Segmentação e interações digitais
Segmentação de mercado
A dimensão do mercado impede que uma empresa o atenda por inteiro, com uma grande gama de produtos diferenciados. Para as empresas, segmentá-lo significa oferecer produtos e serviços específicos para satisfazê-lo.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
A segmentação de mercado nada mais é do que o estudo mais aprofundado de um mercado com o propósito de dividi-lo em pequenos grupos (nichos) com necessidades e desejos em comum com o objetivo de oferecer produtos para este público-alvo.
A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogêneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos.(Esta definição caiu em concurso).
A lógica do processo de segmentação é agrupar os consumidores em subconjuntos de pessoas que respondam de modo semelhante a determinadas ofertas ou a um programa de marketing específico. (Esta definição caiu em concurso).
A segmentação é uma estratégia importante para que as marcas se consolidem no mercado, ajudando a identificar nichos rentáveis de mercado.
É dividir um grande grupo heterogêneo (necessidades diferentes) em pequenos grupos homogêneos (necessidades iguais). Estes pequenos grupos são os segmentos de mercado.
Esta segmentação é necessária para que a empresa foque seus esforços de marketing de maneira mais eficaz, tanto na hora de escolher um produto a ser produzido ou na maneira de comunicação com este público-alvo, como publicidade, visualização do produto e pontos de vendas e consequentemente gerar mais conversões.
A segmentação de mercado também reduz o risco de uma campanha de marketing ser malsucedida ou ineficaz, pois foca em um público específico.
Esta estratégia de segmentação de mercado deve ser feita, tanto antes de criar a empresa, ou seja, entender o mercado que quer atuar, quanto durante a vida da empresa, para se manter competitivo no mercado que quer atuar.
Características do público-alvo para segmentação:
Gênero, faixa etária, Renda, Localização, Escolaridade e ocupação e Hábitos de consumo.
Formas de segmentação de mercado:
Existem várias maneiras de se segmentar um mercado, mas as mais comuns são;
Segmentação geográfica
Divisão de grupos por local geográfico, como cidade, país, regiões, estado, interior, capital, áreas urbanas ou rurais e etc…
Fatores como costumes e valores, se é urbano ou rural e até o clima varia conforme a localização e poderá influenciar as decisões de marketing.
Mesmo uma empresa de franquia, que tem formas de trabalhar padronizadas, muitas vezes agregam produtos conforme o local em que atuam.
Segmentação Demográfica
Divisão de grupos por características da população como idade, gênero, religião, escolaridade, renda e etc…
Segmentação psicográfica
Divisão de grupos levando em conta o lado emocional (comportamento) e cultural, ou seja, por valores, hábitos, classe social, estilo de vida, personalidade, extrovertido, conservador, atitudes e etc…
Na segmentação psicográfica muitos produtos e serviços são adquiridos levando em consideração o apelo emocional e cultural, principalmente considerando os valores, as atitudes e o estilo de vida do cliente.(Esta definição caiu em concurso).
Segmentação comportamental
Maneira como o cliente se relaciona com a empresa, como frequência ou o momento que costuma consumir o produto da empresa. A empresa ao saber quando o produto é mais consumido pode elaborar um plano para promover este produto neste momento.
Esta segmentação também identifica o motivo que o leva a consumir determinado produto, se é por necessidade diária ou de vez em quando ou mesmo sobre sua lealdade à marca.
Na segmentação comportamental, o mercado é dividido com base nas preferências, escolhas e exigências. Estes segmentos, normalmente, são fracionados com base no conhecimento e uso do produto.(Esta definição caiu em concurso).
Ela observa também a motivação dela para comprar e suas atitudes.
Benefícios da segmentação:
- Especialização do produto mais ao gosto do cliente
- Melhor comunicação
- Recursos direcionados ao público certo e consequentemente menor gasto com campanhas publicitárias.
- Estreitamento de relacionamento e consequentemente aumento da identificação do cliente com a marca.
- Possibilidade de descobrir um nicho rentável e inexplorado pela concorrência.
Processo de segmentação:
1. Escolher os critérios
2. Descrição de cada segmentos
3. Escolha do segmento (s) que atuará
4. Definição da política de marketing
Características da segmentação:
Homogeneidade: Características comuns bem definidas
Mensurabilidade: Dados estatísticos
Acessibilidade: Marketing bem definidos
Substancialidade: Tamanho mínimo para que sua exploração seja lucrativa
Identificação do segmento-alvo:
Dimensão e crescimento do segmento: tamanho do mercado compatível com o potencial da empresa.
Grau de atratividade do segmento: Análise para ver se vale a pena ou não atuar neste segmento. Esta análise por ser feita para saber se a concorrência é grande ou pequena, se o cliente tem mais poder de barganha ou não ou se os fornecedores são confiáveis.
Objetivos e recursos da empresa: Se está de acordo com os objetivos da empresa e se ela tem recursos suficientes para competir neste segmento.
Metodologias de marketing:
Marketing de massas: Não leva em consideração as diferenças do consumidor. A política de vendas, marketing e preços é a mesma para todos, independente de regiões ou tipos de consumidores.
Marketing one-to-one: Marketing individualizado.
Marketing segmentado: Marketing por segmento, ou seja, cada segmento tem uma política.
Marketing concentrado ou Marketing de Nichos: Concentrado em um único segmento, ou seja, se especializa em apenas um segmento.
Interações digitais
Depois de segmentar o mercado, ou seja, dividir em pequenos grupos (nichos) com necessidades e desejos em comum, será oferecido produtos para este público-alvo.
Os produtos poderão ser oferecidos para este público-alvo através de interações digitais como e-mail (e-mail marketing), publicidade em redes sociais como YouTube, Facebook, Instagram e etc…
Várias ações de marketing podem melhorar a satisfação do cliente junto ao banco:
- Ser transparente sobre os custos dos serviços/produtos
- Ter uma comunicação clara.
- Usar o marketing de relacionamentos para fidelizar o cliente.
- Marketing de recompensa oferecendo programas de fidelidade ou clubes de benefícios sempre usando os meios digitais.
- Usar o próprio aplicativo do banco para oferecer produtos e melhorar o relacionamento com o banco.
- Chats para agilizar o atendimento.