APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!
Memórias – Informática parte 14
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Memórias
As memórias podem ser volátil e não volátil.
Memória volátil: Precisa de energia, ou seja, desligou o PC ela some. Ex.: memória RAM
Memória não volátil: Mesmo se desligar o computador ela continua lá. Ex.: HD
Memória principal, primária ou dinâmica
A memória principal ou primária é a que o processador acessa para executar os programas, como a RAM, ROM, Registradores e o CACHE. Elas são bem rápidas, mas são temporárias, ou seja, o computador desligou….já era, perdeu.
Memória RAM (Random Access Memory ou Memória de Acesso Randômico)
A RAM é uma memória de acesso aleatório e que requer energia para manter a informação;
É uma memória volátil e rápida. O processador a usa para armazenar temporariamente os dados dos programas que estão rodando no computador, ou seja, quando você desligar o computador estas informações também são apagadas.
Tipos de memória e tamanho:
SDR-SDRAM (Single Data Rate Sincronous Dynamic Random Access Memory):
Essa foi a primeira memória capaz de trabalhar sincronizada com os ciclos da placa mãe, sem tempos de espera. Como o próprio nome diz, elas são capazes de realizar apenas uma transferência por ciclo.
DDR-SDRAM (Double Data Rate):
Memória DDR
As memórias DDR superavam as memórias SDR por sua capacidade de realizar duas transferências por ciclo.
Tamanho: Até 2 GB
Memória DDR2
A taxa de transferência por ciclo de clock dobrou novamente, e as memórias DDR2 são capazes de realizar quatro transferências por ciclo, mas mantendo praticamente o mesmo tempo de acesso inicial.
Tamanho: até 8 GB
Memória DDR3
Velocidade de transferência maior e um tempo de acesso menor que a DDR2
Tamanho: até 32 GB
Memória DDR4
Desempenho 50% maior que a DDR3.
Tamanho: até 128 GB
APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!
Memória DDR5
É a memória mais nova e pode chegar a 512 GB;
Não se esqueça que a memória tem frequências medidas em MHz.
Memória ROM (Read Only Memory ou Memória Somente de Leitura)
ROM (Read Only Memory) ou traduzindo memória de somente leitura, é uma memória não volátil (informações permanentes), Ela depois de gravada não pode ser alterada, podendo somente ler seu conteúdo.
Esta memória armazena os dados permanentes da máquina. Existem dados que são importantes para o computador funcionar corretamente e não podem ser apagados mesmo se tiver uma queda de energia e desligar o PC. Geralmente é utilizada para fornecer as instruções de inicialização do computador ao processador.
Versões de ROMS:
PROM (Programable Read Only Memory/ memória programável somente de leitura): gravado pelo usuário somente uma vez.
EPROM (Erasable Programable Read Only Memory/ memória programável e apagável somente de leitura): Pode ser gravada e regravada.
EEPROM (Electrically Erasable Programable Read Only Memory/ memória programável e apagável eletronicamente somente de leitura): Pode ser gravada, apagada e regravada.
EAPROM (Electronically Alterable Programmable Read-Only Memory/ Memória programável e alterável eletronicamente somente leitura): Pode ser gravada, apagada e regravada (mesma coisa do EEPROM).
Registrador
A CPU (Central Processing Unit), também conhecida como processador, tem como função executar programas armazenados na memória principal. Em sua composição, encontra-se uma pequena memória de alta velocidade (acesso rápido), que armazena resultados temporários e controla algumas informações para execução das instruções. Esta parte do processador é conhecido como registradores. São considerados porções de memória da CPU.
Memória Cache
A memória cache é um tipo de memória de acesso randômico mais rápida que armazena os dados mais utilizados pelo processador. Para processar dados, ele verifica primeiramente na memória cache se esses dados estão armazenados lá, se os encontra não precisa obtê-los de outra memória mais lenta (memória RAM). Tem o mesmo problema da memória RAM, ou seja, ela é temporária e volátil.
Sem a memória cache o desempenho da máquina ficaria mais lento e limitado à memória RAM.
Memória Cache L1: É a mais próxima do processador e varia de 16 Kb a 64 Kb. Esta memória é de acesso rápido e será a primeira que o processador acessará.
A memória que se encontra num processador é a memória Cache (caiu em concurso);
A memória cache atua para melhorar a relação ente os registradores da CPU e a memória principal do sistema que é mais lenta e maior;
Memória secundária, de massa ou auxiliar
Memória secundária, também conhecida como auxiliar ou memória de armazenamento em massa.
São as memórias não voláteis que tem grande capacidade de armazenamento e utilizados para guardar dados permanentemente.
São hardware que você utiliza para guardar dados para poder ver depois. Eles mantêm os dados mesmo se não estiverem sendo mantidos por uma fonte de energia.
Exs: HD (memória interna) e os dispositivos de memória externa como CD-ROM e pen drive.
Por meios magnéticos
Disco Rígido e disquete.
Por meios ópticos
CD e DVD e BLU-RAY
CD: 700 MB
DVD: 4,7 GB
DVDs dual-layer (de dupla camada): 8,5 GB.
Blu-Ray: Também conhecido como BD foi desenvolvido para armazenamento de alta densidades para suportar vídeo e áudio de alta definição. Sua capacidade varia de 25 GB (camada simples) a 50 GB (camada dupla) gigabytes.
Por meios eletrônicos (SSDs) ou chip
Cartão de memória e pen drive.
O SSD (solid-state drive) seria a evolução do HD, pois além de ser mais rápido é mais resistente por não ter partes mecânicas. Utiliza a memória flash.
Memória flash: armazenamento não volátil que pode ser eletricamente apagado e reprogramado e não necessita de fonte de alimentação.
No próximo vídeo começarei a falar sobre Software
VOLTAR PARTE 13 AVANÇAR PARTE 15
APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!