Menu fechado

Distinção de fato e opinião sobre esse fato

APOSTILA PARA DEPASA-AC 2019

APOSTILA PARA TJ-AM 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

APOSTILA PARA PREF. S.J.R.PRETO-SP 2019

APOSTILA PARA PREF.GUARULHOS-SP 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Distinção de fato e opinião sobre esse fato

Vamos inicialmente definir o que é fato e opinião

Fato:

O fato é algo que é de conhecimento de todos. Sendo um fato, ele pode ser provado através de documentos, ou de outras formas de registros. O crescimento acelerado dos grandes centros econômicos mundiais aumenta os problemas sociais; O aumento dos estudantes estrangeiros nas universidades brasileiras.

 

Opinião:

A opinião é a maneira particular de olhar um fato. A opinião vai divergir de acordo com inúmeros fatores socioculturais. Se meu amigo não fosse tão baixinho, ele poderia jogar futebol; Homens que assistem novelas são bons maridos.

 

Quando é importante saber a diferença

Várias são as oportunidades de usar a diferença com propriedade, mas duas delas são principais.

  • Quando nos engajamos em um debate de algum tema polêmico;
  • Quando somos testados e devemos escrever um texto dissertativo.

 

As variantes dissertativas são:

 

Expositiva: Quando as ideias do texto estão claramente vinculadas a alguma reportagem ou notícia de jornais, revistas impressas ou eletrônicas, cujo conteúdo é conhecido por todos através do rádio ou da televisão, sendo, por sua vez, inquestionável. A dissertação expositiva tem como objetivo expor o fato, ficando em segundo plano a discussão sobre ele.

Argumentativa: A dissertação argumentativa é aquela que exige de nós maior reflexão ao escrever sobre certos temas, mas que possui por objetivo a exposição do ponto de vista pessoal. Quem disserta, através de sua opinião bem embasada, faz com que os fatos ali apresentados e discutidos tenham uma conclusão. Esta é uma das maneiras mais difíceis de dissertar por apresentar juízos de valores que endossam a análise crítica de quem escreve.

Mista: Esta é uma forma de dissertação que tem inseridos nela os elementos dos dois outros tipos dissertativos. Nela podemos expor os fatos como forma de exemplo, ou mesmo como argumento de autoridade para dar força às opiniões, juízos e análise crítica a serem feitos sobre o tópico ou tópicos discutidos.

Fonte: Texto de Eliete Sampaio Farneda

 

Resumindo:

Resumindo:

O fato é aquilo que realmente aconteceu, que existe e pode ser provado  enquanto que a opinião é o que alguém pensa que ocorreu, uma interpretação dos fatos, é  o ponto de vista que uma pessoa tem a respeito de algo, que pode ser verdadeiro ou não.

 

É importante considerar:

  • Vivemos num mundo em que tomamos decisões a partir de informações;
  • Estas nos chegam por meio de relatos de fatos e expressões de opiniões;
  • Fatos usualmente podem ser submetidos à prova: por números, documentos, registros;
  • Opiniões, por outro lado, refletem juízos, valores, interpretações;
  • Muitas pessoas confundem fatos e opiniões, e quando isso ocorre temos de ter cuidado com as informações que vêm delas;
  • Igualmente temos de estar atentos às nossas próprias opiniões, pois elas podem ser tomadas como fatos por outros;
  • Nossas decisões devem ser baseadas em fatos, mas podem levar em conta as opiniões de gente qualificada sobre tais fatos.

Fonte: Texto de José Antônio Rosa

Se gostou do artigo faça um comentário e se inscreva no site para receber todas as atualizações

Dica: Para você que não está encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *