Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing – Parte 1
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
O que é marketing digital?
O Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa utiliza canais digitais na internet para promover uma marca ou empresa com o objetivo de atrair relacionamentos ou novos negócios.
Algumas destas atividades (estratégias) são o SEO, inbound marketing e o marketing de conteúdo
Search Engine Optimization (SEO) é um termo do marketing digital que diz respeito a um conjunto de técnicas e métodos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca. (caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Câmara de Cabo de Santo Agostinho – PE);
Inbound marketing: Inbound marketing é também denominado marketing de atração. Mais abaixo falarei mais sobre ele.
Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo constitui uma estratégia para atrair clientes por meio de conteúdo relevante. Ele seria uma das estratégias do Inbound marketing.
Hoje como a maioria das pessoas estão conectadas na internet, transforma o Marketing Digital em uma ferramenta muito importante.
Existem diferentes canais digitais como as redes sociais, os motores de busca, e-mail e etc…
O marketing digital abrange o marketing de conteúdo, links patrocinados, mídias sociais e e-books. (caiu em concurso – Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEED-PR);
Muitas vezes, o termo marketing digital é descrito como sendo o marketing que utiliza estratégias com algum componente digital no seu mix de marketing (produto, preço, praça ou promoção). No entanto essa definição sozinha não é adequada para conceituar o marketing digital, porque privilegia apenas o componente digital da estratégia em detrimentos de outros, como impressos e eletrônicos. (caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Câmara de Cabo de Santo Agostinho – PE);
As campanhas de marketing atuais integram ações de mala direta com marketing interativo, criando sinergia entre a comunicação por meio impresso e os canais digitais.(caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: AL-GO Cargo: Comunicador Social);
É sabido que há diferença entre o objetivo do marketing e a finalidade da comunicação, mas, em relação ao marketing digital e ao planejamento digital, há diferença entre os dois conceitos? O marketing digital estuda a empresa, seu mercado e a sua forma de atuar, desenvolver, vender e distribuir o produto. Já o planejamento digital analisa os dados recolhidos pelo cliente e pesquisa também o que está acontecendo em volta da marca. (caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Câmara de Cabo de Santo Agostinho – PE);
Por meio das estratégias de marketing digital, é possível criar, editar e substituir qualquer tipo de campanha em poucos minutos, sem a necessidade de conhecimento técnico aprofundado. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: APEX Brasil);
Geração de Leads:
Para entender a geração de leads, você deve saber primeiro o que é leads.
Leads são pessoas que demonstraram interesse pelo produto ou serviços. Ele entra no site e deixa alguma informação de contato como nome ou e-mail.
A Geração de Leads são estratégias para atrair visitantes ao seu canal digital e transformá-lo em Leads.
Alguns elementos importantes para a geração de leads:
1 – Oferta: Algum produto, que normalmente é um e-book gratuito para atrair visitantes
2 – Landing page: É a página de destino para a captura de leads
3 – CTA (Call-to-Action): É um botão de ação para envio das informações
4 – Formulário: para a coleta de informações, ou seja, para a geração de leads
Como forma de acompanhar o desempenho de campanhas de marketing digital, os gestores costumam utilizar métricas de marketing digital. Há uma relação direta entre a quantidade de visualizações e a conversão de visitantes em leads ou clientes pagantes. (caiu em concurso – Ano: 2021 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco do Brasil);
Temos dois conceitos importantes em marketing que costumam ser pedidos em concursos, que é persona e público-alvo;
Persona: São personagens fictícios que trazem as características específicas que um cliente ideal poderia ter e assim, desenvolver uma estratégia de marketing. É um método de segmentação de mercado, pois ela identifica os diferentes tipos dentro de mercado-alvo;
Nos negócios, é comum a criação de mais de uma persona na especificação do cliente. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: APEX Brasil);
Público-alvo: Já o público-alvo é um segmento da sociedade com características comuns como gênero, faixa etária, classe social, hábitos, profissão e etc…
Técnica de copywriting
O que é copywriting?
Copywriting é uma estratégia usada no marketing digital que utiliza uma escrita persuasiva para convencer o visitante da página a praticar uma ação específica.
Esta escrita persuasiva é feita de maneira a apresentar benefícios, criar vínculos de relacionamentos e etc…
Este texto, que é chamado de copy, utiliza gatilhos para despertar interesse no visitante e gerar conversões e vendas.
O Instagram é uma rede social baseada em imagens, e o Twitter limita a escrita a 280 caracteres. Talvez por isso, o marketing digital seja comumente associado ao uso de imagens e vídeos. No entanto, o uso de texto é muito importante e decisivo na atração de consumidores em plataformas como websites, blogs e e-mail.
O uso de conteúdo textual informativo e atraente, otimizado para persuadir consumidores a comprarem os produtos de uma empresa é denominado copywriting (caiu em concurso – Ano: 2021 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco do Brasil);
Técnicas mais comuns de copywriting:
1 – Conheça seu público-alvo: Quanto mais personalizado é o texto, mais fácil fica o convencimento.
2 – Títulos atraentes: O título deve instigar a curiosidade do leitor.
3 – Escaneabilidade: Texto descomplicado e fácil com título e subtítulos, para entendimento rápido
4 – Coesão e coerência: evitar erros de interpretação e de preferência não repetir palavras ou usar palavras difíceis.
5 – Ofereça algo de valor para o leitor
6 – Credibilidade; Prove o que está oferecendo.
7 – Produto único: Mostre para seu leitor que ele adquirirá um produto ou serviço único e exclusivo;
8 – Gatilhos mentais: Os mais utilizados são o de escassez, reciprocidade, de prova social e etc…Você deverá utilizar o gatilho conforme for seu objetivo e momento.
No próximo vídeo falarei sobre Gatilhos mentais e Inbound marketing