Menu fechado

Políticas monetárias convencionais e não convencionais (Quantitative Easing)

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA CNU - 2024 BLOCO 8 INTERMEDIÁRIO. SAIA NA FRENTE!!

CAIXA- APOSTILAS COM PREÇOS IMPEDÍVEIS

COMBO CARREIRA BANCÁRIA COM 9 APOSTILAS POR APENAS R$ 28,90 CLIQUE AQUI !!

 

Políticas monetárias convencionais e não convencionais (Quantitative Easing)

 

ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

O objetivo principal da política monetária é manter a inflação sobre controle. No Brasil, as políticas monetárias são executadas pelo Banco Central do Brasil.

A política monetária é uma forma de controle econômico utilizada para regular a oferta de moedas em circulação no país e assim controlar a inflação no país.

A meta para a inflação é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

No desenho atual do sistema, o CMN define em junho a meta para a inflação de três anos-calendário à frente. Por exemplo, em junho de 2018, o CMN definiu a meta para 2021. Esse horizonte mais longo reduz incertezas e melhora a capacidade de planejamento das famílias, empresas e governo. O sistema prevê ainda um intervalo de tolerância, também definido pelo CMN. Nos últimos anos, o CMN tem definido um intervalo de 1,5 ponto percentual (p.p.) para cima e para baixo. Por exemplo, no caso de 2020, a meta é de 4,00% e o intervalo é de 2,50% a 5,50%. Se a inflação ao final do ano se situar fora do intervalo de tolerância, o presidente do BC tem de divulgar publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro da Fazenda, presidente do CMN, contendo descrição detalhada das causas do descumprimento, as providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos e o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito. (Fonte Banco Central)

Quando há uma estabilidade dos preços é preservado o valor do dinheiro e consequentemente o poder de compra da moeda.

Para alcançar esse objetivo, o BC utiliza a política monetária, política que se refere às ações do BC que visam afetar o custo do dinheiro (taxas de juros) e a quantidade de dinheiro (condições de liquidez) na economia. No caso do BC, o principal instrumento de política monetária é a taxa Selic (taxa de juros), decidida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM). Manter a taxa de inflação baixa, estável e previsível é a melhor contribuição que a política monetária do BC pode fazer para o crescimento econômico sustentável e a melhora nas condições de vida da população.(Fonte Banco Central)

Objetivo principal do Copom: Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda.

No Art. 4 § 3º da Circular Nº 3.593, de 16 de maio de 2012 que divulga novo Regulamento do Comitê de Política Monetária (Copom) diz:

Compete ao Copom avaliar o cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados, com base nos quais são tomadas as decisões de política monetária.

 

Políticas monetárias convencionais

 

Política monetária expansionista e contracionista

Expansionista: Aumenta a oferta de moedas. Isto é feito em períodos de crise para estimular o consumo. São medidas com objetivo de acelerar o crescimento da quantidade de dinheiro e aumentar a expansão da base monetária. O consumo das famílias aumenta, Investimento Privado aumenta e a Inflação pode aumentar.

Contracionista: Reduz a oferta de moedas. Para diminuir a inflação. São medidas com objetivo de desacelerar o crescimento da quantidade de dinheiro e diminuir a base monetária.

 

Existem vários instrumentos para aumentar ou diminuir a oferta de moeda em circulação, ou seja, sua liquidez. Abaixo coloquei alguns:

 

1 – Open Market

O open market (mercado aberto) serve para que o Banco Central possa controlar a compra e venda de títulos públicos e a taxa Selic (taxa básica de juros) se mantenha de acordo com a meta definida pelo Banco Central.

Quando o Banco Central decide reduzir a taxa de juros, ele deve aumentar a oferta de moeda através da compra de obrigações do Tesouro Nacional no mercado. Esta compra injetará moeda na economia forçando a queda dos juros. Quando a taxa de juros diminui, o crédito fica mais fácil, aumentando o poder de compra do brasileiro e com isso, pode ocorrer o aumento da inflação. Política monetária expansiva.

Quando o Banco Central decide aumentar a taxa de juros, ele deve diminuir a oferta de moeda através da venda de obrigações do tesouro nacional. Esta venda retirará moeda da economia, forçando o aumento da taxa de juros. Se a taxa de juros aumenta, aumenta a taxa de juros pelos bancos e consequentemente o acesso ao crédito fica mais difícil, diminuindo o poder de compra do brasileiro e com isso a inflação diminui. Política monetária contracionista.

Overnight: Operações que os bancos realizam diariamente no mercado aberto, visando a conseguir recursos para financiar suas posições em títulos públicos. Estes títulos são negociados com investidores, que devem recomprá-los no dia seguinte mediante uma taxa diária administrativa e de corretagem.

 

2 – Recolhimento compulsório

O recolhimento compulsório (depósito compulsório) retira moeda em circulação do país. Esse dinheiro é retirado direto dos bancos para que não chegue até a população, influenciando na inflação.

Este recolhimento compulsório é uma taxa que os bancos pagam ao Banco Central, que pode ser feito em moeda ou em títulos públicos federais. Essa taxa percentual é cobrada em transações relacionadas aos produtos bancários e é definida pelo próprio Banco Central, de acordo com seu interesse. Se ele elevar a taxa, ele diminui a quantidade de moeda circulando reduzindo a atividade econômica no país, pois os bancos terão menos dinheiro para dar crédito para a população.

Agora se ele diminuir a taxa, ocorre o oposto, pois vai aumentar a quantidade de moeda circulando e consequentemente aumenta a atividade econômica do país, pois os bancos terão mais dinheiro para dar crédito para a população.

 

3 – Taxa de Redesconto

A taxa de redesconto é uma taxa de juros cobrado pelo Banco Central nos empréstimos feitos aos bancos comerciais.

Quando o Banco Central quer diminuir a inflação, ele aumenta esta taxa e os bancos aumentam as taxas cobradas nos empréstimos ao cliente e com isso, fica mais difícil fazer o empréstimo e assim diminui a circulação de moedas.

Caso o Banco Central queira aumentar a circulação de moedas ele faz o contrário, abaixa a taxa de juros e consequentemente facilita a tomada de empréstimos pelos clientes.

Por ele influenciar diretamente nos bancos, o Banco Central é chamado de “banco dos bancos”.

 

Políticas monetárias não convencionais (Quantitative Easing)

 

Quantitative Easing (QE): em português, Flexibilização Quantitativa

Usado quando a economia está em recessão, crise ou baixo crescimento, inflação baixa, taxa de juros muito baixa praticamente no zero.

Compra de títulos do governo (títulos públicos) ou do mercado (títulos privados) para reduzir as taxas de juros e expandir a oferta de moeda na economia (aumentar a liquidez).Essa compra de títulos também é conhecida como criação eletrônica de dinheiro, pois o Banco Central não tem esse dinheiro como no Mercado aberto (open market).

Os agentes financeiros aumentarão os créditos e terá mais dinheiro para fazer investimentos e consequentemente estimular a economia. Como tem muito mais dinheiro no mercado, a moeda acaba perdendo valor e com isso aumenta a inflação que é o objetivo desta política.

O Banco Central por ampliar a sua base monetária através da Quantitative Easing é considerada uma política monetária não convencional expansionista.

Podemos dar como exemplo de uma política monetária não convencional a crise em que o mundo está passando devido ao Coronavírus. Acabou acontecendo uma crise global afetando todos os setores devido principalmente ao isolamento social que acabou aumentando o desemprego e fazendo com que a economia global começou a ficar ruim rapidamente. Então qual foi a política monetária não convencional que ocorreu no Brasil? Foi o auxílio emergencial que ajudou a população a ter um mínimo para se sustentar e com isso, fez girar a economia durante esta crise mundial.

Também em 2008 houve uma crise nos Estados Unidos e o FED – Federal Reserve, que seria o mesmo que o Banco Central, mas dos Estados Unidos, adotou várias medidas de quantitative easing para expandir a base monetária do mercado americano e combater os efeitos da depressão econômica.

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Banco do Brasil

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN tem como objetivos estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. A criação desse comitê buscou proporcionar maior

transparência e ritual adequado ao processo decisório da instituição.

No que se refere ao COPOM, julgue os próximos itens.

É objetivo do COPOM implementar as políticas econômica e tributária do governo federal.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 2

Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Banco do Brasil

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi instituído em 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do COPOM buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório do BACEN. Com base nessas informações e acerca do COPOM, julgue os próximos itens.

Compete ao COPOM avaliar o cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados, com base nos quais são tomadas as decisões de política monetária.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 3

Ano: 2021 Banca: IBFC Órgão: IBGE

Um dos instrumentos de Política Monetária, é venda e compra de Títulos Públicos. Assinale a alternativa correta com relação ao termo técnico deste instrumento de Política Monetária.

A Redesconto ou empréstimo de liquidez

B Depósito compulsório

C Mercado aberto – open Market

D Controle de crédito

E Seleção de crédito

 

QUESTÃO 4

Ano: 2021 Banca: IBFC Órgão: IBGE

Política Monetária Expansiva são medidas com objetivo de acelerar o crescimento da quantidade de dinheiro e aumentar a expansão da base monetária. Assinale a alternativa correta sobre os efeitos desta política.

A Diminui arrecadação do governo; diminui oferta; aumenta demanda

B Investimento Privado aumenta; Inflação diminui; diminui gastos públicos

C Reduz os preços dos bens na economia; aumenta oferta; diminui demanda

D Consumo das famílias aumenta; Investimento Privado aumenta; Inflação pode aumentar

E Aumento de gastos públicos; Consumo das famílias aumenta; diminuindo a oferta

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA CNU - 2024 BLOCO 8 INTERMEDIÁRIO. SAIA NA FRENTE!!

CAIXA- APOSTILAS COM PREÇOS IMPEDÍVEIS

COMBO CARREIRA BANCÁRIA COM 9 APOSTILAS POR APENAS R$ 28,90 CLIQUE AQUI !!

 

 

 

QUESTÃO 5

Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: Instituto Rio Branco

No início da pandemia do Sars-CoV-2 (novo Coronavírus), o Comitê de Política Monetária (COPOM), órgão do Banco Central, reduziu algumas vezes a taxa básica de juros da economia, a Selic. Essa taxa é um importante indicador para a economia como um todo e reflete a principal articulação da política monetária no Brasil. Acerca desse tema, no que se refere à moeda e à política monetária, julgue (C ou E) o item a seguir.

Caso o encaixe monetário dos bancos comerciais seja nulo, a expansão monetária dependerá apenas da preferência do público por papel-moeda.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 6

Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CODEVASF

Considerando a estrutura orçamentária e a evolução do défice e da dívida pública no Brasil, julgue o item a seguir.

O Banco Central do Brasil pode emitir títulos para a execução da política monetária.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 7

Ano: 2021 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco da Amazônia

Na reunião do dia 09/12/2020, o Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 2% a.a. Considere que, no período subsequente, a autoridade monetária observasse que as taxas de juros médias praticadas no mercado interbancário eram bem inferiores à meta da taxa Selic, definida na reunião retromencionada. Nesse contexto, para que as taxas de juros médias no mercado interbancário venham a convergir para a taxa Selic de 2% a.a., fixada pelo Copom, o Banco Central do Brasil deverá

A vender títulos públicos no overnight.

B comprar títulos públicos no overnight.

C comprar títulos de longo prazo do setor privado.

D emitir maior quantidade de papel moeda.

E aumentar a liquidez do sistema bancário

 

QUESTÃO 8

Ano: 2021 Banca: FUNDATEC Órgão: CRA-RS

É a taxa básica de juros da economia e o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Trata-se da taxa:

A CDI.

B SELIC.

C COPOM.

D DI.

E IPCA

 

QUESTÃO 9

Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: Instituto Rio Branco

No que concerne à política monetária, seu papel, seus instrumentos e agentes, julgue (C ou E) o item a seguir.

A elevação na taxa de juros de mercado leva ao aumento na demanda por moeda pela população, que preferirá pagar as próprias compras à vista e não fazer financiamentos.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 10

Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: Instituto Rio Branco

No que concerne à política monetária, seu papel, seus instrumentos e agentes, julgue (C ou E) o item a seguir.

O redesconto refere-se ao processo de reemissão de um título da dívida pública que é comprado por um banco comercial, o qual detinha o título original, mas por um preço descontado.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 11

Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEFAZ-AL

No que se refere às políticas e aos instrumentos de política fiscal, regulatória e monetária, julgue o item subsecutivo.

O Banco Central do Brasil, ao alterar as alíquotas dos depósitos compulsórios, realiza política monetária expansiva, ampliando a base monetária, o que impacta desfavoravelmente as contas públicas.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 12

Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEFAZ-AL

O Banco Central exerce papel estratégico no equilíbrio dos mercados financeiros ao interferir na oferta e demanda por moeda. Os fatores que afetam a oferta ou a demanda de moeda de um país estão entre os principais determinantes da taxa de câmbio. A esse respeito, julgue o item subsequente.

Os bancos centrais modernos, incluindo-se o Banco Central brasileiro, utilizam instrumentos de política monetária para alterar a oferta de moeda, visando alcançar a taxa de juros que desejam atingir.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 13

Ano: 2019 Banca: SELECON Órgão: Prefeitura de Boa Vista – RR

Com objetivo de controlar a inflação, alguns instrumentos de política monetária são adotados pelos Governos. Um exemplo de política monetária expansionista vem a ser:

A redução do salário mínimo

B redução da taxa básica de juros

C aumento da taxa básica de juros

D aumento dos gastos do governo (G)

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

 

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 11 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 12 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 13 LETRA B

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA CNU - 2024 BLOCO 8 INTERMEDIÁRIO. SAIA NA FRENTE!!

CAIXA- APOSTILAS COM PREÇOS IMPEDÍVEIS

COMBO CARREIRA BANCÁRIA COM 9 APOSTILAS POR APENAS R$ 28,90 CLIQUE AQUI !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *