Menu fechado

Ética, princípios e valores.

COMBO CARREIRA BANCÁRIA COM 9 APOSTILAS POR APENAS R$ 28,90 CLIQUE AQUI!!

 

Ética, princípios e valores.

 

ATENÇÃO: No final do vídeo eu coloquei 10 questões sobre este assunto para você praticar seus conhecimentos adquiridos aqui!!

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Para entendermos os princípios e valores éticos é necessário entender o que é ética.

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

A ética não é mutável no sentido de que os princípios éticos fundamentais, como honestidade, justiça, liberdade, igualdade e respeito pelos direitos humanos, tendem a ser universais e não variam significativamente ao longo do tempo ou em diferentes contextos culturais.

A palavra ética é de origem grega, ethos, e significa costume. A ética deve ser entendida como um conjunto de princípios básicos que visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas.

Cada sociedade tem sua própria ética – conjunto de ethos que confere certa especificidade à sociedade ou à organização. Característica comum a um grupo de indivíduos pertencentes a uma mesma sociedade. (caiu em concurso Ano: 2023 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: IF-MA);

 

Ética é um grupo de princípios básicos que pretende regular a conduta e modo de agir de um grupo social.

Ética é um conjunto de princípios que regem o comportamento humano e suas relações interpessoais. (caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: IESES Órgão: IBHASES);

A ética estuda os valores e a conduta moral das pessoas. (caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: IESES Órgão: IBHASES);

 

A palavra “ética” também pode ser definida como um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano na tentativa de explicar as regras morais de forma racional e fundamentada. Nesse sentido, trata-se de uma reflexão sobre a moral, podendo-se afirmar que a ética é a parte da filosofia que estuda a moral, pois reflete e questiona sobre as regras morais.

 

A ética é subjetiva e teórica

 

O que é uma conduta ética?

Conduta ética é o comportamento baseado em princípios e valores morais. (caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: IESES Órgão: IBHASES);

De uma maneira mais simples, a ética estuda os costumes das pessoas em sociedade, criando princípios e valores para guiar as pessoas a terem atitudes corretas e dentro da lei, que não interfira no direito de outras pessoas.

Hoje várias classes utilizam a palavra ética para indicar os valores de seu grupo social, como a ética médica, ética publica ou mesmo a ética de uma empresa.

A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas na sociedade e seus grupos.

Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem-estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado.

Simplificando: É ser honesto, solidário e justo. Ser uma pessoa de caráter.

 

A ética é um conjunto de princípios que orientam o comportamento humano em sociedade, visando ao bem comum e à justiça. (Caiu em concurso Ano: 2024 Banca: IGEDUC Órgão: Prefeitura de Garanhuns – PE);

 

Princípios e valores éticos

Para entendermos os conceitos de princípios e valores éticos, devemos saber diferenciar regras de princípios.

Regras são normas de conduta claras e objetivas. Já os princípios são noções de valores, que ajudam a interpretar as regras.

Quando falamos em ética, nós temos os princípios como base para aplicar a ética na prática. Os princípios éticos são a essência para a ação humana ir em direção para o bem.

Nós devemos então optar pela prática de virtudes, isto é, ir em direção ao valor moral, como forma de implementar o comportamento ético.

No campo ético, valores são os objetos da escolha moral, para que tenhamos como objetivo uma ação ética.

Os valores dos indivíduos representam a base de sua conduta, pois mostra como se comportar perante as pessoas que ele se relaciona.

Os valores éticos não são naturais, e sim culturais.

Os valores éticos são manifestações de um ideal voltado para a perfeição e ter com hábito na sua vida a boa conduta.

Temos como princípios e valores a igualdade, liberdade, solidariedade, honestidade, justiça, responsabilidade e respeito.

Veremos agora um pouco de cada um destes princípios e valores:

 

Igualdade:

Este princípio diz que todas as pessoas são iguais e por isso, devem ser tratadas iguais sem preferências alguma. Todas as pessoas devem ter as mesmas oportunidades, direitos e deveres.

Aristóteles dizia que o princípio da igualdade não é tratar todos iguais e sim que os iguais devem ser tratados de forma igual e os desiguais de maneira desigual na medida de sua desigualdade. Na prática se houver desigualdade devemos tratar de forma desigual para reduzir esta desigualdade.

Diferença entre igualdade e equidade:

A igualdade é baseada no princípio da universalidade, ou seja, que todos devem ser regidos pelas mesmas regras e devem ter os mesmos direitos e deveres.

A equidade, por outro lado, reconhece que não somos todos iguais e que é preciso ajustar esse “desequilíbrio”.

Se nosso objetivo é garantir que as pessoas desfrutem das mesmas oportunidades, não podemos deixar de considerar as diferenças individuais.

Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.

Por exemplo, em um pronto-socorro, a vítima de acidente grave passa à frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.

Portanto, a distinção entre equidade e igualdade é fundamental para respeitar verdadeiramente as diversidades e ser, de fato, inclusivo. Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

 

Liberdade:

Liberdade significa o direito de agir segundo a sua vontade, mas deve ser usada com responsabilidade para não prejudicar outra pessoa ou ferir princípios éticos e legais. Temos por exemplo a liberdade de expressão na qual podermos falar sobre nossas opiniões sem ser censurado. Mas esta liberdade tem limites quando esta opinião discrimina pessoas, ou grupos com declarações injuriosas e difamatórias. É o poder que qualquer pessoa pode usar, mas nos limites da lei.

 

Solidariedade/ fraternidade:

É um sentimento em relação ao sofrimento dos outros, é ajudar as pessoas que precisam de ajuda. É uma responsabilidade mútua, onde todos se sentem responsável um pelos outros cooperando entre si. São pessoas em uma situação melhor ajudando outras que estão em situação pior que a sua.

 

Honestidade:

Ser honesto é ser verdadeiro, ou seja, não mente e não engana. É uma pessoa que tem dignidade. Ele é contra a Lei de Gerson, aquele da propaganda que estimulava as pessoas a levarem vantagem e serem espertas. É observador das regras morais.

A honestidade é ligada à pessoa íntegra, decente e de honra, é uma pessoa que tem a coragem de cumprir com suas obrigações corretamente, mesmo que gere alguma consequência, pois é uma pessoa de moral elevado.

 

Justiça:

É um princípio que mantém a ordem social, é ser justo com todos respeitando o princípio da igualdade, onde todos somos iguais. A justiça é “cega” buscando a igualdade de todos perante a lei. A pessoa justa se preocupa com o bem estar de todos e não apenas o seu.

 

Responsabilidade:

É ser responsável e responder por seus atos, mesmo que algo saia errado.

 

Respeito:

É o ato de respeitar e ter consideração ao próximo. O respeito faz a pessoa não ter atitudes perversas contra outra. A pessoa deve respeitar para ser respeitado. Respeitar é não ofender ou discriminar outra pessoa por que ela pensa ou vive diferente de você (se o viver ou pensar dela não desrespeitem outras pessoas).

 

O que se espera dos ocupantes dos cargos públicos?

• Vínculo permanente.

• Concentração no trabalho.

• Dedicação.

• Empenho para servir à comunidade.

• Competência.

Dos ocupantes desses cargos não se espera um vínculo eventual ou superficial, mas uma concentração, intelectual e emocional, na função pública escolhida. Por isso, essa função tem que estar relacionada a um talento real, desenvolvido pela educação e pela experiência ao exercê-la.

Uma dedicação plena e por toda uma vida só pode dar certo se o candidato ao cargo tiver, além do empenho para servir à comunidade, a competência e o gosto para fazer o que se espera do cargo. Do contrário, em pouco tempo, o desempenho se tornará enfadonho, com prejuízo ao público e ao próprio servidor.

Fonte: Enap

 

No âmbito do serviço público, agir com base em princípios éticos é caracterizado por ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. (Caiu em concurso – Ano: 2024 Banca: UFMT Órgão: Prefeitura de Cáceres – MT);

A ética no serviço público engloba práticas que nem sempre se aplicam ao privado, como por exemplo, garantir a legalidade das ações praticadas. (Caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: AMEOSC Órgão: Prefeitura de Palma Sola – SC);

 

Interesse público, integridade, imparcialidade, transparência, honestidade, responsabilidade, competência, qualidade, eficiência e equidade dos serviços públicos são princípios fundamentais da ética na administração pública. (Caiu em concurso – Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim – ES);

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2024 Banca: IGEDUC Órgão: Prefeitura de Garanhuns – PE Cargo: Guarda Municipal

Disciplina: Ética Assunto: Ética, princípios e valores.

Julgue o item subsequente.

A ética é um conjunto de princípios que orientam o comportamento humano em sociedade, visando ao bem comum e à justiça.

Certo

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

Errado

 

QUESTÃO 2

Ano: 2023 Banca: IESES Órgão: IBHASES Cargo: Auxiliar Administrativo

Disciplina: Ética Assunto: Ética, princípios e valores.

Qual é o conceito de ética?

A Conjunto de conhecimentos científicos sobre o comportamento humano.

B Conjunto de normas legais que determinam o comportamento dos indivíduos.

C Conjunto de princípios que regem o comportamento humano e suas relações interpessoais.

D Conjunto de valores pessoais que orientam as escolhas individuais.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2023 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: IF-MA Cargo: Assistente em Administração

Disciplina: Ética Assunto: Ética, princípios e valores.

Cada sociedade tem sua própria ética – conjunto de ethos que confere certa especificidade à sociedade ou à organização. Assinale a alternativa que apresenta um conceito de ethos.

A Característica comum a todos os indivíduos pertencentes à comunidade global.

B Característica sociocultural que se encontra uniformemente distribuída na sociedade.

C Característica comum a um grupo de indivíduos pertencentes a uma mesma sociedade.

D Característica de cada classe econômica e social diferenciadora das pessoas.

E Característica profissional e técnica distintiva de determinada categoria de trabalhadores.

 

QUESTÃO 4

Ano: 2023 Banca: IESES Órgão: IBHASES Cargo: Auxiliar de Limpeza

Disciplina: Ética Assunto: Conceito de ética

O que a ética estuda?

A As formas de promoção na carreira pública.

B Os valores e a conduta moral das pessoas.

C As técnicas de trabalho no setor público.

D As leis e regulamentos do serviço público.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2023 Banca: CONSULPAM Órgão: CISCOPAR Cargo: Telefonista

Disciplina: Ética Assunto: Conceito de ética

A ética tem a ver com características pessoais e influi diretamente no relacionamento entre pessoas. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:

A Destempero.

B Absenteísmo.

C Egocentrismo.

D Equidade.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2023 Banca: AMEOSC Órgão: Prefeitura de Palma Sola – SC Cargo: Recepcionista

Disciplina: Ética Assunto: Ética no serviço público

A ética no serviço público engloba práticas que nem sempre se aplicam ao privado, como por exemplo:

A Garantir a legalidade das ações praticadas.

B Dar prioridade a interesses individuais.

C Usar a máquina pública em benefício próprio.

D Atender com presteza e eficiência.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2023 Banca: IESES Órgão: IBHASES Cargo: Auxiliar de Limpeza

Disciplina: Ética Assunto: Ética, princípios e valores

O que é conduta ética?

A O comportamento baseado em princípios e valores morais.

B A obediência cega às normas do serviço público.

C A busca por benefícios pessoais no ambiente de trabalho.

D O cumprimento de regras estabelecidas pela chefia.

 

QUESTÃO 8

Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim – ES

Cargo: Agente Administrativo

Disciplina: Ética Assunto: Ética, princípios e valores

A respeito da ética, da moral, dos princípios e dos valores, julgue o item seguinte.

A ética é mutável e está diretamente relacionada com as práticas culturais.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 9

Ano: 2024 Banca: FAU Órgão: Prefeitura de Prudentópolis – PR Cargo: Agente Administrativo

Disciplina: Ética Assunto: Ética, princípios e valores

A palavra ética é de origem grega, ethos, e significa costume. A ética deve ser entendida como um conjunto de princípios básicos que visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas. São consideradas atitudes éticas no trabalho:

A Utilizar informações e influências obtidas na posição para conseguir vantagens pessoais.

B Negar-se a prestar colaboração nas dependências da organização para quem trabalhe.

C Prestar serviço de forma eficiente, sem demora e sem abandono do trabalho que foi solicitado.

D Fomentar a discórdia no ambiente organizacional.

E Delegar a outras pessoas a execução de trabalhos que em forma estritamente confidencial lhe tenha sido solicitada.

 

QUESTÃO 10

Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim – ES Cargo: Guarda Municipal

Disciplina: Ética Assunto: Ética, princípios e valores

A respeito dos fundamentos da ética na administração pública, julgue o item a seguir.

Interesse público, integridade, imparcialidade, transparência, honestidade, responsabilidade, competência, qualidade, eficiência e equidade dos serviços públicos são princípios fundamentais da ética na administração pública.

Certo

Errado

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 CERTO

COMBO INSS COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 26,90 COMECE A SE PREPARAR!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *