Menu fechado

Ética e democracia: Exercício da cidadania

COMBO CARREIRA BANCÁRIA COM 9 APOSTILAS POR APENAS R$ 28,90 CLIQUE AQUI!!

 

Ética e democracia: Exercício da cidadania – Atualização 2024

 

ATENÇÃO: No final coloquei questões de concursos para você praticar seus conhecimentos adquiridos aqui.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

ÉTICA E DEMOCRACIA

 

ÉTICA: Uma conduta ética pode ser um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais. Nesse sentido, trata-se de uma reflexão sobre a moral, podendo-se afirmar que a ética é a parte da filosofia que estuda a moral, pois reflete e questiona sobre as regras morais.

DEMOCRACIA: Etimologicamente, o termo democracia vem do grego demokratía, em que demo significa povo e kratía, poder. Logo, a definição de democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo.

 

Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. (Caiu em concurso – Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: TRE-PA);

 

Uma convivência democrática requer o respeito à diferença e à diversidade; o reconhecimento de que temos direitos iguais e convivemos na mesma sociedade. É a liberdade, a tolerância e a sabedoria de conviver com as diferenças.

 

A manutenção e o estímulo da conduta ética do Estado efetiva e materializa a democracia. A democracia não é um simples plano de intenções do Estado e da sociedade. (Caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: ACCESS Órgão: Prefeitura de Dores do Indaiá – MG);

 

CIDADANIA: Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Os direitos do cidadão aumentam na mesma proporção de seus deveres perante a sociedade.

Exercer a cidadania plena é quando o cidadão tem direitos civis, políticos e sociais. Ou seja, é a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas e socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos.

 

A cidadania contempla os aspectos civil, político e social. (Caiu em concurso – Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim – ES);

 

As cidadanias podem ser divididas entre:

Cidadania civil – garantia de direitos relativos à liberdade; Liberdade de opinião e expressão, liberdade de crença, liberdade de locomoção e etc…

Cidadania política – garantia de direitos à participação política; São direitos políticos, os direitos de eleger e ser eleito, ou seja, você tem o direito de votar e de se candidatar a um cargo público.

Cidadania social – Garantir os direitos relacionados à dignidade da vida humana (respeito aos direitos humanos, direitos ao trabalho, alimentação, moradia, lazer, saúde, educação, etc.)

 

ÉTICA E CIDADANIA:

Trata-se do conjunto de direitos e deveres pelo qual o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. NÃO há cidadania SEM ÉTICA.

 

Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia

 

Hoje vivemos novamente com a democracia e retorno da ética e apesar de muitas coisas ainda precisarem ser mudadas, já estão começando a prenderem políticos por corrupção e desvio de dinheiro objetivando a moralidade e interesse público.

Muitos criticam a Constituição de 1988, mas com ela foi restaurada a democracia como regime político depois da ditadura militar.

A essência da democracia é dar poder ao povo para interferir no Estado. Esta interferência se dá através do voto, onde o povo diz quem eles querem que comande o Estado.

Mas não é um cheque em branco, pois os escolhidos vem prestar contas de seus atos no poder.

O povo espera de seus governantes um comportamento ético adequados à função pública.

A sociedade através de seus valores éticos e morais, devem acompanhar seus representantes para que eles ajam de acordo com estes valores e trabalhem sempre observando o interesse público.

 

Conforme o artigo 14º da Constituição Federal:

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

I – plebiscito;

II – referendo;

III – iniciativa popular.

O cidadão exerce a democracia de forma indireta através do voto, pois as pessoas vão exercer sua democracia por meio de seus representantes eleitos e de forma direta através de plebiscito, referendo e iniciativa popular, podemos então dizer que a democracia no Brasil é semidireta.

 

O empregador que não assina a carteira de sua empregada doméstica está prejudicando uma ordem social da qual ele mesmo se beneficia. (Caiu em concurso – Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim – ES);

 

Quando o empregador assina a carteira de trabalho de um funcionário, ele beneficiará toda uma rede de assistência, onde todos os contribuintes diretos ou não irão se beneficiar. Quanto menos contribuintes, menor será os benefícios distribuídos. Com isso além de ser um comportamento antiético, o dinheiro não retornará para a sociedade e consequentemente não retornará para o empregador.

 

Ética e ação política:

A ética se concentra em princípios universais que visam orientar o comportamento humano.

A ação política exige o acordo entre pessoas que pensam diferentes, e para funcionar é necessário o equilíbrio entre os grupos políticos envolvendo um processo de negociação que inclui pressão de grupos e indivíduos com diferentes pontos de vista. A ação política envolve a tomada de decisões para a distribuição de recursos e assim melhorar a qualidade de vida de uma sociedade.

 

EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Na Constituição Federal em seu título I, artigo 1º, que trata sobre os princípios fundamentais, consta que um dos fundamentos é a cidadania, que significa que todos os cidadãos têm o direito de participar da vida do país.

No parágrafo único do artigo 1º temos também: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

O Exercício da cidadania, não é só direitos, mas também deveres, e um dos principais é votar.

Os direitos do cidadão aumentam na mesma proporção de seus deveres perante a sociedade.

O exercício da cidadania, como uso de direitos e desempenho de deveres, deve pautar-se por contornos éticos.

 

É um exercício de cidadania e uma ação moral a escolha da melhor conduta à luz do bem comum. (Caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRO-AM Cargo: Assistente Administrativo Fiscal);

 

O exercício da cidadania deve pautar-se por contornos éticos, de modo que o exercício da cidadania deve materializar-se na escolha da melhor conduta, tendo em vista o bem comum, resultando em uma ação moral como expressão do bem.

 

Exercício da cidadania é o gozo de direitos e desempenho de deveres pelo cidadão. (Caiu em concurso – Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: TRE-PA);

 

Exercer os direitos de cidadão, na verdade, está vinculado a exercer também os deveres de cidadão.

Ser cidadão é agir com ética assumindo a responsabilidade de suas ações e deveres perante a sociedade.

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim – ES Cargo: Agente Administrativo Nível: Médio

Disciplina: Ética Assunto: Ética e democracia: Exercício de cidadania

 

Julgue o item subsecutivo, a respeito da ética, da democracia e do exercício de cidadania.

De forma distinta da ética, a ação política configura uma conduta resultante do acordo e da pressão de grupos e indivíduos com pontos de vista diferentes.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 2

Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim – ES Cargo: Agente Administrativo Nível: Médio

Disciplina: Ética Assunto: Ética e democracia: Exercício de cidadania

Julgue o item subsecutivo, a respeito da ética, da democracia e do exercício de cidadania.

O empregador que não assina a carteira de sua empregada doméstica está prejudicando uma ordem social da qual ele mesmo se beneficia.

Certo

Errado

 

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

QUESTÃO 3

Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim – ES Cargo: Farmacêutico Nível: Superior

Julgue o próximo item, a respeito de ética, moral, democracia e cidadania.

A cidadania contempla os aspectos civil, político e social.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 4

Ano: 2023 Banca: ACCESS Órgão: Prefeitura de Dores do Indaiá – MG Cargo: Agente Comunitário de Saúde Nível: Médio

A respeito da relação entre ética e democracia, analise as afirmativas a seguir:

I. A manutenção e o estímulo da conduta ética do Estado efetiva e materializa a democracia.

II. A democracia não é um simples plano de intenções do Estado e da sociedade.

III. A democracia se cinge às leis, ao passo que a ética deve se efetivar ao largo delas.

Assinale

A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

D se todas as afirmativas estiverem corretas.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2023 Banca: ACCESS Órgão: Prefeitura de Dores do Indaiá – MG Cargo: Agente Fiscal

Disciplina: Ética Assunto: Ética e democracia: Exercício de cidadania

 

A condição de cidadania implica o listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

A direitos e deveres dos cidadãos

B conjunto de normas que permitem ao cidadão exercer suas garantias fundamentais

C exercício pleno da vida em sociedade e coletividade

D delimitação de diferenças em sociedade, de acordo com o grau de importância do indivíduo

 

QUESTÃO 6

Ano: 2022 Banca: Ibest Órgão: CRMV-DF Cargo: Agente Administrativo Nível: Médio

Disciplina: Ética Assunto: Ética e democracia: Exercício de cidadania

Quanto a ética, democracia e exercício da cidadania, julgue o item.

A liberdade, a tolerância e a sabedoria de conviver com as diferenças fere a essência do conceito relativo à democracia.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 7

Ano: 2022 Banca: Ibest Órgão: CRMV-DF Cargo: Agente Administrativo Nível: Médio

Disciplina: Ética Assunto: Ética e democracia: Exercício de cidadania

Quanto a ética, democracia e exercício da cidadania, julgue o item.

O zelo pelo que é público, o combate à pobreza e à marginalização, e o aumento individual da concentração de renda são formas de expressão da cidadania.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 8

Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: TRE-PA Cargo: Técnico Judiciário Nível: Médio

Disciplina: Ética Assunto: Ética e democracia: Exercício de cidadania

Sobre a ética, democracia e exercício da cidadania, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Exercício da cidadania é o gozo de direitos e desempenho de deveres pelo cidadão.

( ) A democracia constitui forma de governo pautada pelo respeito à singularidade, pela defesa da transparência e pela garantia da perpetuação do exercício do poder.

( ) O exercício da cidadania deve pautar-se por contornos éticos, de modo que o exercício da cidadania deve materializar-se na escolha da melhor conduta, tendo em vista o bem comum, resultando em uma ação moral como expressão do bem.

( ) Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A V, V, F, V

B V, V, V, F

C F, F, V, F

D V, F, V, V

 

QUESTÃO 9

Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRO-AM Cargo: Assistente Administrativo Fiscal Nível: Médio

Disciplina: Ética Assunto: Ética e democracia: Exercício de cidadania

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item

É um exercício de cidadania e uma ação moral a escolha da melhor conduta à luz do bem comum.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 10

Ano: 2015 Banca: SEGPLAN-GO Órgão: SEAP-GO Cargo: Vigilante Penitenciário Nível: Médio

Disciplina: Ética Assunto: Ética e democracia: Exercício de cidadania

Em relação à ética e democracia, todo cidadão tem direito a exercer a cidadania, assim

A exercer os direitos de cidadão, na verdade, está vinculado a exercer também os deveres de cidadão.

B a questão da democracia exclui projetos que se realizam nas relações da sociabilidade humana.

C direitos e deveres não andam juntos no que tange ao exercício da cidadania.

D temos somente que exercer nossos direitos garantidos constitucionalmente.

E há democracia apenas quando exercemos nossos deveres constitucionais.

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA A

COMBO INSS COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 26,90 COMECE A SE PREPARAR!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *