Menu fechado

Noções de Mercado de capitais Parte 2 – Ações, fundos imobiliários e debêntures

Noções de Mercado de capitais Parte 2 

Principais papéis:

Ações, fundos imobiliários e debêntures.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Ações:

Ações são títulos emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. O investidor em ações é um coproprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando dos seus resultados. (caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: IBGP Órgão: Prefeitura de Santa Luzia – MG);

Ações, também chamadas simplesmente de “papéis”, são as parcelas que compõem o capital social de uma empresa, ou seja, são as unidades de títulos emitidas por sociedades anônimas. Quando as ações são emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociados em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

A venda de ações no mercado à vista no valor de até R$ 20 mil por mês têm seus ganhos isentos de Imposto de Renda para a pessoa física.

Tipos de ações:

Ações ordinárias (ON) são aquelas que conferem direito a voto e participação nas decisões da companhia. Na Bolsa, são as com o final 3, como: NTCO3, QUAL3, BRFS3.

Ações preferenciais (PN) são as que têm preferência no recebimento de proventos, mas não dão direito ao voto. Exemplos: GOLL4, GOAU4, PETR4.

Vantagens das ações preferenciais:

1. Prioridade na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo; ou

2. Prioridade no reembolso do capital em caso de dissolução e liquidação, com ou sem prêmio; ou

3. Acumulação das preferências e vantagens acima mencionadas, ou seja, prioridade na distribuição de dividendos e no reembolso do capital.

Tanto as ações ordinárias como as preferenciais recebem os dividendos e juros sobre capital próprio (JCP), mas as preferenciais recebem primeiro.

Os acionistas ordinários têm o direito de vender suas ações quando houver a mudança de controle da companhia, obrigando o novo controlador a pagar pelo menos 80% do valor pago por ação.(caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: IADES Órgão: BRB);

Fundos imobiliários

O fundo de investimento imobiliário (FII) é como se fosse um condomínio fechado de investidores que reúnem seus recursos para aplicação em empreendimentos imobiliários.

No Fundo de investimento imobiliário, o dinheiro é usado na construção ou na aquisição de imóveis, que depois sejam locados ou arrendados. Os ganhos deste investimento são chamados de dividendos que são divididos proporcional ao número de cotas que cada participante tem.

Debêntures

Debêntures são títulos emitidos também por sociedades anônimas. Seus recursos são destinados principalmente para capital fixo das empresas e são remunerados em juros, participações nos lucros, etc. As debêntures são títulos de longo prazo.(caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: IBGP Órgão: Prefeitura de Santa Luzia – MG);

Debênture é um título de crédito representativo de um empréstimo que uma companhia realiza junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, estabelecidos na escritura de emissão.

Elas são títulos de dívida emitidos por empresas com capital aberto na bolsa de valores, e funcionam como uma captação de recursos dessas empresas.

Existem títulos de dívida de longo prazo emitidos por sociedades de ações e destinados, geralmente, ao financiamento de projetos de investimento ou para alongamento do perfil de endividamento das empresas. Tais títulos são as debêntures (caiu em concurso – Ano: 2021 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco do Brasil);

 

No próximo vídeo falarei sobre os órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras do mercado de capitais

AVANÇAR para Noções de capitais Parte 3

VOLTAR para Noções de capitais Parte 1

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *