Menu fechado

Ortografia oficial – Emprego das letras – Questões de concursos

COMBO CARREIRA BANCÁRIA COM 9 APOSTILAS POR APENAS R$ 28,90 CLIQUE AQUI!!

 

Ortografia oficial – Emprego das letras – Questões de concursos

Aqui tem 44 questões gabaritadas recentes do ano de 2022 sobre este assunto. Recomendo que faça todas para além de praticar seus conhecimentos, entender como este assunto é pedido pelas bancas.

Link para o conteúdo teórico

QUESTÃO 1

Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: AFEAM Cargo: Especialista de Fomento

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

Capital intelectual

Todo conhecimento, sabedoria e vivência que os profissionais de uma empresa possuem (I)__________ (é conhecido – são conhecidos) como capital intelectual. As empresas estão tão habituadas a inventariar computadores, móveis e ativos que se esquecem da parte humana, ou seja, a intelectual. Ele é invisível e intangível, tornando-se difícil sua identificação e gestão adequada.

Antigamente, a lógica do capitalismo na Era Industrial focava apenas no capital financeiro, mas a realidade atual é diferente. As empresas fazem investimentos massivos em conhecimento. Se antes os empresários eram donos das ferramentas e dos materiais de trabalho, agora o trabalhador é quem os carrega, ou seja, seu conhecimento em sua mente. (II) __________(Quanto menos – Assim), quando um trabalhador se desliga da empresa por qualquer razão, uma parte do capital intelectual dela o acompanha.

É por esse motivo que atualmente, para que uma empresa chegue ao seu valor de mercado, é preciso somar seus ativos tangíveis e intangíveis (capital intelectual), a estrutura de valor de mercado em uma organização pode ser composta por seis capitais: o humano, estrutural, de clientes, organizacional, de inovação e de processos (…).

Dada a importância do capital intelectual para as organizações modernas, é preciso ficar atento para que processos de reengenharia não o suprimam. Afinal de contas, por mais que a tecnologia e a automação possam incrementar a produtividade e deixar as empresas mais (III) __________(enchutas – enxutas), elas ainda não substituem inteiramente o capital humano. É justamente nele que se iniciam os processos de inovação.

Na atualidade, é comum encontrar organizações que desenvolvem modelos de educação por meio de universidades corporativas, tanto presenciais quanto virtuais, com o intuito de melhorar a gestão de seu capital intelectual.

Apesar de ser um capital de difícil mensuração, podemos afirmar que representa o ativo mais rentável às organizações e sem o qual nenhuma empresa alcançaria o sucesso. Logicamente que vale a pena investir nele.

(Texto modificado especificamente para este concurso. Texto original desenvolvido por Juliana Machado Cruz disponível em https://www.infoescola.com/administracao_/capital-intelectual/)

Leia as estruturas abaixo e identifique em qual delas a letra “JOTA” (J) foi empregada incorretamente.

A É imprescindível que funcionários viajem confortavelmente.

B É importante que diretores façam uma boa viajem.

C Os gerentes precisarão viajar amanhã com urgência.

D O novo supervisor parece ser uma pessoa viajada.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2022 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Quaraí – RS Cargo: Fiscal de Trânsito

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

As expedições científicas

A exuberância da natureza brasileira atraiu diversas expedições científicas. Uma delas foi a de Carl Friedrich Philipp Von Martius. Em três anos, ele percorreu 10 mil quilômetros e fez a primeira classificação sistemática das plantas brasileiras, registrada em sua obra Flora brasiliensis, em que descreveu 220 mil variedades em 40 volumes, ilustrados por 3.811 gravuras.

O botânico francês Auguste de Saint-Hilaire foi o primeiro pesquisador a explorar o interior do Brasil a convite do Império, no século XIX. Ele identificou cerca de 120 tipos de quaresmeiras.

A mais famosa de todas as expedições foi a do médico e naturalista alemão Georg Heinrich Von Langsdorff. Ao participar de uma volta marítima ao mundo, ele esteve na costa de Santa Catarina e apaixonou-se pelo país. Em 1813, nomeado cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, comprou uma fazenda chamada Mandioca, na baía de Guanabara, logo transformada em projeto piloto para suas experiências. Entre outras novidades, Langsdorff propunha a exploração racional da terra por meio de culturas alternadas e condenava a prática das queimadas. Planejou uma expedição científica pelo interior do Brasil. Tendo conseguido financiamento do czar Alexandre I em 1821, Langsdorff contratou uma equipe de pesquisadores e voltou ao Brasil. Entre 1824 e 1829, ele percorreu 16 mil quilômetros pelas províncias do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Pará e Amazonas, realizando um precioso levantamento zoológico, botânico, mineralógico e etnográfico.

O naturalista deixou de escrever seus diários em 20 de maio de 1828, depois de cruzar o rio Juruena, no Pará. Ele passou a ter alucinações causadas por violentas febres tropicais (possivelmente malária), primeiros sintomas da doença que lhe apagaria a memória e o levaria à loucura. Langsdorff conviveu com sua loucura por mais 25 anos. Morreu em 1852, aos 78 anos, na Alemanha. Seus diários só foram encontrados em 1930.

(Fonte: Guia dos curiosos – adaptado.)

No texto, várias palavras são escritas com “x” e “ch”. Algumas podem causar dúvida na hora da escrita. Levando em consideração seus conhecimentos gramaticais, assinalar a alternativa em que todas as palavras estão com a grafia CORRETA:

A Faxineira, pixe, laxante, chícara.

B Cartucho, inxar, chucro, espixar.

C Bochexa, chamego, chamuscar, xiqueiro.

D Borracharia, xingar, xereta, xarope.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2022 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Cargo: Secretário Auxiliar

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de forma correta:

A antebraço – creolina – sequer

B indígina – lacrimogêneo – distilar

C mimeógrafo – umidecer – sinão

D mexirico – arrepear – candeeiro

 

QUESTÃO 4

Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: Prefeitura de Santo André – SP Cargo: Agente de Políticas Públicas e Gestão Governamental

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

Texto 1

Índio

Uma das consequências das Cruzadas (séculos XI a XIII) foi a descoberta das riquezas do Oriente: tecidos, pedras e metais preciosos, especiarias.

Tudo isso passou a ter um valor extraordinário para os europeus do século XV (a canela chegou a valer mais do que o ouro!). E assim as grandes navegações para a Ásia se tornaram financeiramente atrativas.

O genovês Cristóvão Colombo, o que botou o ovo em pé (como se fosse uma grande coisa: as galinhas já faziam isso muito antes dele), consegue, na Espanha, em 1492, o patrocínio dos reis Fernando II e Isabel I para uma viagem à Índia.

Para chegar lá, os portugueses desciam até o final da África e dobravam à esquerda. Colombo, que sempre adorou viver na contramão da História, sai da Espanha, no dia 3 de agosto, e dobra à direita, convencido de que a Terra era redonda.

Acertou na forma, mas errou no cálculo do diâmetro. Colombo chega às Bahamas, em 12 de outubro, e acha que alcançou a Índia. Por isso, ao ver uns selvagens locais, Colombo os chama de índios. Pronto, o nome ficou e o erro se consagrou: a partir daí, todo selvagem, nu ou seminu, passou a ser chamado de índio.

(PIMENTA, R. Casa da Mãe Joana, curiosidade na origem das palavras, frases e marcas. Ed. Campus. Rio de Janeiro-RJ. 2002)

A palavra “riqueza” é grafada corretamente no texto, com a letra z. Assinale o vocábulo abaixo cuja grafia está correta com essa mesma letra.

A Gáz.

B Audaz.

C Análize.

D Gazolina.

E Paralizia.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2022 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Costa Marques – RO Cargo: Microscopista

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

 

Marque a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.

A enxergar – mecher – encher – enchugar.

B charope – cherife – xícara – mochila.

C alteza – empreza – francesa – miudeza.

D pesquisar – ironizar – analisar – capitalizar.

E burgueza – gazoso – chinês – raiz.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2022 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Arroio do Padre – RS Cargo: Agente Comunitário de Saúde

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

Quanto à ortografia, assinalar a alternativa CORRETA:

A Mísseu.

B Avizar.

C Chingar.

D Tráfico.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2022 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro – GO Cargo: Médico

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão CORRETAMENTE grafadas:

A Execrado; exposição; exceção; expedição.

B Hâmbito; sociabilizar; ocorrência; espediente.

C Subcidiar; examinar; solicitação; oficialisar.

D Datilografia; aquisição; projetar; conceção.

 

QUESTÃO 8

Ano: 2022 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Alecrim – RS Cargo: Agente Comunitário de Saúde

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

O câncer se esconde por trás de doenças mentais

Já se sabia que portadores de __________, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e afins apresentam maior risco de morrer de câncer. Pois uma revisão de estudos da Universidade de Pádua, na Itália, traz um motivo para isso: há menor ________ a exames nessa turma.

Com base nos hábitos de 4.717.839 pessoas, os cientistas descobriram que mulheres com algum transtorno mental são 35% menos propensas a realizar mamografias, enquanto os homens teriam uma chance 22% menor de submeter a própria próstata a check-ups.

“O problema psiquiátrico pode dominar o cotidiano e tirar o foco de outras condições de saúde”, interpreta o oncologista Ricardo Marques, da Rede D’Or, em São Paulo. Fora que, às vezes, esses indivíduos não se dão bem com as máquinas que fazem o rastreamento de tumores e não entendem a necessidade de estarem ali.

(Fonte: Abril – adaptado.)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

A esquisofrenia | adezão

B esquisofrenia | adesão

C esquizofrenia | adezão

D esquizofrenia | adesão

 

QUESTÃO 9

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Viamão – RS Cargo: Técnico em Enfermagem

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Vacina contra a dengue desenvolvida pelo Butantan entra na reta final de estudos clínicos

Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 23, 25 e 26.

A s – ç – z

B s – ss – z

C s – ç – s

D z – ss – z

 

QUESTÃO 10

Ano: 2022 Banca: REIS & REIS Órgão: Prefeitura de Juatuba – MG Cargo: Pedagogo

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:

A pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego

B abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço

C gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar

D xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada

 

QUESTÃO 11

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Foz do Iguaçu – PR Cargo: Secretário de Escola Nível I

Disciplina: Português Assunto: Domínio da ortografia oficial – Emprego das letras

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.

Microplásticos estão em nossos corpos. Quanto eles nos prejudicam?

Por Laura Parker

No que se refere à ortografia, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 30, 36 e 37.

A espandiram – nocivo – habitates

B espandiram – nosivo – habitats

C expandiram – nosivo – habitates

D expandiram – nocivo – habitats

E expandiram – nocivo – habitates

QUESTÃO 12

Ano: 2022 Banca: COTEC Órgão: IPREB-MG Cargo: Contador

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.

A prolixo – presunsozo – concessão.

B esvoaçante – imprescindível – condescendente.

C remanecente – vicissitude – idiossincrasia.

D perseverança – presunçoso – distença.

E primazia – ezímio – retógrado.

 

Instrução: As questões 13 a 15 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

(Disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=322034 – texto adaptado especialmente para essa prova).

QUESTÃO 13

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Esteio – RS Cargo: Sepultador

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Qual das palavras abaixo é escrita com G, assim como a palavra “gelados”?

A Ma_estade.

B Tra_eto.

C A_ir.

D Tra_etória.

E _eito.

 

QUESTÃO 14

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Esteio – RS Cargo: Sepultador

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Qual das palavras abaixo está escrita corretamente com SS, assim como a palavra “pressão”?

A Aniverssário.

B Sucesso.

C Pulsseira.

D Rissada.

E Pesso.

 

QUESTÃO 15

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Esteio – RS Cargo: Sepultador

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Qual das palavras abaixo está escrita corretamente com X, assim como a palavra “deixar”?

A Caximbo.

B Xuxu.

C Moxila.

D Caixa.

E Xute.

 

QUESTÃO 16

Ano: 2022 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Blumenau – SC Cargo: Fisioterapeuta

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Nas primeiras décadas da Colônia Blumenau, as construções tinham características comuns as

encontradas em determinadas regiões da atual Alemanha. A tipologia feita com estrutura de madeira

encaixada com fechamento de tijolos aparentes não significa que não existia mais capital para “rebocar” a edificação. Os tijolos são os mesmos usados nas construções ou arquitetura Backstein Expressionimus, que, traduzindo do alemão, significa “Arquitetura Expressionista”, feita com tijolos, ou expressionismo em ladrilho – arquitetura características do Norte da Alemanha, de onde é oriunda essa forma de construir.

Os novos ricos da região do Vale do Itajaí, do início do século XX, e que já adotavam o novo estilo internacional Art Deco e o eclético, rebocavam suas casas urbanas (em enxaimel) e alguns no interior da colônia, criando a falsa afirmativa de que essas edificações eram tipicamente rurais e não urbanas. A Colônia Blumenau teve, em todo o seu território, a presença de edificações construídas com a técnica enxaimel trazida pelos primeiros imigrantes no final do século XIX e início do

século XX.

(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau / Arquivo

Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico – Fundo Memória da Cidade –

Blumenau – Arquitetura – cla: 5.7.49b / Wittmann, Angelina, Revista História Catarina,

p.22-4). Disponível em: 0

ttps://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/memaoria-digital-enxaimel10.

Acesso em 06/dez/2021.[adaptado]

Assim como “enxaimel”, utilizado no texto, assinale a alternativa em que todos os vocábulos devem ser escritos com X:

A en___ente – en___aguar – en___arcar

B en___ada – en___ame – en___er

C en___ergar – en___oval – en___ugar

D en___aqueca – en___urrada – preen___imento

E en___ofre – en___uto – preen___er

 

QUESTÃO 17

Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Cargo: Escrivão de Polícia

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas.

A Pode-se considerar excessão haver processos paralizados nesse setor

B O solo excessivamente umidecido não favorece o plantio desse tipo de milho.

C Não se considera privilégio o bônus, já que é concessão por mérito.

D Desafetos desde a juventude, os parlamentares se degladiam durante as seções da Câmara.

E Um parecer abalisado deve ser solicitado afim de dirimir as dúvidas.

 

QUESTÃO 18

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: AGERGS Cargo: Técnico Superior Advogado

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das palavras nas linhas 06, 11 e 23.

A s – c – c

B ç – sc – ss

C s – c – sc

D z – ss – c

 

QUESTÃO 19

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Viamão – RS Cargo: Advogado (Prefeitura e IPREV)

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

As lacunas pontilhadas do primeiro parágrafo são, correta e respectivamente, preenchidas com:

A estende – especializado

B estende – especialisado

C amplia – espescificado

D extende – especialisado

E extende – especializado

 

QUESTÃO 20

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Restinga Sêca – RS Cargo: Técnico em Contabilidade

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.

Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas nas linhas 05, 07 e 11.

A x – ch – c

B x – ch – sc

C z – ch – c

D z – x – sc

E z – x – c

 

QUESTÃO 21

Ano: 2022 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Cargo: Secretário Auxiliar

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que existe uma ou mais palavras grafadas incorretamente:

A projétil, injeção, trajetória

B litigioso, estagiário e privilegiado

C egrégio, litíjio, subterfújio

D Algema, sugestão, gilete

 

QUESTÃO 22

Ano: 2022 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Cargo: Secretário Auxiliar

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de forma correta:

A garagem – genjiva – jilete

B vertigem – laranjinha – hegemonia

C gis – algema – estrangeiro

D geito – vertiginoso – prodígio

 

QUESTÃO 23

Ano: 2022 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Cargo: Secretário Auxiliar – Inhumas

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de forma correta:

A excursão – pretenciozo – vissicitude

B muçumano – miçanga – massiço

C contorção – açafrão – almaço

D remorço – propensão – excurção

 

QUESTÃO 24

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de São José dos Ausentes – RS Cargo: Técnico em Informática

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

A Psicologia dos Reality Shows

Por Rafael Battaglia

(Disponível em: https://super.abril.com.br/especiais/a-psicologia-dos-reality-shows/ – texto adaptado especialmente para esta prova)

Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 18, 22 e 36.

A x – s – s

B ch – s – z

C ch – x – s

D x – x – s

E x – s – z

 

QUESTÃO 25

Ano: 2022 Banca: SES – PB Órgão: SES – PB Cargo: Enfermeiro (CME)

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

O verbo disponibilizar (2º parágrafo) é grafado com o sufixo “izar” por não possuir um “s” na terminação de seu radical. Essa regra também atinge a palavra:

A Catequizar

B Batizar

C Integralizar

D Hipnotizar

 

QUESTÃO 26

Ano: 2022 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Cargo: Secretário Auxiliar

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de forma correta:

A caixa – orichá – chícara

B vexame – xale – encharcar

C abacaxi – encherto – enxaguar

D enchame – enchaqueca – enxovalhar

 

QUESTÃO 27

Ano: 2022 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Cargo: Secretário Auxiliar

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que nem todas as palavras estão escritas de forma correta:

A anarquizar – catalisar – frisar

B paralisar – deslizar – amenizar

C alizar – motorizar – improvizar

D avisar – cicatrizar – matizar

 

QUESTÃO 28

Ano: 2022 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Nova Hartz – RS Cargo: Advogado

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

O centro da Terra

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

O escritor francês de ficção científica Júlio Verne, autor de Viagem ao Centro da Terra, certamente gostaria desta novidade: pesquisadores da Universidade Nacional Australiana (ANU) confirmaram a existência do “núcleo interno mais interno” da Terra. Segundo a pesquisadora Joanne Stephenson, embora essa nova camada seja difícil de observar, suas propriedades distintas podem apontar para um evento desconhecido e dramático na história da Terra.

“Encontramos evidências que podem indicar uma mudança na estrutura do ferro, o que sugere talvez dois eventos separados de resfriamento na história da Terra”, disse Stephenson. “Os detalhes desse grande evento ainda são um pouco misteriosos, mas adicionamos outra peça do quebra-cabeça quando se trata de nosso conhecimento do núcleo interno da Terra.”

A cientista afirmou que investigar a estrutura do núcleo interno pode ajudar a entender mais sobre a história e evolução da Terra.

“Tradicionalmente, ensinaram-nos que a Terra tem quatro camadas principais: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno”, declarou Stephenson. “A ideia de outra camada distinta foi proposta algumas décadas _________, mas os dados não eram muito claros. Conseguimos contornar isso usando um algoritmo de busca muito inteligente para vasculhar milhares de modelos do núcleo interno. É muito emocionante – e pode significar que teremos de ___________ os livros!”

No mínimo, o famoso romance de Verne poderia precisar de algumas páginas adicionais.

(Fonte: Revista Planeta – adaptado.)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

A atrás| rescrever

B atráz | reescrever

C atrás | reescrever

D atráz | re-escrever

 

QUESTÃO 29

Ano: 2022 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Fazenda Vilanova – RS Cargo: Médico Veterinário

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Alimentação e expectativa de vida

Já está claro que comer menos doces e mais vegetais faz bem para a saúde. Um novo estudo, porém, traduziu em números os impactos de ter uma dieta saudável: é possível aumentar em até 13 anos a expectativa de vida ao mudar a alimentação.

A pesquisa estimou o tempo de vida ganho – ou melhor, que deixaria de ser perdido – ao se substituir uma dieta típica ocidental – com alta ingestão de carne vermelha, açúcar e processados – por uma alimentação ______ base de grãos integrais e leguminosas, como feijão e lentilha.

De acordo com os pesquisadores, um jovem de 20 anos nos Estados Unidos pode alcançar um aumento de até 13 anos na expectativa de vida após fazer essa mudança alimentar de forma permanente. Entre as mulheres americanas com a mesma idade, o ganho seria de 10,7 anos ao adotar uma dieta mais saudável.

A mudança alimentar na faixa dos 40 também ajuda na saúde. O ganho de expectativa de vida, de acordo com a pesquisa, é de 10 anos para as mulheres e de 11,7 anos para os homens que trocam alimentos como bacon e salsichas por legumes e verduras.

Já entre os idosos de 80 anos, os cientistas apontaram um benefício menor: alta de 3,4 anos na expectativa de vida, após a troca da dieta. Todas as faixas etárias analisadas se beneficiariam das mudanças alimentares, de acordo com a pesquisa, mas o ganho cai ______ medida em que a troca ocorre mais tarde.

“A mudança sustentada de uma dieta típica para uma dieta otimizada desde tenra idade pode se traduzir em um aumento na expectativa de vida de mais de 10 anos. Os ganhos são reduzidos substancialmente com o atraso no início das mudanças, principalmente quando se aproxima a idade de 80 anos”, concluíram os pesquisadores.

Até mesmo uma dieta “no meio do caminho” entre a típica ocidental e a considerada ideal traz benefícios, segundo os autores. Um prato que não exclui, mas reduz a quantidade de carnes vermelhas e processadas e a de bebidas açucaradas também está associado ______ um aumento de expectativa de vida, embora menor.

Já está claro para a Medicina que comer certos alimentos pode levar a um aumento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, responsáveis pelo grande número de mortes em todo o mundo. Carnes processadas, como bacon e linguiça, por exemplo, aumentam o risco de câncer do intestino, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

(Fonte: Terra – adaptado.)

Em relação à ortografia, assinalar a alternativa CORRETA:

A Caçimba.

B Compreenção.

C Distensão.

D Excanssão.

 

QUESTÃO 30

Ano: 2022 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Nova Hartz – RS Cargo: Auxiliar Administrativo

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Indonésia suspende visitas na ilha de Komodo após roubos de dragões

Os dragões-de-komodo são, no ______ aparência, a coisa mais próximo de um dinossauro vivo que alguém desprovido de máquina do tempo verá na vida. Moradores do leste da Indonésia, eles podem chegar a três metros de comprimento e pesar até 135 quilos, além de possuir uma saliva altamente ______. Até o seu nome científico impõe respeito: Varanus komodoensis – poderia facilmente ser o nome de um dos dragões de Game of Thrones.

Admirar o maior lagarto do mundo é fácil. Observá-lo de perto, não. Os dragões vivem em poucas ilhas de um arquipélago que integra o Parque Nacional de Komodo, declarado patrimônio mundial da Unesco e voltado à preservação da fauna e flora endêmicas. Pois é. Existem apenas 6 mil dragões-de-komodo no planeta. A espécie, inclusive, é classificada como “vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

O governo da Indonésia anunciou uma medida que irá dificultar o turismo no lar dos dragões. A ilha de Komodo, uma das maiores do Parque Nacional, fechará suas portas para visitação a partir de janeiro de 2020.

A medida, que era estudada desde o início do ano, foi oficializada após o Ministério do Meio Ambiente de lá revelar a prisão de uma rede de contrabando de dragões-dekomodo. Segundo o jornal indonésio Tempo, 41 animais teriam sido comercializados ilegalmente, a US$ 35 mil cada.

(Fonte: Superinteressante – adaptado.)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

A quisito | venenoza

B quesito | venenoza

C quisito | venenosa

D quesito | venenosa

 

QUESTÃO 31

Ano: 2022 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Nova Hartz – RS Cargo: Técnico de Enfermagem

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

A ciência explica: por que choramos?

Choramos todos os dias para manter a córnea lubrificada. Mas as lágrimas emocionais são as que têm levado a mais investigações: são uma forma de libertar as __________ internas e não devem ser suprimidas por vergonha.

Em 1872, Charles Darwin escreveu que o choro é um “incidente, tão sem propósito quanto a __________ de lágrimas provocadas por um golpe exterior ao olho”. O naturalista britânico desvalorizava a capacidade emocional deste processo fisiológico, ignorando que envolve o sistema límbico (localizado no cérebro e responsável pelas __________).

É este que estimula o processamento de substâncias como a noradrenalina e a serotonina que levam o sistema nervoso autônomo (responsável por ações motoras, como o piscar de olhos) a contrair a glândula lacrimal que verte a lágrima. A emoção é essencial, Mister Darwin. Até um ator, quando tem de forçar o choro, recorre mentalmente a imagens que geram em si essa comoção em vez de ordenar aos olhos para mecanicamente o fazerem. São as chamadas lágrimas emocionais.

Além destas, diariamente libertamos lágrimas basais em pequenas quantidades (uma média de 0,75 a 1,1 gramas durante 24 horas) que mantêm a córnea lubrificada e, ocasionalmente, lágrimas reflexivas (quando o olho reage a uma partícula estranha – como os vapores de uma cebola cortada – ou a uma luz forte). Estas são semelhantes na sua composição química (água, sais minerais, gordura).

Contudo, as lágrimas emocionais (seremos, segundo o psicólogo holandês Ad Vingerhoets, os únicos animais a produzi-las) contêm mais proteínas, por isso que são mais viscosas: isso reduz a velocidade a que correm pela face, ajudando-as a cumprir a missão de serem vistas pelos outros para com eles criar laços.

(Fonte: Lusiadas.com – adaptado.)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

A tenssões | secreção | emoções

B tensões | secressão | emossões

C tensões | secreção | emoções

D tenções | secressão | emoções

 

QUESTÃO 32

Ano: 2022 Banca: UFMG Órgão: UFMG Cargo: Médico – Área Clínica Médica

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Instrução: leia o texto abaixo e responda a questão, relativas a ele.

O poder e a superioridade moral da rabiçaca

Xico Sá

1 abr. 2022

Ainda impressionado com a cena do Oscar — o tabefe do ator Will Smith na cara do humorista Chris Rock —, lembrei um gesto de superioridade moral que tem a marca do povo do Nordeste. Trato, óbvio, da rabiçaca (admite-se também a grafia rabissaca), aquela clássica atitude de desprezo com direito a virada brusca no corpo e uma sacodida de cabeça sob medida, de preferência com um efeito especial na cabeleira. […]

A rabiçaca é a solução, caro Will, embora entenda que a vida possa sair um pouco do roteiro, acontece. A rabiçaca é um gesto tão nobre que foge à alçada do cancelamento. Não há lei que a enquadre, é inimputável.

Nem o muxoxo, aquele estalo com a língua e os lábios, supera a rabiçaca. Vai bem nos personagens de Machado de Assis, mas anda um pouco datado, coisa de época. A rabiçaca segue atualíssima ̶ a cantora maranhense Pabllo é mestra nessa arte.

Por mais que o muxoxo contenha desprezo e desdém, não tem a carga dramática da rabiçaca. Deixemos esse gesto antigo reservado às humilhações sofridas pelo pobre Brás Cubas. Tabefe, tapa ou soco, jamais. No máximo um croque, um cascudo, uns bolos na palmatória, como fazia dona Heroína, minha primeira professora.

O problema do tapa, Chris Rock, nem é o tapa em si, é o barulho. O estalo é que humilha, assegurava Nelson Rodrigues, autoridade teatral por excelência. Outro cara do ramo, o amigo Gregório Duvivier, também escreveu, na Folha, um belo tratado sobre o assunto, incluindo o poder da bifa e suas variantes. Recomendo a leitura.

A rabiçaca, porém, é a melhor vingança. Falo como vítima. A última que dei, ainda era um jovem cabeludo e hippie no clube Titãs de Nova Olinda. Agora não tenho mais condições, rabiçaca de careca ninguém liga, ninguém leva a sério, perde muito em matéria de potência e dramaticidade.

(SÁ, Xico. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/xicosa/o-poder-e-a-superioridade-moral-da-rabicaca-1.3211652. Acesso em: 01 abr. 2022. Adapt.)

Releia esta passagem.

“Trato, óbvio, da rabiçaca (admite-se também a grafia rabissaca).”

Assinale a alternativa que apresenta par de palavras com a grafia CORRETA de acordo com a ortografia oficial da língua portuguesa.

A autossuficiente – essencial

B acíduo – eficiência

C escaça – acecível

D traço – anti-social

 

QUESTÃO 33

Ano: 2022 Banca: OBJETIVA Órgão: ARIS – SC Cargo: Engenheiro Sanitarista

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

O perigo do mito sobre ‘fortalecer’ o sistema imunológico

O sistema imunológico é o sistema biológico mais complexo do corpo humano, com _____________ do cérebro, e ele sendo assunto agora como nunca. A pandemia introduziu um novo vocabulário em nossas vidas. Falamos sobre imunidade natural em pessoas que se recuperaram de covid, em imunidade gerada por vacinas e em efeitos colaterais etc.

De repente, esses assuntos se tornaram tão comuns, quanto falar sobre o clima, mas o fato de a imunidade estar presente com mais frequência nas conversas não significa necessariamente que as pessoas saibam mais sobre ela. Talvez o maior equívoco seja a preocupação em obter um sistema imunológico “fortalecido”.

A Internet está cheia de produtos que prometem fazer exatamente isso: de café com proteína em pó e raízes místicas da floresta amazônica a pílulas de vitaminas, a lista é interminável; mas o que muitas pessoas não entendem é que o sistema imunológico pode ser perigoso. Não é uma coisa que queremos que seja desencadeada dentro de nós sem limites.

Trata-se, essencialmente, de uma ferramenta para distinguir “o outro”, o estranho, do “eu”. Se o estranho não estiver em uma lista de convidados muito ____________ que ___________ entrada gratuita, ele deve ser atacado e destruído – porque existe a possibilidade de ser prejudicial. O que as vacinas fazem, por exemplo, é ajudar no reconhecimento desse inimigo.

O mais importante para a saúde do sistema imunológico é ter uma dieta que forneça todas as vitaminas e nutrientes que seu corpo precisa, ingerindo frutas e legumes. Seu sistema imunológico constantemente produz muitos bilhões de novas células e elas precisam ser alimentadas.

Os efeitos positivos do exercício regular moderado para a saúde são conhecidos há muito tempo. A boa circulação permite que suas células e proteínas imunológicas se movam com mais eficiência e liberdade, o que as ajuda a fazer seu trabalho melhor. O exercício também pode retardar seu declínio na velhice.

Levar uma vida menos estressante traz benefícios tangíveis à nossa saúde de várias maneiras, e uma delas é o sistema imunológico. Sem entrar em muitos detalhes, o estresse pode desencadear uma série de eventos que atrapalham o trabalho e o equilíbrio desse sistema.

A realidade é que não somos iguais. As escolhas de estilo de vida importam. Talvez você fume ou não coma tão bem quanto os outros. Talvez você tenha um trabalho muito estressante ou um trabalho que o exponha mais aos vírus, ou talvez você simplesmente seja sedentário.

Há a genética. Uma pessoa pode ser melhor no combate aos vírus e outra, no combate às bactérias. Em terceiro lugar, há a ____________. Todo mundo afirma conhecer alguém que diz que nunca fica doente, mas isso não é verdade.

Então, talvez da próxima vez que você acordar com o nariz escorrendo ou um pouco suado, pense no exército de ajudantes que o mantém vivo. E em vez de se sentir azarado, sinta-se agradecido.

Fonte: BBC – adaptado.

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

A exceção | esclusiva| consede | percepção

B exceção| exclusiva | concede | percepção

C excessão | exclusiva | concede| percepsão

D excessão | esclusiva | consede| percepsão

 

QUESTÃO 34

Ano: 2022 Banca: AGIRH Órgão: Prefeitura de Cunha – SP Cargo: Secretário de Escola

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Aninha e Suas Pedras

 

Não te deixes destruir…

Ajuntando novas pedras

e construindo novos poemas.

Recria tua vida, sempre, sempre.

Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.

Faz de tua vida mesquinha

um poema.

E viverás no coração dos jovens

e na memória das gerações que hão de vir.

Esta fonte é para uso de todos os sedentos.

Toma a tua parte.

Vem a estas páginas

e não entraves seu uso aos que têm sede.

Cora Coralina

Leia as orações abaixo:

I O vereador teve seus direitos políticos ___________ por corrupção. (cassados/caçados)

II Meu piano precisa de um ___________ urgente, pois está quebrado. (conserto/concerto)

III Zezinho sempre foi um _______ jogador de futebol. (mal/mau)

Completa, correta e respectivamente, as lacunas das orações acima o exposto na alternativa:

A cassados – conserto – mau

B cassados – conserto – mal

C caçados – conserto – mal

D caçados – concerto – mau

 

QUESTÃO 35

Ano: 2022 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de São Paulo – SP Cargo: Guarda Civil Metropolitano

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

A opção abaixo em que um dos vocábulos está grafado erradamente é:

A aquiescer / descida / arborescer.

B adolescente / rescisão / florescer.

C fluorescente / condescender / arborescer.

D piscina / crescimento / adoescer.

E consciência / decréscimo / efervescer.

 

QUESTÃO 36

Ano: 2022 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Horizontina – RS Cargo: Agente Comunitário de Saúde

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Por que a Lua é importante para a Terra?

Durante séculos, o homem vem estudando a Lua e tentando descobrir como ela se formou e como passou a orbitar a Terra. O que se sabe, no entanto, é que nosso satélite natural é essencial para que haja vida por aqui.

A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – chamado de puxão ___________. Isso faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra.

Essa movimentação também acontece no material que existe no interior da Terra. Ao se mover, ele se torna muito aquecido, derretendo o silicato presente ali e formando o manto e o magma. Isso faz com que o planeta se mantenha vivo, em constante movimento.

A gravidade também estabiliza o movimento de rotação do nosso planeta, evitando mudanças em seu eixo. E é graças a esse eixo de rotação que, durante o ano, há uma alternância dos ____________ que se voltam para o Sol. É também por isso que existem as quatro estações do ano, que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio. Tudo isso é essencial para que os seres vivos tenham condições de se desenvolver.

A Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.

(Fonte: Recreio – adaptado.)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

A gravitacional | emisférios

B gravitassional | hemisférios

C gravitascional | hemesférios

D gravitacional | hemisférios

E gravitassional | emisférios

 

QUESTÃO 37

Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Contagem – MG Cargo: Técnico em Enfermagem

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Texto 01 – Amor, estranho amor

Saí atrasado do apartamento e, como na maioria das vezes¸ o elevador estava preso no 5º andar. Ainda dava para ouvir a ______ (I-discussãodiscursão) entre Sr. João e D. Marta:

D. Marta- “Vai embora, já vai tarde!!!”

Sr. João- “Vou, e vou levar a televisão!”

Desta vez a briga era por causa da televisão, ‘novela x futebol’; ontem foi por causa do freezer, ‘comida x cerveja’; e o casamento se arrastando por décadas.

Por fim, o elevador chegou. Sr. João estava irritado e nem me (II- ______ cumprimentou/ comprimentou)!

Fiquei calado. O elevador foi tomado por um silêncio oprimindo os espelhos… e o térreo que não chegava!!!

Por fim, descemos, entrei no carro e fui trabalhar.

Mais à noite, parei no saguão para tomar um café, esquentar aquele frio de agosto. Já no elevador, encontrei com o Sr. João, voltando, sorridente e meio sem graça. Não compreendi nada, eis que vi, em uma das redes sociais, a foto do casal. Era a marca congelada a ______ (III-selar/celar) aquele amor invisível, amor estranho que se esvai na memória do tempo.

O casal completava bodas de ouro naquele dia.

(Texto produzido especificamente para este concurso)

Volte ao texto 01 e escolha as palavras entre parênteses que preencham correta e respectivamente as lacunas.

A I- discussão – II- comprimentou – III- selar.

B I- discussão – II- cumprimentou – III- selar.

C I- discursão – II- comprimentou – III- celar.

D I- discursão – II- comprimentou – III- selar.

 

QUESTÃO 38

Ano: 2022 Banca: UFAC Órgão: UFAC Cargo: Médico

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Leia o texto abaixo e responda a questão

Felicidade Clandestina

Clarice Lispector

Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.

Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão–postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recife mesmo, onde morávamos, com suas pontes mais do que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”.

Mas que talento tinha para a crueldade. Ela toda era pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia.

Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou-me que possuía As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se f icar vivendo com ele, comendo-o, dormindo–o. E, completamente acima de minhas posses. Disse-me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria.

Até o dia seguinte eu me transformei na própria esperança de alegria: eu não vivia, nadava devagar num mar suave, as ondas me levavam e me traziam.

No dia seguinte fui à sua casa, literalmente correndo. Ela não morava num sobrado como eu, e sim numa casa. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo. Boquiaberta, saí devagar, mas em breve a esperança de novo me tomava toda e eu recomeçava na rua a andar pulando, que era o meu modo estranho de andar pelas ruas de Recife. Dessa vez nem caí: guiava-me a promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí nenhuma vez.

Mas não ficou simplesmente nisso. O plano secreto da filha do dono da livraria era tranquilo e diabólico. No dia seguinte lá estava eu à porta de sua casa, com um sorriso e o coração batendo. Para ouvir a resposta calma: o livro ainda não estava em seu poder, que eu voltasse no dia seguinte. Mal sabia eu como mais tarde, no decorrer da vida, o drama do “dia seguinte” com ela ia se repetir com meu coração batendo.

[…]

Até que um dia, quando eu estava à porta de sua casa, ouvindo humilde e silenciosa a sua recusa, apareceu sua mãe. Ela devia estar estranhando a aparição muda e diária daquela menina à porta de sua casa.[…]

E o pior para essa mulher não era a descoberta do que acontecia. Devia ser a descoberta horrorizada da filha que tinha. […] Foi então que, finalmente se refazendo, disse firme e calma para a filha: você vai emprestar o livro agora mesmo. E para mim: “E você fica com o livro por quanto tempo quiser.” Entendem? Valia mais do que me dar o livro: “pelo tempo que eu quisesse” é tudo o que uma pessoa, grande ou pequena, pode ter a ousadia de querer.

[…]

Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre ia ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar… Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada.

Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.

Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.

Assim como no trecho: “Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados.”, a palavra excessivamente é grafada com XC, leia as frases abaixo e assinale a alternativa em que há uma palavra que NÃO deve ser grafada com XC:

A Os alunos obtiveram e_____elentes resultados nas provas bimestrais.

B Após a feira, todo o material e_____edente foi enviado aos produtores.

C O fato e______epcional ocorrido durante a assembleia surpreendeu a todos.

D Decisões perigosas são tomadas na eferve_____ ência das emoções.

E Aquele escritor sempre foi considerado e_____ êntrico pela crítica.

 

QUESTÃO 39

Ano: 2022 Banca: IBADE Órgão: SES-MG Cargo: Área de Direito

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

A alternativa em que todos os vocábulos estão grafados CORRETAMENTE é:

A chineza – paralisia – apesar.

B convencional – essência – impecílio.

C pretenção – paralizia – cabeleireiro.

D intervenção – obsessão – abscesso.

E alteza – inverocímil – invencível.

 

QUESTÃO 40

Ano: 2022 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Sooretama – ES Cargo: Professor MAE-I – Ensino Fundamental Anos Iniciais

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que TODAS as palavras estão grafadas corretamente, segundo a ortografia oficial da língua portuguesa.

A paralização / afeiçoar / professor / insenso / sonso

B acentamento / açaí / excesso / conciência / passado

C assascino / assunto / eletrocução / acetona / maça

D linguiça / percevejo / universo / azucrinar / façanha

E ascendência / possilga / sebásseo / cresçer / melissa

 

QUESTÃO 41

Ano: 2022 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Sooretama – ES Cargo: Professor MAE-I – Educação Infantil

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Assinale a alternativa em que TODAS as palavras estão escritas segundo a ortografia oficial da língua portuguesa.

A sonso / açude / preguissa / mussarela / grosso.

B processo / cervo / acenar / excessão / sumisso.

C estraviar / assuntar / secressão / escreção / roça.

D pirraça / cevada / ecossistema / cisco / siso.

E ascensor / acessor / acesso / progresso / açúcar.

 

QUESTÃO 42

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Esteio – RS Cargo: Mecânico de Veículos

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

(Disponível em: https://www.fundacaoportuguesadopulmao.org/publicacoes/conteudos/cuidado-com-asondas-de-calor/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

A palavra “duração” é escrita com Ç. Assinale a alternativa que apresenta palavra escrita da mesma forma.

A Profe_or.

B Avi_ar.

C Aten_ão.

D Ver_ão.

E Abu_o.

 

QUESTÃO 43

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Porto Alegre – RS Cargo: Fonoaudiólogo

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Considerando a grafia das palavras, assinale a alternativa cujos vocábulos completam, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 06, 27, 31 e 32 (duas ocorrências.

A exceção – demasiado – digladiamos – pétreas – férreas

B exceção – demaseado – degladiamos – pétreas – férreas

C excesão – demaseado – degladiamos – pétrias – férreas

D excesão – demasiado – digladiamos – pétreas – férrias

E exceção – demasiado – degladiamos – pétrias – férrias

 

QUESTÃO 44

Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: IBGE Cargo: Coordenador Censitário de Área

Disciplina: Português Assunto: Ortografia – Emprego das letras

O Sueco mudará para uma nova residência no próximo mês. Ele elaborou uma lista com algumas pendências a serem solucionadas antes de sua mudança. Leia atentamente as alternativas abaixo e assinale, dentre as palavras em destaque, a única que apresenta uma palavra contendo desvio ortográfico.

A Reivindicar a alteração do endereço residencial junto ao banco.

B Solicitar a compania elétrica o religamento da energia

C Pintar a fachada.

D Retirar o enxame de abelhas da varanda.

E Verificar o funcionamento de registro de água.

 

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

 

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 11 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 12 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 13 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 14 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 15 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 16 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 17 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 18 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 19 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 20 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 21 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 22 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 23 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 24 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 25 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 26 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 27 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 28 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 29 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 30 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 31 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 32 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 33 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 34 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 35 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 36 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 37 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 38 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 39 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 40 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 41 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 42 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 43 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 44 LETRA B

COMBO INSS COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 26,90 COMECE A SE PREPARAR!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *