Conceitos relacionados à Intranet e Internet

Conceitos relacionados à Intranet e Internet

No final da postagem tem duas videoaulas bem interessante, vale a pena conferir.

E você, qual o concurso você vai fazer? Faça um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Bons Estudos!

Conceitos relacionados à Intranet e Internet.

INTERNET

Conceito

Uma boa definição seria: é uma rede mundial de computadores. Aprofundando o conceito:

a) Rede de computadores é quando se tem 02 (dois) ou mais computadores interligados, como por exemplo numa sala de treinamento de informática, com a fim de compartilhar informações;

b)Rede mundial porque as diversas redes de computadores interconectadas estão “espalhadas” pelo mundo todo. Um requisito para fazer acessar a Internet é utilizar o TCP/IP e, além disso, ter um endereço IP válido para a mesma.

Notas:

a) Recursos são, por exemplo: impressoras, discos rígidos – são os famosos HDs, ou harddisks– etc.

b) Exemplos de informações seriam: arquivos do word, do excel, de vídeo, de músicas etc.

c) Ter um endereço válido para a Internet implica dizer que foi obtido através de um órgão gerenciador de tais endereçamentos (Internic, Fapesp etc.) e que, além de poder se comunicar com outras máquinas na Internet (claro, se houver roteamento para aquela rede, se não tiver políticas de segurança e acesso implementadas via Firewall ou outro mecanismo).

Finalidade

Fornecer serviços de informação e comunicação aos seus usuários, com alcance mundial. Cabe explicar e exemplificar o que é a palavra serviços. Entenda serviços, dentro do conteúdo de Internet / Intranet, como produtos, ou recursos, fornecidos aos usuários de redes de computadores através destas (mais adiante serão dados os conceitos e finalidades de Intranet e Extranet).

Exemplos são: envio e recebimento de e-mails, acesso e disponibilização de páginas Web (ou www), chat, listas de discussão (mailing lists), servidores para downloads de músicas (Emule,Kaazaa etc.), download e upload de arquivos via FTP (File Transfer Protocol, ou Protocolo para Transferência de Arquivos) e por aí vai.

Tipos de conexão para acesso à internet

Existem 02 maneiras básicas de um usuário conectar-se à Internet:

a) Conexão discada, que se utiliza de modem e linha telefônica (linha discada) para realizar aconexão (o famoso Dial-Up);

b) Conexão dedicada, que se utiliza de algum tipo de linha, ou conexão, direta com o provedor, sem a necessidade de uso de linha telefônica e discagem para o número de telefone do provedor. Ressalta-se que o computador do usuário pode ser conectada diretamente ao provedor (por conexão discada ou dedicada), ou fazer parte de uma rede de computadores que possui conexão com algum provedor de internet. Este caso é muito utilizado em empresas onde há vários computadores (um para cada funcionário, em regra)interligados, formando uma rede de computadores, e uma máquina Gateway (geralmente é um equipamento chamado de roteador, ou router), que faz a conexão com o Provedor.Tal equipamento – o roteador – terá conexão ao Provedor, via conexão discada ou dedicada.

Notas:

a) Exemplos de Provedores de Acesso à Internet: AOL, UOL, Br.Inter.Net, Terra etc.;

b) A conexão dos usuários da Internet geralmente é via seu Provedor de Internet (ou Internet Solution Provider, ou ISP);

c) Exemplos de conexão dedicada: DVI (utiliza-se da tecnologia ISDN), cable modem, ADSLetc.

Pontos comuns no funcionamento dos serviços de internet

Continua na parte 2

 

 

Conceitos básicos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office 2013 e LibreOffice versão 4.1 ou superiores.

Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet, Intranet e redes de computadores.

Internet Explorer versões 9 e 11,

Correio eletrônico (webmail e Mozilla Thunderbird).

 

 

8 Responses »

    • Oi Gracynara obrigado pelo comentário. Eu olhei o edital de 2011 que foi o último concurso e tenho muitas postagens já feitas que foi pedida.
      Para de facilitar vou fazer uma postagens preparatório do concurso para que você possa acessar já os links que te interessa. Aos pouco vou atualizando todos. Cadastra seu email no site para receber as atualizações diárias.
      Abraços
      Eder

  1. Muito bom o blog, eu que estou me preparando para o cocurso da PM/AC, estou encontrando muito de informáica básica, já que aproveito o horário do almoço da escola para estudar na sala de informática!!

    • Oi Gabriela que bom que o site esta te ajudando. manda o link do concurso que posso fazer mais postagem que possa te ajudar.
      Abraços
      Eder

  2. Bom Dia,

    Por favor, me socorre!

    Estou me preparando para o concurso da UFBA, ONDE CAIRÃO MUITOS assuntos de informática e não sei quase nada, segue alguns deles:conceito de internet e intranet5;conceito e modos de utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos e procedimentos de informática; conceito e modo de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações, utilizando-se a suíte de escritorio microsoft office2013; conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e10; noções de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletronico; noções de seguran ça e proteção, virus wormns e derivados.

    Vou agradecer de montão, ainda que não seja todos os assuntos.

  3. Olá, estou me preparando para o concurso de Colatina para nível superior e estou encontrando dificuldades em encontrar os materiais referentes a esse edital.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *