruturadas possuem os dados necessários para chegar a uma decisão e um método bem definido de solução. São usadas para resolver problemas recorrentes, ou seja, que acontecem com frequência.

Decisões não estruturadas já tratam de problemas não recorrentes, ou seja, acontecem com pouca frequência. Por acontecerem poucas vezes, a decisão parte do bom senso do tomador de decisão.

O sistema de suporte à decisão é uma classe dos sistemas de informação que combina modelos e dados para solucionar problemas semiestruturados. (caiu em concurso)

O DSS é um subconjunto de inteligência de negócios (em inglês, Business Intelligence (BI)), onde o líder consegue tomar decisões na área gerencial e planejamento da empresa com maior acerto, pois o Sistema de Suporte à Decisão já criou vários relatórios mais simples baseado em um grande volume de informações (dados).

O DSS analisa as vantagens e desvantagens de problemas específicos.

O Sistemas de Suporte à Decisão apoia, auxilia, guia, mas não substitui a intervenção humana.

As aplicações do SSD são encontradas em todas as áreas de conhecimentos.

Um sistema de suporte à decisão não somente obtém informações internas, mas também absorve novas informações externas por meio de análise.

 

Inteligência de negócios (business intelligence)

 

Os objetivos característicos do BI (business intelligence) incluem possibilitar acessos interativos a dados, a sua manipulação e a realização de análises apropriadas pelos gestores e analistas, com base na transformação desses dados em informações, decisões e ações. (caiu em concurso)

Business Intelligence (BI) (inteligência de negócios): É uma ferramenta que coleta dados espalhados pela empresa e organiza criando indicadores para tomada de decisões.

É uma ferramenta que coleta, faz análise e compartilha dados estratégicos (relatórios e gráficos) para um melhor funcionamento da organização.

Normalmente a inteligência de negócios está estruturada em um data warehouse, que é onde se centraliza uma quantidade enorme de dados de várias fontes e pode estar relacionado a um Sistema de Processamento de Transações (SPT) ou Sistema de Informação Transacional (SIT). Este sistema mostra as atividades rotineiras da empresa.

A inteligência de negócios (BI) analisa os dados para descobrir o que aconteceu e o por que aconteceu. Com estas informações você pode ou não alterar o rumo dos negócios.

 

Suas principais vantagens são:

 

Aumento da agilidade e assertividade (segurança) na tomada de decisões

Aumento da eficiência e produtividade da empresa

Melhor uso dos recursos.

Análise em tempo real

Qualifica suas vendas (melhoria do atendimento)

Aumento das vendas

Reduz custos

Diminuição da frequência de problemas

Melhor conhecimento da empresa

Com soluções de BI, você consegue prever tendências de mercado e com isso, fazer mudanças estratégicas para aumentar seus lucros e aumentar sua presença no mercado.

 

Inteligência de negócios possui quatro habilidades:

 

Memória organizacional: As informações são armazenadas no sistema de BI

Informação integrada: Centralização das informações

Criação de conhecimento (insight): capacidade de ter ideias para ajudar nas tomadas de decisão

Apresentação dos dados: Capacidade de gerar relatórios adequados para os usuários do sistema.

 

Abaixo coloquei várias definições que já caíram em concursos públicos:

Em um BI, existem grandes desafios para descrição e visualização dos dados e um de seus desafios é a definição de resumos apropriados e a exibição desses resumos de forma que a complexidade do processo de negócios seja compreensível para o usuário.(caiu em concurso)

O processo de Business Intelligence (BI) reúne ferramentas e técnicas modernas para realizar investigações que permitam a identificação e a determinação dos motivos da ocorrência de eventos de interesse, gerando assim conhecimento novo e útil. (caiu em concurso)

As técnicas do BI objetivam definir regras para a formatação adequada dos dados, com vista a sua transformação em depósitos estruturados de informações, sem considerar a sua origem.(caiu em concurso)

No jargão empresarial moderno, business intelligence é o processo de recolhimento e tratamento de informações que apoiarão a gestão de um negócio. (caiu em concurso)

Inteligência empresarial, ou business inteligence, é um termo utilizado para descrever as habilidades das corporações para coletar dados e explorar informações, analisá-las e desenvolver entendimentos para tomada de melhores decisões.(Caiu em concurso)

Business intelligence pode ser definido como um processo inteligente de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de dados que, depois de processados, geram informações para o suporte e para a tomada de decisões no ambiente de negócios.(Caiu em concurso)

Uma solução de business intelligence, usualmente, provê as seguintes capacidades: memória da organização, integração da informação, criação de insights e apresentação dos dados. (caiu em concurso)

A implementação de BI em uma organização envolve a captura não apenas dos dados corporativos, mas também do conhecimento sobre os dados.(caiu em concurso)

 

QUESTÕES DE CONCURSOS sobre Sistema de Suporte à decisão (DSS)

QUESTÃO 1

Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRECI – 14ª Região (MS)

Acerca do sistema de suporte à decisão (SSD), julgue o item.

O sistema de suporte à decisão é uma classe dos sistemas de informação que combina modelos e dados para solucionar problemas semiestruturados, sem qualquer participação do usuário, já que todos os seus processos são automáticos.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 2

Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRECI – 14ª Região (MS)

Acerca do sistema de suporte à decisão (SSD), julgue o item.

A principal desvantagem do SSD é que ele não é interativo.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 3

Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRECI – 14ª Região (MS)

Acerca do sistema de suporte à decisão (SSD), julgue o item.

As aplicações do SSD são encontradas apenas na área de comércio eletrônico.

Certo

Errado

APOSTILA CAIXA 2021 - TÉCNICO BANCÁRIO (EXCLUSIVAMENTE PARA PESSOAS DEFICIENTES)

APOSTILA PM-CE 2021

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

 

QUESTÃO 4

Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRECI – 14ª Região (MS)

Acerca do sistema de suporte à decisão (SSD), julgue o item.

Os bancos de dados não podem ser considerados como componentes de um SSD, uma vez que ele é a própria base de conhecimento para tal sistema.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 5

Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRECI – 14ª Região (MS)

Acerca do sistema de suporte à decisão (SSD), julgue o item.

A análise de sensibilidade, estudo do impacto que as mudanças em uma ou mais partes de um modelo têm em outras partes ou no resultado, é extremamente valiosa no SSD.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 6

Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CODEVASF

Acerca de inteligência de negócios (business intelligence), julgue o item a seguir.

Os sistemas de suporte à decisão (DSS, do inglês decision support system) são programados para substituir os tomadores de decisão das organizações e podem ser usados rotineiramente em tarefas de tomada de decisão comuns, devendo ser evitados para tarefas de decisões pontuais de alto nível relacionadas às estratégias de negócios.

Certo

Errado

 

Respostas das questões sobre Sistema de Suporte à decisão (DSS)

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 ERRADO

 

QUESTÕES DE CONCURSOS sobre Inteligência de negócios

 

QUESTÃO 1

Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: APEX Brasil

Os objetivos característicos do BI (business intelligence) incluem

A possibilitar acessos interativos a dados, a sua manipulação e a realização de análises apropriadas pelos gestores e analistas, com base na transformação desses dados em informações, decisões e ações.

B criar um conjunto de processos para gerenciar relacionamentos com clientes efetivos e potenciais e com parceiros de negócios, por meio de marketing, vendas e serviços, independentemente do canal de comunicação.

C gerenciar os produtos e os serviços direcionados aos consumidores, por meio de uma rede de organizações interligadas, com base no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos.

D estabelecer relação entre a eficácia na gestão e a estratégia de negócio, a partir de uma composição balanceada de medidas, de metas, de objetivos e de requisitos para essa finalidade.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CODEVASF

Acerca de inteligência de negócios (business intelligence), julgue o item a seguir.

A inteligência de negócios lida com as atividades operacionais cotidianas da organização, sendo as suas duas principais ferramentas de implementação o processamento de transações e a integridade transacional com atualização das bases de dados operacionais.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 3

Ano: 2020 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: MJSP

Em um BI, existem grandes desafios para descrição e visualização dos dados e um de seus desafios é a definição de resumos apropriados e a exibição desses resumos de forma que a complexidade do processo de negócios seja compreensível para o usuário.

 

Em um BI, existem grandes desafios para descrição e visualização dos dados. Assinale a alternativa que apresenta o principal desses desafios.

A A definição de uma estrutura de armazenamento de dados que possibilite a sua recuperação de forma rápida e dinâmica.

B A captura e o tratamento dos dados de forma que possam ser organizados em estruturas multivariadas para a apresentação das informações de forma clara e objetiva.

C A definição de resumos apropriados e a exibição desses resumos de forma que a complexidade do processo de negócios seja compreensível para o usuário.

D A clareza na implementação da camada de apresentação de modo que o usuário compreenda como a informação foi extraída e apresentada.

E A falta de ferramentas e processos de testes da carga de dados para aprimorar a apresentação das informações ao usuário

 

QUESTÃO 4

Ano: 2018 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: PRODEB

O BI é uma ferramenta que, como todas, deve estar baseada, antes de mais nada, em uma visão estratégica dos negócios para ter suas potencialidades bem aproveitadas e trazer resultados positivos para as organizações. Um sistema de BI permite a obtenção de diversas informações valiosas para o negócio, tal como:

A previsão do custo orçamentário de matéria prima com base nos produtos vendidos por data e tipo.

B condições adversas de tempo no fluxo de dados.

C previsão da mudança de cultura da empresa.

D tipo de integração dos dados da memória local.

E identificação sistemática dos clientes mais rentáveis.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: APEX Brasil

No jargão empresarial moderno, business intelligence é o (a)

A mesmo que data warehouse, já que ambos têm a finalidade de armazenar dados e criar relatórios gerenciais.

B inteligência artificial dos computadores modernos.

C inteligência da empresa que tem por base os sistemas modernos de informatização.

D processo de recolhimento e tratamento de informações que apoiarão a gestão de um negócio.

E conjunto de relatórios preparados pelos executivos de uma empresa.

 

Respostas das questões de concursos sobre Inteligência de negócios

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA E

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA D

APOSTILA CAIXA 2021 - TÉCNICO BANCÁRIO (EXCLUSIVAMENTE PARA PESSOAS DEFICIENTES)

APOSTILA PM-CE 2021

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *