Conceitos básicos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office 2013 e LibreOffice versão 4.1 ou superiores

Conceitos básicos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office 2013 e LibreOffice versão 4.1 ou superiores

Data última atualização: 23/01/2017

Conceitos básicos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office 2013 e LibreOffice versão 4.1 ou superiores

Nesta postagem além do conteúdo teórico coloquei no final dela (parte 2) várias apostilas para você aprofundar cada programa. E para completar coloquei também várias videoaulas tanto do Microsoft 2013 como do Libreoffice. Com certeza se você ver todo o conteúdo desta postagem esta pronto para gabaritar este assunto.

E você, qual o concurso você vai fazer? Faça um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

 

 

 

Pacotes de produtividade para escritórios   

  Microsoft Office 2013 Libreoffice 4.1 ou superior
Editor de texto Word Writer
Planilhas Excel Calc
Apresentações PowerPoint Impress

Conceitos básicos:

O que é o LibreOffice?

LibreOffice é um pacote de produtividade de escritórios totalmente funcional e disponível gratuitamente. Seu formato de arquivo nativo é o OpenDocument, um padrão de formato aberto que está sendo adotado, por governos do mundo inteiro, como um formato necessário para a publicação e aceitação de documentos. O LibreOffice também pode abrir e salvar documentos em muitos outros formatos, incluindo aqueles utilizados por softwares proprietários.

O LibreOffice inclui os seguintes componentes:

  • Writer (processador de textos). O Writer é uma ferramenta para criação de texto, como por exemplo: cartas, livros, relatórios, noticiários, cadernos e outros tipos de documentos. Você pode inserir gráficos e objetos de outros componentes dentro dos documentos do Writer. O Writer é capaz de exportar arquivos para os formatos HTML, XHTML, XML, Portable Document Format (PDF), entre outros. Ele também pode conectar-se ao seu programa de email.
  • Calc (planilha de cálculo). O Calc possui todas as funcionalidades avançadas de análise, gráficos e para tomada de decisões que são esperadas de uma avançada ferramenta de planilha eletrônica. Ele inclui mais de 300 funções financeiras, estatísticas e matemáticas, entre outras. O Gerenciador de Cenário oferece análises do tipo “e se”. O Calc gera gráficos 2-D e 3-D, que podem ser integrados dentro de outros documentos do LibreOffice. O Calc pode exportar planilhas para os formatos PDF e HTML.
  • Impress (apresentações). O Impress oferece todas as ferramentas mais comuns para apresentações multimídia, tais como efeitos especiais, animação e ferramentas de desenho.

Ele é integrado com as capacidades gráficas avançadas do Draw e do Math. O Impress é compatível com diversos formatos de arquivo e também pode salvar seus trabalhos em vários formatos gráficos, incluindo o Flash (SWF).

As vantagens do LibreOffice

  • Sem taxas de licenciamento. O LibreOffice é livre para qualquer um usá-lo e distribuí-lo sem custos. Em outros pacotes de escritório, muitas funcionalidades são oferecidas adicionalmente, a um custo extra (como exportação para o formato PDF), enquanto no LibreOffice estão disponíveis gratuitamente. Não existem taxas ocultas, nem hoje, nem nunca.
  • Código aberto. Você pode distribuir, copiar e modificar o software o quanto quiser, de acordo com as licenças de código aberto do LibreOffice.
  • Multiplataforma. O LibreOffice roda em várias arquiteturas de hardware e múltiplos sistemas operacionais.
  • Extenso suporte a idiomas. A interface de usuário do LibreOffice está disponível em mais de 40 idiomas, e o projeto LibreOffice oferece corretor ortográfico, hifenização e dicionário léxico em mais de 70 dialetos. O LibreOffice também oferece suporte para Layout de Texto Complexo (CTL) e layout para Idiomas da Direita para a Esquerda (RTL),como o Urdu, Hebraico e Árabe).
  • Interface de usuário consistente. Todos os componentes possuem uma aparência semelhante, o que faz com que sejam fáceis de usar e controlar.
  • Integração. Os componentes do LibreOffice estão bem integrados entre si.
  • Todos os componentes compartilham um corretor ortográfico comum além de outras ferramentas, que são utilizadas de maneira consistente por todo o pacote. Por exemplo, as ferramentas de desenho disponível no Writer também são encontradas no Calc, com versões parecidas, mas melhoradas no Impress e no Draw.
  • Você não precisa saber qual aplicativo foi usado para criar um arquivo em particular. Por exemplo, você pode abrir um arquivo do Draw direto no Writer.
  • Granularidade. Normalmente, se você muda uma opção, isso afeta todos os componentes. Entretanto, as opções do LibreOffice podem ser ajustadas a nível de componente ou do documento.
  • Compatibilidade com arquivos. Além dos formatos de Documentos Abertos nativos, o LibreOffice tem a capacidade de exportar para os formatos PDF e Flash, assim como pode abrir e salvar arquivos nos formatos mais populares, incluindo o Microsoft Office, HTML, XML, WordPerfect, e Lotus 1-2-3 formats. Utilizando uma extensão (incluída):a capacidade de importar e editar alguns arquivos PDF.
  • Sem dependência do fornecedor. O LibreOffice usa os formatos de arquivo ODF, um formato baseado em XML (eXtensible Markup Language) desenvolvido como um padrão para a indústria pelo OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards). Esses arquivos podem ser facilmente descompactados e lidos por qualquer editor de texto, e seu modelo é aberto e público.
  • Você tem voz. Melhorias, correções e datas de lançamento são decididas pela comunidade. Você pode se juntar à comunidade e influenciar o rumo do produto que utiliza.

Fonte: Apostila do Município de Novo Hamburgo

Microsoft Office 2013

O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém vários programas já conhecidos de outras versões desta suíte. Os mais comuns são o processador de textos (Word), de planilhas eletrônicas (Excel), de apresentações (PowerPoint), de bancos de dados (Access), e o cliente de e-mails (Outlook), dentre outros.

Continua na Parte 2

 

Sistemas operacionais: Windows XP/ windows 7, software e hardware.

Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet, Intranet e redes de computadores.

Internet Explorer versões 9 e 11

15 Responses »

  1. Boa tarde.
    Preciso urgente de saber sobre Informatica conhecimento Geral MS office 2010, para concurso maio 2017 .
    Obrigada

    • Oi Azivaldo tenho muitas postagens de informática, mas me manda o link do edital que posso fazer postagens para te ajudar
      Abraços
      Eder

    • Oi Bruna obrigado pelo comentário. Tenho muitas matérias já publicadas no blog que vai cair neste concurso. Cadastra seu email para receber as atualizações diárias. Farei uma postagem com o conteúdo deste concurso, assim ficará mais fácil para você estudar. Devo fazer de hoje até amanhã. Os conteúdo que ainda não tem no blog vou fazendo para você.
      Abraços
      Eder

  2. Quero receber informaçoes sobre o conteudo de informatica para o concurso da embasa

  3. Olá Éder, tudo bem? gostei muito do seu material.Vou prestar concurso para o cargo de agente administrativo da embasa e gostaria por favor que você me mandasse assunto especifico.Desde já agradeço.

  4. ÉDER,MUITO OBRIGADO PELA SUA INICIATIVA.VOCÊ TEM AJUDADO A MUITOS COMO EU QUE NÃO PODEM PAGAR POR UM CURSINHO.QUE DEUS TE ABENÇOE!

    • Robson muito obrigado pelo comentário. São pessoas como você que me faz seguir em frente com este trabalho.
      Abraços
      Eder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *