Avaliação de Desempenho
A avaliação de desempenho ajuda a identificar problemas nas organizações.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Toda organização necessita ser avaliada através de um sistema para poder, através de um processo de retroalimentação, rever suas estratégias e métodos de trabalho, minimizando os efeitos da tendência à entropia e melhorando suas práticas. A respeito da Avaliação de Desempenho Humano, os seus objetivos fundamentais fornecem várias oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação a todos os membros da organização, tendo em vista, de um lado, os objetivos organizacionais e, de outro, os objetivos individuais.
A avaliação de desempenho é uma ferramentas para verificar se o indivíduo ou equipe está tendo o desempenho esperado pela organização. Esta avaliação é muito importante para tomada de decisão de seus superiores.
Independente se a avaliação foi boa ou ruim, ela serve para identificar o que está bom e ser fortalecido e o que está ruim para que possa ser melhorado para atingir os objetivos da empresa.
Como fazer uma avaliação de desempenho:
Deve-se definir o objetivo da avaliação. Saber o que a empresa espera de seus colaboradores e qual é a responsabilidade de cada um. Isto ajuda a descobrir o método a ser utilizado.
Estruture os questionários com o máximo de características para serem avaliadas.
A avaliação de desempenho no âmbito das organizações públicas e privadas pressupõe a utilização de métricas, voltadas a diferentes aspectos envolvidos na mensuração de resultados. Nesse sentido, tem-se que os indicadores constituem parâmetros que permitem aferir o grau de alcance dos objetivos ou metas fixadas no âmbito da organização.
Defina uma escala para medir o desempenho do profissional. Pode ser de 0 a 5 ou de fraco até ótimo.
Aplique a avaliação de desempenho
Depois de analisar os resultados, dê um feedback com muita clareza para o colaborador para que ele possa melhorar seu desempenho.
Guarde a avaliação para comparações futuras.
Quais são os objetivos de uma avaliação de desempenho?
Possibilita a descoberta de talentos – por meio da identificação dos atributos de cada pessoa. Para compreender esta vantagem é fundamental remeter-se às finalidades da avaliação de desempenho, especificamente à ideia de desenvolver pessoas via identificação de pontos positivos e negativos.
Auxilia o direcionamento dos esforços da organização – esta vantagem está diretamente conectada à finalidade que fala do fornecimento de informações essenciais que façam interface a outras atividades da gestão de pessoas.
Auxilia o aprimoramento da qualidade de vida – ou seja, constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações.
Fornece ao supervisor um meio de identificar os pontos fortes e fracos do desempenho de um funcionário.
Fornece um formato que permita ao supervisor recomendar um programa específico para ajudar um funcionário a aprimorar o desempenho.
Fornece uma base para recomendação de salário.
Ajuda nas tomadas de decisões
Ajuda o colaborador a descobrir onde precisa melhorar e quais são seus pontos fortes
Melhora os resultados do gestor
Melhora os índices da empresa
Ajuda a descobrir novos talentos
O colaborador se sente mais valorizado
O colaborador fica motivado com os desafios
O colaborador tem maior clareza de seu papel na empresa
Ajuda o colaborador a se relacionar melhor com os colegas
Melhora a produtividade, motivação e engajamento dos colaboradores
Retém funcionários, diminuindo a rotatividade de mão de obra e consequentemente custos com reposição de pessoal.
A cada avaliação de desempenho é descoberto novas características que poderão ser usadas para futuras contratações ou levadas em consideração para novos treinamentos.
Métodos/ tipos de avaliação