Menu fechado

Edição e formatação de textos

PASSE EM UM CONCURSO PÚBLICO!! CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

CHEGOU A APOSTILA PARA SOLDADO CONCURSO DA PM-SP 2018

Editor de Texto:

Edição e formatação de textos (operações do menu: Formatar, Inserir tabelas, Exibir – cabeçalho e rodapé, Arquivo – configurar página e impressão, Ferramentas – ortografia e gramática).

 

Editores de texto: Os editores de texto são softwares aplicativos destinados a criação e edição de textos como cartas, currículos, memorandos, ofícios e demais tipos de documentos de texto.

word

 

O Microsoft Word é o programa utilizado para criar e editar textos da Empresa Microsoft. Geralmente chamado apenas de Word, ditou padrões de layout e comandos para diversos outros softwares utilizados para a mesma finalidade. O Word faz parte do conjunto de programas chamado Microsoft Office, que foi especialmente desenvolvido para atender as necessidades de uso de um escritório, mas é largamente utilizado em empresas e por usuários domésticos. O conjunto de programas que compõem o Office é proprietário e comercializável.

Algumas informações básicas são necessárias para entendermos e usarmos o Word 2010. Ele é composto por Guias. Cada guia possui um grupo de elementos formado por uma série de botões de comandos.

Edição e formatação de textos área de transferência

! Guia Página Inicial, Grupo Área de Transferência

Word7_13

 

A área de transferência armazena temporariamente trechos de textos copiados ou recortados para facilitar seu gerenciamento.

Ela está presente na Guia Início e é composta pelos botões de comando Copiar, Recortar, Colar e Pincel de Formatação.

Se optarmos por Mostrar o Painel de Tarefas da Área de Transferência, poderemos verificar todo o conteúdo que foi copiado ou recortado e escolher se desejamos colar ou excluir esse conteúdo. Mas o que vem a ser copiar, recortar e colar? copiar: quando desejamos duplicar um texto ou objeto (uma imagem, por exemplo) que já existe em um texto, podemos selecioná-la e clicar em copiar, ou usar as teclas de atalho CTRL+C. Este procedimento armazena o que foi selecionado, temporariamente na memória do computador e mantém o que foi selecionado no texto original.

recortar: permite retirar o texto ou objeto selecionado de uma parte do texto e colocá-lo em outro lugar dou mesmo arquivo ou em outro documento. Quando utilizamos o recortar, o que foi recortado desaparece do texto original e fica armazenado temporariamente na memória do computador.

colar: aplica no lugar selecionado o que foi copiado ou colado. Para entendermos bem os procedimentos acima mencionados, podemos imaginar uma revista cheia de figuras. Quando desejamos copiar uma figura a transferimos para um outro papel, mas mantemos a original. Quando desejamos retirar a figura da revista e colocá-la em outro local, recortamos a figura fazendo sua remoção do local original.

Pincel de formatação: este botão de comando copia a formatação aplicada em uma fonte e a transfere para o texto que será selecionado com o pincel. Os passos necessários para realizar esse procedimento são: a) Selecionar o texto do qual desejamos copiar a formatação; b) Clicar no botão de comando Formatar Pincel; c) O ponteiro do mouse irá se transformar no desenho de um pincel e com ele devemos selecionar o texto onde desejamos aplicar a formatação copiada.

Configuração de fonte Configurar uma fonte é realizar alterações na estrutura dessa fonte. Podemos realizar diversos tipos de formatação em uma fonte como: alterar o tipo da fonte, seu tamanho, sua cor, entre outros.

No Word 2010, o caminho mais rápido para realizar a formatação da fonte, é a Guia Página Inicial, Grupo Fonte.

! Guia Página Inicial, Grupo Fonte

Neste grupo, encontramos os seguintes botões de comando: 1) fonte (ctrL+Shift+f): Através dele, após selecionar o texto desejados, alteramos o layout da fonte. Podemos escolher, por exemplo, Arial, Bell MT, Alegrian, entre outras.

2) tamanho da fonte (ctrL+Shift+P): Após selecionar a fonte, podemos escolher um tamanho para esta fonte através deste comando.

3) Aumentar Fonte (CTRL+>) e Reduzir Fonte (CTRL+<):

Como os próprios nomes sugerem, com estes botões de comando, é possível tornar a fonte maior ou menor em relação ao seu tamanho atual.

4) Maiúsculas e Minúsculas: Altera o texto selecionado para letras MAIÚSCULAS, minúsculas ou outros usos comuns de maiúsculas/minúsculas.

5) Limpar formatação: Retira as formatações aplicadas em um texto, voltando suas configurações para o estado inicial.

6) Negrito (CTRL+N): Aplica um efeito no texto deixando-o com maior espessura. Exemplo: texto com negrito aplicado.

7) itálico (ctrL+i): Aplica um efeito no texto selecionado, deixando-o com eixo um pouco inclinado. Exemplo: texto com itálico aplicado.

8) Sublinhado (CTRL+S): É usado para sublinhar o texto selecionado. Através desse comando também é possível escolher o estilo e cor para o sublinhado. Exemplos: sublinhado simples, sublinhado com estilo.

9) tachado: Desenha uma linha no meio do texto selecionado. Exemplo: texto tachado.

10) Subscrito (CTRL+=): Faz com que a letra ou texto selecionado fique abaixo da linha de base do texto. Muito usado para fórmulas de Química e equações matemáticas. Exemplo: H2 O.

1) Sobrescrito (CTRL+Shift++): Faz com que a letra ou texto selecionado fique acima da linha do texto. Exemplo: x2.

12) Efeitos de texto: Aplica um efeito visual ao texto selecionado, como sombra, brilho, reflexo.

13) cor do realce do texto: Faz com que o texto seja realçado, como se tivesse sido marcado com uma caneta marca texto. Exemplo: texto realçado.

14) cor da fonte: Altera a cor do texto selecionado.

Ainda podemos encontrar mais comandos para formatar uma fonte na janela Fonte. Com os comandos disponíveis nesta janela, é possível alterar o tipo de fonte, o tamanho, aumentar ou diminuir a fonte, aplicar negrito, itálico, sublinhado, fazer com que os caracteres selecionados fiquem sobrescritos ou subscritos, formatá-los para maiúsculas ou minúsculas, alterar a cor da fonte e o estilo de sublinhado e aplicar outros efeitos como tachado, tachado duplo, sombra, contorno, relevo entre outros.

Formatar fonte Configuração de parágrafo e estilo

Guia Página Inicial, Grupo Parágrafo

Os grupos Parágrafo e Estilo também são encontrados na Guia

Página Inicial.

No grupo Parágrafo, encontramos os seguintes botões de comando: 1) marcadores: permite a criação de uma lista com marcadores. Para isto, basta selecionar uma lista de itens e clicar sobre este botão. Para implementar uma lista com níveis distintos, após a aplicação dos marcadores, use o aumentar ou diminuir recuo, que veremos a seguir.

Exemplo de lista com marcadores e vários níveis: • Mauro e Cida o Camila o Isabela • João e Elisabeti o Jaqueline § Beatriz

§ Olívia 2) Numeração: semelhante aos marcadores, cria listas numeradas. Exemplo de lista numerada:

Convidados: 1. Marisa e Wilian a. Letícia b. Lívia 2. Michele e Sérgio a. Giovana 3. Simone e Alexandre a. Vinícius b. Manuela 4. Elaine e Nilton a. Linda 5. Cristiane e Ademir a. Evandro b. Andrew

3) Lista de vários níveis: facilita a criação de listas com níveis diferenciados.

4) Diminuir Recuo: Diminui o recuo do parágrafo. 5) Aumentar Recuo: Aumenta o recuo do parágrafo. 6) Classificar: Coloca o texto selecionado em ordem alfabética ou classifica dados numéricos. 7) Mostrar Tudo (CTRL+*): Mostra marcas de parágrafo e outros símbolos de formatação ocultos. Essas marcas não são imprimíveis.

Auxilia na manutenção ou cópia de formatação de documentos específicos, identificando cada ação usada no teclado com um símbolo diferente. 8) Alinhar Texto à Esquerda (CTRL + O): Alinha o texto selecionado à esquerda da tela. 9) Centralizar: Alinha o texto selecionado de forma centralizada na página. 10) alinhar texto à Direita (ctrL+G): Alinha o texto selecionado à direita da tela. 11) Justificar (CTRL+J): Alinha o texto às margens esquerda e direita, adicionando espaço extra entre as palavras conforme necessário. Este recurso promove uma aparência organizada nas laterais esquerda e direita da página.

2) Espaçamento de Linha e Parágrafo: Altera o espaçamento entre linhas de texto. Também podemos personalizar a quantidade de espaço adicionado antes e depois dos parágrafos. 13) Sombreamento: Permite colorir o plano de fundo atrás do texto ou do parágrafo selecionado. 14) Bordas: Permite inserir bordas diferenciadas no texto ou palavra selecionada.

Também podemos aplicar formatações de parágrafo através da janela a seguir.

! Formatar parágrafo

Guia Página Inicial, Grupo Estilo

No Grupo Estilo, encontramos botões que alteram, em um único clique, as formatações de tamanho, cor e tipo de fonte, além de formatações de parágrafo do texto selecionado. Como vimos até agora, para aplicar uma formatação em um texto, temos que selecioná-lo e clicar nos itens de formatação desejados.

Por exemplo: se desejamos que uma palavra tenha a seguinte formatação “palavra a ser observada” , temos que selecioná-la e clicar uma vez no negrito, uma vez no itálico e uma vez no sublinhado.

Se essa formatação tiver que ser usada em várias palavras de um documento, podemos criar um estilo contendo todas as formatações usadas e salvá-lo com um nome. Dessa forma, da próxima vez que precisarmos usar este grupo de formatações, podemos substituir os três cliques anteriores (negrito, itálico e sublinhado) por apenas um clique no nome que demos ao nosso estilo.

2) Espaçamento de Linha e Parágrafo: Altera o espaçamento entre linhas de texto. Também podemos personalizar a quantidade de espaço adicionado antes e depois dos parágrafos. 13) Sombreamento: Permite colorir o plano de fundo atrás do texto ou do parágrafo selecionado. 14) Bordas: Permite inserir bordas diferenciadas no texto ou palavra selecionada.

Também podemos aplicar formatações de parágrafo através da janela a seguir.

! Formatar parágrafo

Guia Página Inicial, Grupo Estilo

No Grupo Estilo, encontramos botões que alteram, em um único clique, as formatações de tamanho, cor e tipo de fonte, além de formatações de parágrafo do texto selecionado. Como vimos até agora, para aplicar uma formatação em um texto, temos que selecioná-lo e clicar nos itens de formatação desejados.

Por exemplo: se desejamos que uma palavra tenha a seguinte formatação “palavra a ser observada” , temos que selecioná-la e clicar uma vez no negrito, uma vez no itálico e uma vez no sublinhado.

Se essa formatação tiver que ser usada em várias palavras de um documento, podemos criar um estilo contendo todas as formatações usadas e salvá-lo com um nome. Dessa forma, da próxima vez que precisarmos usar este grupo de formatações, podemos substituir os três cliques anteriores (negrito, itálico e sublinhado) por apenas um clique no nome que demos ao nosso estilo.

O Word já traz vários estilos prontos como o Normal, o Sem Espaço, o Título 1, o Título 2, entre outros.

Inserção e manipulação de tabelas

! Guia Inserir, Grupo Tabelas

As tabelas são estruturas importantes para representar dados e organizá-los de forma que facilite sua interpretação e entendimento.

No Word, clicando no botão de comando Tabela, podemos utilizar as seguintes formas para inserir uma tabela no documento:

Formas de inserir tabela

1) Selecionando os quadradinhos na horizontal, indicamos a quantidade de colunas que nossa tabela terá. Selecionando os quadradinhos na vertical, indicamos a quantidade de linhas da tabela. Ela será aplicada automaticamente ao documento.

VEJA AQUI APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DA POLÍCIA FEDERAL 2018

PASSE EM UM CONCURSO PÚBLICO!! CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

CHEGOU A APOSTILA PARA SOLDADO CONCURSO DA PM-SP 2018

CHEGOU AS APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DO CONCURSO DA SEDUC-CE, APROVEITE E SAIA NA FRENTE!!

2) Inserir Tabela:

! Inserir Tabela

tabela word

Pela janela da figura anterior, podemos digitar a quantidade de linhas e colunas que queremos em uma tabela. Podemos também, determinar a largura da coluna, a forma de ajuste da tabela em relação ao conteúdo e à janela. Após realizar estas escolhas e clicar no botão “OK” a tabela será criada no documento. 3) Desenhar Tabela: quando clicamos neste botão, o ponteiro do mouse se transforma no desenho de um lápis. Com ele criamos as bordas internas e externas da nossa tabela como se estivéssemos criando uma auto forma. Fica à nossa disposição a Guia Ferramentas de Tabela que podemos usar para formatar nossa tabela.

Guia Ferramentas de Tabela

Com esta guia podemos mostrar/ocultar linha de cabeçalho, primeira coluna, linha de totais, última coluna, linhas em tiras, colunas em tiras. Além disso, podemos escolher um estilo pré-definido de tabela ou formatar o sombreamento e as bordas da mesma. Mesmo com a tabela pronta, podemos desenhar colunas ou linhas adicionais, formatar suas linhas ou apagar colunas, linhas e células.

Inserção e quebra de páginas e colunas

Uma quebra consiste na interrupção da formatação que estava sendo utilizada no documento até o ponto da quebra para iniciar uma nova formatação em outro ponto do documento. Podemos utilizar este recurso em páginas e colunas.

O recurso da quebra pode ser localizado na Guia Inserir, Grupo Páginas.

Cabeçalho e rodapé

! Botões de Comando do Grupo Cabeçalho e Rodapé

Esta opção, presente na Guia Inserir, no Grupo Cabeçalho e Rodapé, nos oferece meios de mostrar uma área da página definida para o cabeçalho de um documento e para seu rodapé.

O cabeçalho é a parte superior da página, na qual podemos inserir itens como logotipo de empresas, símbolos, número de página e outros elementos.

O rodapé é a parte inferior da página, onde podemos inserir itens como os do cabeçalho ou informações de endereço e contato de uma empresa, por exemplo.

As opções de cabeçalho e rodapé se encontram no menu exibir nas versões do Word 2003, por exemplo. Na versão do Word 2007, 2010 e no BrOffice.org Writer, ficam no Inserir. Como exemplo, tomaremos a versão 2010 do Microsoft Word, para mostrar os comandos encontrados no Grupo cabeçalho e rodapé.

Cabeçalho Na guia inserir, encontraremos o grupo Cabeçalho e Rodapé.

Neste grupo, teremos os comandos Cabeçalho, Rodapé e Número de Página. Clicando no botão de comando Cabeçalho, podemos optar por deixar o cabeçalho da página:

– Em branco: que limpa possíveis formatações ou inserções anteriores.

– Em três colunas: deixa o cabeçalho em branco, mas com formatação pré-definida para inserirmos dados nos alinhamentos direito, centralizado e esquerdo.

– Alfabeto: que dispõe o título do documento centralizado sobre borda de linha dupla.

– Animação: deixa o título do capítulo com número de página em caixa de ênfase. “Ideal para documento com layout de livro”.

– Editar cabeçalho: mostra um local com borda tracejada, destinado ao cabeçalho para que este possa ser alterado na página. Destaca o local do cabeçalho para que o usuário possa trabalhar esta área do documento.

– Remover cabeçalho: exclui os dados inseridos no cabeçalho de um documento.

No rodapé são encontrados os mesmos comandos, mas estes são aplicados na parte inferior da página de um documento.

Configuração da página e do parágrafo Na Guia Layout da Página, temos, entre outros, o Grupo Configurar Página.

Através dele é possível alterar o tamanho das margens esquerda, direita, inferior e superior. A orientação do papel, para retrato ou paisagem também é um item que alteramos através deste grupo bem como o tipo do papel e o layout da página.

Na mesma Guia, encontramos o Grupo Parágrafo que traz as opções de recuar à esquerda ou à direita, aumentar ou diminuir o espaçamento antes e depois do parágrafo e também o acesso à janela Parágrafo:

! Parágrafo

A janela da figura acima nos permite configurar o alinhamento do parágrafo, os recuos, os espaçamentos e obter uma visualização prévia da formatação que estamos aplicando ao parágrafo.

Modos de exibição de documento e zoom Os modos de exibição consistem na forma que o documento será mostrado na tela. Suas opções de configuração estão disponíveis na Guia Exibição. Esta Guia possui os seguintes Grupos:

Modos de Exibição de Documento: alteram a forma que o documento está sendo mostrado na tela, nos oferecendo as opções Layout de Impressão, Leitura em Tela Inteira, Layout da Web, Estrutura de Tópicos e Rascunho.

Mostrar/Ocultar: permite mostrar ou ocultar régua, linhas de grade, barra de mensagens, mapa do documento, miniatura.

Zoom: permite configurar a aparência de proximidade do documento na tela, alterando a porcentagem dessa proximidade, mostrando o documento página por página, duas páginas ou com a largura da página ocupando a tela.

Ortografia e gramática

! Botão de Comando Ortografia e Gramática

Faz a correção ortográfica e gramatical do documento. Encontramos este recurso na Guia Revisão, no Grupo Revisão de Texto. Assim que clicamos na opção “Ortografia e gramática”, a seguinte tela será aberta:

A verificação ortográfica e gramatical do Word, já busca trechos do texto ou palavras que não se enquadrem no perfil de seus dicionários ou regras gramaticais e ortográficas. Na parte de cima da janela “Verificar ortografia e gramática”, aparecerá o trecho do texto ou palavra considerada inadequada.

Em baixo, aparecerão as sugestões. Caso esteja correto e a sugestão do Word não se aplique, podemos clicar em “Ignorar uma vez”; caso a regra apresentada esteja incorreta ou não se aplique ao trecho do texto selecionado, podemos clicar em “Ignorar regra”; caso a sugestão do Word seja adequada, clicamos em “Alterar” e podemos continuar a verificação de ortografia e gramática clicando no botão “Próxima sentença”.

Se tivermos uma palavra sublinhada em vermelho, indicando que o Word a considera incorreta, podemos apenas clicar com o botão direito do mouse sobre ela e verificar se uma das sugestões propostas se enquadra.

Por exemplo, a palavra informática. Se clicarmos com o botão direito do mouse sobre ela, um menu suspenso nos será mostrado, nos dando a opção de escolher a palavra informática. Clicando sobre ela, a palavra do texto será substituída e o texto ficará correto.

Criação, gravação, abertura e impressão de documentos

Guia Arquivo

Para criar novos documentos, gravar alterações, abrir documentos existentes e imprimir, recorremos à Guia Arquivo e ao seu menu, conforme mostrado na figura acima.

Quando clicamos no menu Novo, a seguinte tela será exibida:

Tela do menu Novo

Nesta tela, podemos escolher iniciar um documento em branco ou usar algum dos modelos disponíveis.

 

 

Após selecionar o modelo desejado, basta clicar no botão

“Criar”.

Para gravar o documento alterado ou criado, podemos usar o ícone Salvar, presente na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, ou clicar na Guia Arquivo e no botão Salvar.

Vale esclarecer a diferença entre o botão Salvar e o botão Salvar como.

O botão Salvar sobrepõe as alterações realizadas no mesmo documento. Então, se alteramos um documento e salvamos, perdemos o documento anterior e ficamos apenas com o que alteramos. Se usarmos a opção Salvar como, podemos escolher outro nome e outro lugar para gravar o arquivo, mantendo, se desejarmos o documento original.

Quando clicamos no botão Salvar a primeira vez, será aberta a mesma janela do Salvar como, onde podemos escolher o nome, local e tipo de arquivo que gravaremos o nosso documento. Mas se após salvarmos a primeira vez, clicarmos no mesmo botão, ele só salvará as alterações em cima do mesmo documento e no mesmo local.

Para abrir um documento já existente, podemos clicar no ícone da Guia Arquivo. Essa opção nos mostrará uma janela onde podemos localizar o arquivo no local onde está gravado e exibí-lo na tela.

Para imprimir um arquivo, após abri-lo, clicamos na Guia Arquivo e na opção Imprimir. Será exibida na tela, entre outros, os itens a seguir:

! Imprimir Documentos

Podemos escolher a quantidade de cópias, a impressora para qual enviaremos a impressão, imprimir o documento inteiro ou apenas algumas de suas páginas, imprimir apenas um lado da página, como as páginas serão agrupadas na saída da impressora, a orientação do papel, o tipo do papel, a configuração das margens e se desejamos 1 página por folha ou mais.

teclas de atalho: Para complementar nossos estudos sobre o Word, vamos ver uma lista com diversas teclas de atalho, que substituem funções de cliques do mouse, agilizando nosso trabalho. A lista que vamos estudar pode ser usada em vários outros programas, mas vale a ressalva de que nem sempre as teclas de atalho que desempenham uma função em um programa, fazem o correspondente em outro.

CTRL+C: copia a palavra ou o texto selecionado. CTRL+V: cola o que está na área de transferência, no local onde estiver o ponto de inserção.

CTRL+X: recorta a palavra ou o texto selecionado. CTRL+N: formata o texto selecionado para o negrito. CTRL+I: formata o texto selecionado para o itálico. CTRL+S: sublinha o texto selecionado. CTRL+Z: desfaz a última ação. CTRL+Y: refaz a última ação desfeita. CTRL+=: deixa o texto selecionado em subscrito. CTRL+Shift++: deixa o texto selecionado em sobrescrito. CTRL+Shift+P: abre a janela para formatação de fonte, com o tamanho da fonte selecionado para alteração.

CTRL+Shift+F: abre a janela para formatação de fonte, com o tipo de fonte selecionado para alteração.

CTRL+Shifit+C: aciona a ferramenta “Formatar Pincel”. CTRL+>: aumenta o tamanho da fonte. CTRL+<: diminui o tamanho da fonte. CTRL+Q: alinha o texto à esquerda. CTRL+E: centraliza o alinhamento do texto. CTRL+J: justifica o alinhamento do texto. CTRL+*: aciona a função do botão “Mostrar tudo”. CTRL+L: abre a janela do “Localizar”. CTRL+U: abre a janela do “Substituir”. CTRL+K: abre a janela “Inserir Hiperlink”.

F7: abre a janela do “Verificar Ortografia e Gramática”. Alt+Clique: abre o painel de tarefas do “Pesquisar”. Shift+F7: abre a janela do dicionário de sinônimos. CTRL+A: abre a janela para abrir um documento existente. CTRL+B: salva o documento em edição. CTRL+P: imprime o documento.

Para encerrar, vale ressaltar que muitas das informações que vimos em nossos estudos sobre o Word, foram retiradas do próprio programa, da sua ajuda ou dos popups que o próprio programa oferece quando pausamos o mouse sobre seus recursos

Fonte: Domínio ProDutivo Da informática

Por: Alessandra Alves Barea

Licenciada em Informática; Licenciada em Pedagogia; Pós-Graduada em Uso Estratégico das Tecnologias em Informação; Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados.

CHEGOU A APOSTILA PARA SOLDADO CONCURSO DA PM-SP 2018

PASSE EM UM CONCURSO PÚBLICO!! CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

CHEGOU AS APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DO CONCURSO DA SEDUC-CE, APROVEITE E SAIA NA FRENTE!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *