Menu fechado

Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais.

Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Atualização 2024

 

Articulação do texto

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Para construirmos um texto, precisamos de palavras. Estas palavras para terem um sentido precisam estar ligadas entre si. Esta ligação é feita por pronomes ou conjunções. Temos também as expressões referenciais e operadores sequenciais que darão uma coesão ao texto. Estas expressões e operadores ajudam a tornar o texto mais compreensivo evitando repetições de palavras ou redundâncias (repetição de ideias ou excesso de palavras ou expressões).

Pronomes

Pronome: palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo lhe os limites de significação; Ele pode também trazer de volta uma frase ou ideia já expressa no texto.

Ex.: Ele prestou socorro

É palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui ou determina um substantivo, relacionando-o às três pessoas do discurso.

Quanto às pessoas do discurso, temos:

1ª pessoa – aquele que fala, emissor;

2ª pessoa – aquele com quem se fala, receptor;

3ª pessoa – aquele de que ou de quem se fala, referente.

Ex.: Minha tia é legal, mas a sua é chata

 

No vídeo abaixo eu aprofundo mais sobre pronomes

 

 

Expressões referenciais:

 

As expressões referenciais são usadas para introduzir algo no texto ou fazer referência a algo que já foi dito no texto.

Exemplo: O SENAI oferece cursos de marceneiro e padeiro em sua unidade de Vila Velha. Estes cursos têm 20 vagas cada um.

Neste texto verificamos que “cursos de marceneiro e padeiro” foi introduzido no texto e “estes cursos” faz referência aos cursos de marceneiro e padeiro.

 

Nexos

 

O nexo é a união entre duas ou mais coisas. Ele dá coerência e coesão ao texto ligando de forma simples e harmoniosa situações, acontecimentos ou ideias; Ele conecta as palavras para dar sentido e lógica a este texto.

A Coesão e a Coerência são elementos fundamentais na construção de um texto.

Para um texto fazer sentido para quem está lendo ele tem que estar bem organizado e flua naturalmente, ou seja, tem que ter coesão e coerência.

A coesão e a coerência exercem funções diferentes dentro de um texto e são fundamentais para desenvolver um bom texto. O texto pode ser coeso e incoerente ao mesmo tempo.

A coesão textual são as regras gramaticais, isto é, a articulação interna. Já a coerência objetiva o conteúdo do texto, ou seja, a articulação externa do texto.

 

Coesão textual

Coesão Textual são elementos utilizados para garantir a ligação entre as palavras e interligar partes diferentes do texto. Estas ligações são feitas através de pronomes, preposições e conjunções.

É saber usar as palavras como preposições, conjunções e pronomes de forma correta, para se criar uma harmonia entre as diversas partes do texto;

Para se ter a harmonia entre as partes do texto deve-se empregar conectivos ou elementos coesivos para dar sentido entre as partes do texto, ou seja, se você utilizar de maneira errada os conectivos, o texto perderá a coesão;

Exemplo de um uso errado de um conectivo:

João é um excelente aluno, portanto sempre repete o ano;

O conectivo “portanto” tem sentido de conclusão, mas ele não confere um sentido entre as duas frases, pois a conclusão de repetir o ano, não tem nada a ver com ele ser excelente aluno.

Qual é o problema na coesão:

Fica bem claro que na verdade as frases se opõem:

Excelente aluno x repetir o ano.

Se elas se opõem devemos utilizar um conectivo que passe a mensagem de oposição (adversativa) como todavia, entretanto, contudo, porém ou mas por exemplo.

Vamos agora reescrever as frases utilizando o conectivo correto:

João é um excelente aluno, porém sempre repete o ano;

João é um excelente aluno, entretanto sempre repete o ano.

Para falarmos de coesão é necessário entender os mecanismos chamados de anáfora e catáfora;

A anáfora retorna um elemento anteriormente expresso e a catáfora antecipa um elemento posterior no texto ajudando a manter a harmonia do texto.

 

Coerência textual

A coerência textual dá lógica entre estas ligações de situações, acontecimentos ou ideias para que o texto faça sentido e não tenha contradição. Ela evita vícios de linguagem (Palavras ou construções que dificultam a compreensão do texto).

A coerência objetiva o conteúdo do texto, ou seja, a articulação externa do texto.

Um texto tem coerência quando tem um equilíbrio entre as ideias dentro do texto.

A coerência une as ideias para que façam sentido e dê um significado ao texto, ou seja, ela cria uma relação harmônica entre as ideias que aparecem no texto;

O texto para ter coerência não pode se contradizer nas ideias e nem repetir demasiadamente palavras e deve passar uma mensagem.

Partes do texto podem falar de assuntos diferentes, mas devem ter uma relação entre si para manter a coerência, pois senão poderá passar a sensação de que mudou de assunto sem avisar o leitor, ou seja, o texto tem que ter continuidade;

 

No vídeo abaixo eu aprofundo mais sobre Coesão e Coerência

 

Operadores sequenciais

 

Os operadores sequenciais são recursos de coesão textual, especificamente a coesão sequencial.

 

Coesão sequencial

Para a coesão sequencial, são usados conjunções, conectivos e expressões que dão continuidade aos assuntos e ligam as orações para que possam ser articuladas e relacionadas.

A coesão textual usa expressões que são responsáveis pela coesão sequencial nos textos.

Adição/inclusão: Além disso, também, até; é certo que…

Oposição: Todavia, mas, porém…

Afirmação/igualdade: Na verdade, realmente…

Exclusão: Senão, apenas, exceto…

Enumeração: A princípio, em…

Explicação: Como vimos, portanto, isto é, por exemplo…

Conclusão: Por fim, finalmente, em última análise…

Continuação: No geral, por sua vez…

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *