SOFTWARE
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
O que é Software?
Os softwares são programas que comandam o computador. É a parte lógica do PC na qual não podemos tocar, ou seja, ele é quem interpreta para a máquina o que nós queremos fazer.
Os sistemas operacionais (Windows ou Android por exemplos), é um software que permite o gerenciamento do hardware.
Temos infinitos software para facilitar a nossa vida como os editores de texto, planilhas, programas de segurança dentre outros.
Há diversos softwares e aplicativos, conectados ou não à internet, que podem ser utilizados dentro do ambiente corporativo. Com relação à utilização de tecnologias nos ambientes de trabalho Existem alternativas de aplicativos móveis para a edição de documentos por exemplo.
Temos 3 tipos de softwares:
Software Básico: São softwares que fazem o computador funcionar como a linguagem de programação e o Sistema operacional.
O Software Básico de Entrada e Saída (BIOS) é gravado na memória ROM. Assim, não é possível desinstalar o BIOS do computador, apenas atualizá-lo ou modificar as opções permitidas.
Software aplicativo: Tem uma função auxiliar para tornar sua vida mais fácil. Os navegadores, as planilhas eletrônicas, os editores de texto e Photoshop.
Temos também aplicativos de segurança como antivírus, antispyware e firewall
Software utilitário: Complementam outros programas, ou seja, acrescenta tarefas em um software já existente. Desfragmentador de disco ou um antivírus.
Plug-ins: São programas que podem ser instalados com o objetivo de estender as funcionalidades, no browser (navegador) por exemplo, permiti que o browser apresente mídias para as quais não foi originalmente projetado.
Os softwares podem ter uma função preventiva ou corretiva no computador.
Preventiva: Atualizações, antivírus, antispyware, anti phishing ou desfragmentador de disco
Corretiva: Formatação do computador, remoção de vírus ou scandisk.
Temos também outras definições de software na hora de sua utilização:
Freeware: Software gratuito na qual você acessa todas as funções nele sem qualquer restrição.
Shareware: Software distribuído gratuitamente com limitações de uso de suas funções. Ele é feito para conhecer o programa. Para utilizar as funções bloqueadas você tem que pagar. Alguns requerem pagamento depois de um período de teste.
Adware: Alguns desses softwares podem ser distribuídos gratuitamente, entretanto, requerem que seu usuário visualize propagandas para poder usar o programa. Caso você não queira ver as propagandas você tem que pagar.
Open source: Software gratuito e sem restrições. Além disso o código fonte de programação é aberto para você poder editar sem necessidade de pagamento ao desenvolvedor dele.
JÁ CAIU EM CONCURSO:
Diversos softwares são utilizados como um diferencial de inteligência para os negócios:
1.Data Warehouse: Atender a determinados objetivos específicos ou negócios corporativos de uma organização.
2.Data Mart: Atender a interesses de uma específica área de negócios de uma organização.
3.Data Mining: Descobrir relacionamentos significativos entre dados armazenados em repositórios de grandes volumes e concluir sobre padrões de comportamento.
4.ERP: Facilitar o controle e a avaliação de desempenho das áreas da empresa como um todo.
5.CRM: Gerenciar de forma otimizada o relacionamento com os clientes.
Compactadores de arquivos:
Os programas de compactação de arquivos (winZip e WinRar) são softwares utilizados para gerar uma representação mais eficiente de vários arquivos dentro de um único arquivo de modo que ocupem menos espaço na mídia de armazenamento. Alguns programas de compactação de arquivos permitem proteger os arquivos por criptografia, exigindo o uso de senhas para abrir o arquivo compactado.