Menu fechado

Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

COMBO CARREIRA BANCÁRIA COM 9 APOSTILAS POR APENAS R$ 28,90 CLIQUE AQUI!!

 

Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

 

ATENÇÃO: Coloquei no final do vídeo 10 questões sobre o assunto para você praticar os conhecimento adquiridos aqui!!

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

A comunicação assertiva é um processo de comunicação que envolve a troca de mensagens com o uso de uma linguagem simples, clara (concisa), objetiva e coerente, sem rodeios ou ambiguidades. As mensagens têm que ser bem objetivas e claras para não dar margem para uma duplicidade de sentidos e criar confusões ou mal-entendidos e melhorar a eficácia da comunicação.

Para se passar uma mensagem é necessária que ela seja simples, clara (concisa), objetiva e coerente, ou seja, ela não pode dar margem a mais de uma interpretação.

Comunicação é a capacidade de entendimento entre as pessoas através do diálogo. A respeito de uma boa comunicação com o próximo, que corresponde a uma comunicação ASSERTIVA, é quando você age com clareza, objetividade e sinceridade. (Caiu em concurso Ano: 2024 Banca: UNIVIDA Órgão: Câmara de Guaratuba – PR);

É uma habilidade que nos ajuda a expressar nossos sentimentos, pensamentos e necessidades de forma clara e direta, sem ferir os sentimentos dos outros.

Esta habilidade melhora a nossa autoestima, nossas relações interpessoais e a nossa eficácia na comunicação.

O comunicador assertivo foca nas mensagens e não nas emoções, ou seja, escolhe as palavras para que não gere várias interpretações. Ele escuta ativamente deixando o outro falar. Conhece os seus limites. Com isso ele melhora o ambiente de trabalho, tornando-o mais respeitoso e cooperativo ajudando a construir relações de confiança dentro da empresa.

Para se comunicar assertivamente é necessário ter autoconhecimento, linguagem simples, escuta ativa, empatia e sem julgamento.

 

Fases da comunicação assertiva:

Observação, sentimentos, necessidades e pedido, cada uma desempenhando um papel importante para uma comunicação eficaz e respeitosa.

 

Modelo de comunicação não violenta de Marshall:

O conceito de comunicação não violenta foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Marshall B. Rosenberg com intuito de contribuir com os relacionamentos interpessoais e profissionais.

Visa, entre outros objetivos, gerar maior compreensão e colaboração nas relações interpessoais, profissionais e até pessoais.

A comunicação não violenta se baseia na resolução de conflitos e na aplicação de práticas diversificadas, buscando estimular, entre outros, a compaixão e a empatia.

A comunicação não violenta ajuda a tornar mais assertivas as relações entre as pessoas e possibilita que a compaixão natural do ser humano floresça. Segundo Marshall Rosenberg (2018), os pilares da comunicação não violenta são autocompaixão, autenticidade, empatia. (Caiu em concursoAno: 2022 Banca: CEFET-MG Órgão: CEFET-MG);

 

São quatro componentes essenciais que se tornam base de qualquer comunicação (expressar e ouvir). É se expressar de forma clara e honesta em todas estes componentes.

Observação: refere-se às situações que estamos observando e vivenciando e que afetam nosso bem-estar;

Sentimentos: refere-se a como nos sentimos perante aquilo que estamos observando;

Necessidades: refere-se às necessidades (valores, desejos etc.) relacionadas aos sentimentos identificados;

Pedido: refere-se às ações concretas que pedimos para outra pessoa com o intuito de enriquecer nossa vida.

Os quatro componentes acima mencionados podem ser realizados sem que seja pronunciada uma só palavra. A essência dessa forma de comunicação está na consciência desses quatro elementos e no desejo de se expressar e ouvir com compaixão, honestidade e empatia. (Fonte: MP-PI);

 

Tipos de comportamentos:

 

Comportamento Passivo: é submisso e não costuma expor sua própria opinião. Tem o tom de voz baixo e costuma ficar olhando para o chão demonstrando insegurança e vergonha. Ele abre mão de seus direitos e omitem suas opiniões. Tem dificuldade de dizer “não” e não consegue se impor em situações na qual está tendo prejuízo. Tem fama de “tolerantes demais”, complacentes.

 

Comportamento passivo agressivo: Disfarça a sua agressividade com brincadeiras ou sarcasmo. Se expressa de forma indireta seu descontentamento ou desacordo. Ele evita uma comunicação direta e honesta.

Comportamento passivo agressivo envolve trocas verbais restritas por parte de alguém que se sente seguro quanto a determinada situação, por vezes agindo com sarcasmo. (Caiu em concursoAno: 2022 Banca: FAURGS Órgão: SES-RS);

 

Comportamento agressivo: Não considera a necessidade dos outros e é rude. Este é o comportamento que mais causa prejuízos, pois costuma ser intimidador e ofender as pessoas com o objetivo de conseguir o que deseja. Não aceita que discordem dele, pois sempre acha que está certo.

 

Comportamento assertivo: Ele é o mais equilibrado, pois tem segurança em agir e falar com uma postura firme com comunicação clara e direta. Olha nos olhos da pessoa que está se comunicando.

Pessoa de comportamento assertivo alcançam com mais facilidade os cargos de liderança. Por serem firmes em suas opiniões, podem também causar incômodo nas pessoas, por isso, devem tratar as pessoas de forma respeitosa e assim evitar conflitos. Ele deve agir com respeito, empatia e objetividade.

 

Dicas para uma comunicação assertiva:

Ir direto ao ponto, mas ter cuidado para não parecer agressivo; expor ideias sem rodeios, mas evitar julgar ou impor seu ponto de vista.

Ter cuidado com o idioma, principalmente, a forma escrita.

Manter contato visual e linguagem corporal receptiva.

Enfrentar situações com equilíbrio e coerência.

Agir com tranquilidade diante de opiniões contrárias

Aprenda a identificar o momento certo para abordar cada assunto.

Ficar atento à linguagem corporal, pois a comunicação também é formada pelo uso do corpo.

Pensar em como seria estar no lugar do outro enquanto se comunica.

Analise a forma como você se comunica e se expressa e verifique se é ofensivo de alguma forma.

Expressar opiniões de forma respeitosa, concisa e clara;

Certifique-se de que a mensagem foi entendida conforme esperado, verificando o que foi entendido pelo outro, através da repetição.

Sabem enfrentar situações difíceis com equilíbrio e coerência. Quando alguém apresenta uma opinião contrária, agem com tranquilidade ao falar, comunicam-se de forma equilibrada, expressam opiniões de forma respeitosa, concisa e clara (o que minimiza desentendimentos e torna os relacionamentos profissionais e pessoais mais harmoniosos), mantém contato visual e a linguagem corporal é receptiva, essas são características da comunicação assertiva (Caiu em concursoAno: 2023 Banca: Unesc Órgão: Câmara de Itapema – SC);

 

Pontos favoráveis de uma comunicação assertiva:

Promoção de um ambiente corporativo saudável e acolhedor;

Construir e manter relações harmoniosas entre líderes e funcionários.

Fortalecimento de uma cultura de trabalho em equipe;

Evitar conflitos e desentendimentos, fortalecendo o clima organizacional.

Abertura para expor ideias e opiniões;

Aumento da produtividade

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2024 Banca: UNIVIDA Órgão: Câmara de Guaratuba – PR Cargo: Auxiliar de Serviços Gerais

Disciplina: Português Assunto: Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

Comunicação é a capacidade de entendimento entre as pessoas através do diálogo. A respeito de uma boa comunicação com o próximo, marque a alternativa que corresponde a uma comunicação ASSERTIVA:

A Quando você se silencia e escuta o outro de maneira focada.

B Quando você age com clareza, objetividade e sinceridade.

C Quando você demonstra o desejo de servir.

D Quando você evita tratamentos íntimos e diminutivos.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2024 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Travesseiro – RS Cargo: Monitor de Educação Infantil

Disciplina: Português Assunto: Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

Durante uma reunião de equipe, um membro precisa expressar preocupação sobre o andamento de um projeto, mencionando que as tarefas não estão sendo concluídas conforme o planejado. Qual das seguintes falas melhor representa a comunicação assertiva diante da situação?

A “Vocês sempre atrasam as coisas! Não posso confiar em ninguém para realizar as tarefas.”

B “Sinto que estamos enfrentando alguns atrasos no projeto. Podemos discutir maneiras de melhorar a eficiência e cumprir os prazos?”

C “Eu já sabia que isso ia acontecer. Sempre é assim, ninguém se importa com o que está acontecendo.”

D “Estou cansado dessa falta de comprometimento. Precisamos ser mais profissionais e responsáveis com nossos prazos.”

 

QUESTÃO 3

Ano: 2024 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Pato Bragado – PR Cargo: Dentista

Disciplina: Português Assunto: Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

Ao apresentar uma ideia aos colegas de trabalho, um profissional percebe que alguns membros estão céticos em relação à proposta. Qual das seguintes falas melhor reflete uma forma de comunicação assertiva que esse profissional pode utilizar para lidar construtivamente com a situação?

A “Eu vejo que alguns de vocês têm dúvidas sobre a minha proposta. Podemos discutir mais detalhes e explorar alternativas juntos?”

B “Essa ideia é completamente equivocada. Não sei como pensei que isso funcionaria.”

C “Eu sabia que vocês não entenderiam. Sempre preferem as ideias antigas e ultrapassadas.”

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

D “Estou decepcionado com a falta de apoio aqui. Se não conseguem reconhecer uma boa ideia, não sei o que dizer.”

 

QUESTÃO 4

Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: SAD-MS Cargo: Auxiliar de Serviços Hospitalares

Disciplina: Português Assunto: Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

O trabalho em equipe requer que todos exercitem suas habilidades de comunicação, evitando ruídos que possam causar conflitos nas relações. Para isso, é importante comunicar-se de forma assertiva, tendo em vista algumas habilidades de comportamento comunicacional que facilitem a compreensão da mensagem pelo outro e tornem o processo mais claro, objetivo e honesto. Uma maneira de certificar-se de que a mensagem foi entendida conforme esperado é:

A falar mais alto até ser entendido

B fazer perguntas retóricas sempre que necessário

C solicitar que outras pessoas falem a sua mensagem

D fazer leitura facial da pessoa que está ouvindo a mensagem

E verificar o que foi entendido pelo outro, através da repetição

 

QUESTÃO 5

Ano: 2024 Banca: UNIVIDA Órgão: Câmara de Guaratuba – PR Cargo: Auxiliar de Expediente

Disciplina: Português Assunto: Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

A comunicação no ambiente de trabalho, quando assertiva, pode se tornar uma base sólida para:

I – construir e manter relações harmoniosas entre líderes e funcionários.

II – fomentar uma cultura de desrespeito mútuo.

III – evitar conflitos e desentendimentos, fortalecendo o clima organizacional.

É correto o que se afirma em:

A II, apenas.

B II e III, apenas.

C I e II, apenas.

D I e III, apenas.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Cuiabá – MT Cargo: Agente de Saúde /Agente de Call Center

Disciplina: Português Assunto: Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

Em contexto profissional deve ser privilegiada a comunicação assertiva. Assinale a alternativa que contenha uma frase assertiva em contexto de atendimento telefônico ao cliente.

A Tem a certeza?

B Não tenho a certeza

C Pelo que me diz, o senhor está chateado

D Fala sério, cara!

 

QUESTÃO 7

Ano: 2023 Banca: Unesc Órgão: Câmara de Itapema – SC Cargo: Recepcionista

Disciplina: Português Assunto: Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

Sabem enfrentar situações difíceis com equilíbrio e coerência. Quando alguém apresenta uma opinião contrária, agem com tranquilidade ao falar, comunicam-se de forma equilibrada, expressam opiniões de forma respeitosa, concisa e clara (o que minimiza desentendimentos e torna os relacionamentos profissionais e pessoais mais harmoniosos), mantém contato visual e a linguagem corporal é receptiva, essas são características da comunicação?

Fonte disponível em: <https://saudedebate.com.br/noticias/ comunicacao-passiva-assertiva-e-agressiva-como-voce-se- comunica/>

A Sarcástica.

B Assertiva.

C Agressiva.

D Debochada.

E Passiva.

 

QUESTÃO 8

Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Timbó – SC Cargo: Agente de Segurança Educacional

Disciplina: Português Assunto: Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

Sobre a comunicação não violenta, analise as assertivas a seguir:

I.Visa, entre outros objetivos, gerar maior compreensão e colaboração nas relações interpessoais, profissionais e até pessoais.

II.A comunicação não violenta se baseia na resolução de conflitos e na aplicação de práticas diversificadas, buscando estimular, entre outros, a compaixão e a empatia.

III.O conceito de comunicação não violenta foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Marshall B. Rosenberg com intuito de contribuir com os relacionamentos interpessoais e profissionais.

É correto o que se afirma em:

A I, II e III.

B III, apenas.

C I e III, apenas.

D I, apenas.

E II, apenas.

 

QUESTÃO 9

Ano: 2023 Banca: Unesc Órgão: Câmara de Itapema – SC Cargo: Recepcionista

Disciplina: Português Assunto: Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

Para uma boa convivência na sociedade a boa comunicação é o caminho. Ajuda a esclarecer mal-entendidos, diminuir conflitos, e torna as relações mais pacíficas e agradáveis. O oposto também é verdade. Quando você se comunica mal, ou não presta atenção na forma como se comunica, pode criar situações desconfortáveis, ou passar a mensagem errada para quem conversa com você, tudo por conta da forma como você falou alguma coisa. Avalie as alternativas abaixo e assinale a opção que descreve características do comunicador passivo.

Fonte disponível em: <https://saudedebate.com.br/noticias/ comunicacao-passiva-assertiva-e-agressiva-como-voce-se -comunica/>

A Tem fama de “tolerantes demais”, complacentes.

B Não controlam as expressões faciais, são sisudas.

C Mantém contato visual.

D Vão direto ao ponto, mas com a preocupação de falar o que precisam sem que o humor ou problemas pessoais interfiram.

E Comunicam-se de forma hostil e sarcástica, o que intimida as pessoas.

 

QUESTÃO 10

Ano: 2022 Banca: CEFET-MG Órgão: CEFET-MG Cargo: Assistente de Alunos

Disciplina: Português Assunto: Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.

A comunicação não violenta ajuda a tornar mais assertivas as relações entre as pessoas e possibilita que a compaixão natural do ser humano floresça. Segundo Marshall Rosenberg (2018), os pilares da comunicação não violenta são

A empatia, solidariedade, escuta ativa.

B empatia, acolhimento, solidariedade.

C autocompaixão, autenticidade, empatia.

D empatia, tempo para o outro, solidariedade.

E sinceridade, amor ao próximo, escuta ativa.

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA E

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA C

COMBO INSS COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 26,90 COMECE A SE PREPARAR!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *