Menu fechado

Funcionamento do processador – Informática parte 13

APOSTILAS COM PREÇOS IMPERDÍVEIS VENHA CONFERIR!!

Funcionamento do processador – Informática parte 13

 

Esta série de vídeos foi baseada na minha apostila INFORMÁTICA Essencial para concursos 2022, onde fiz uma coletânea revisada e atualizada de meus textos e vídeos e coloquei em ordem para facilitar seus estudos. NÃO PERCA MAIS TEMPO e estude somente o que realmente cai em concursos públicos. Além dos conteúdos teóricos, tem 500 questões para você praticar seus conhecimentos. Se você não quer esperar os lançamentos dos próximos vídeos e já quer começar a estudar, CLIQUE AQUI!! ou no LINK NA DESCRIÇÃO ABAIXO DO VÍDEO.

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

O processador funciona da seguinte forma:

A Unidade de Controle (UC) busca instruções na memória principal e determina o tipo de cada instrução e depois carrega para dentro da CPU. Ela controla e distribui as tarefas. Ela controla e comanda como os dados devem ser processados.

Memória principal: Armazena dados para realização de uma operação

A Unidade de processamento Lógico e Aritmético (ULA): realiza um conjunto de operações necessárias à execução das instruções (cálculos e dados), é onde os dados são processados.

Registrador: A CPU (Central Processing Unit), também conhecida como processador, tem como função executar programas armazenados na memória principal. Em sua composição, encontra-se uma pequena memória de alta velocidade (acesso rápido), que armazena resultados temporários e controla algumas informações para execução das instruções. Esta parte do processador é conhecido como registradores. São considerados porções de memória da CPU.

A CPU contém pequenas unidades de memória de acesso rápido para auxiliar no armazenamento temporário de informação durando o processamento. Esse tipo de memória é conhecido como Registrador. (caiu em concurso);

A atividade básica de um computador é realizar cálculos a partir de informações recebidas e retorná-las ao usuário ou serviço solicitante. Por isso, a arquitetura de um computador tem como núcleo principal o processador, composto por três elementos: memória, unidade aritmética e lógica (ALU) e unidade central de processamento (CPU); (caiu em concurso);

 

Veja a imagem abaixo:

Memória Cache L1: É a mais próxima do processador e varia de 16 Kb a 64 Kb. Esta memória é de acesso rápido e será a primeira que o processador acessará.

A memória que se encontra num processador é a memória Cache (caiu em concurso);

A memória cache atua para melhorar a relação ente os registradores da CPU e a memória principal do sistema que é mais lenta e maior;

A velocidade do processador (Clocks) é medida em ciclos por segundo ou Hertz (HZ). Hoje a velocidade está na casa dos bilhões de ciclos ou giga-hertz (GHz).

Essas denominações são utilizadas para diferenciar os vários níveis que a memória cache pode ter, demonstrando a proximidade da memória cache em relação as unidades de execução do processador.

O processador possui núcleos de processamentos e ele está fisicamente conectado na placa-mãe que fica dentro do gabinete.

Memória RAM É usada pela CPU para executar programas vindos do disco rígido.

Basicamente temos 2 fabricantes de processadores que são a Intel e AMD.

Eles têm várias velocidades que são medidas em Hertz chamado de clock. Então quando for comprar aquele computador novo presta atenção na velocidade do processador e não somente no modelo como I3 ou I5, pois pode acontecer de um I3 ser mais rápido que um I5 dependo da velocidade dele.

 

No próximo vídeo falarei sobre as memórias

VOLTAR PARTE 12                      AVANÇAR PARTE 14

APOSTILAS COM PREÇOS IMPERDÍVEIS VENHA CONFERIR!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.