APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!
Por Funções ; ou Funcional
Vantagens
Agrupar especialista sob chefia única;
`segue princípio da especialização ocupacional;
concentra competência em atividade específica;
mais indicada para circunstâncias estáveis ou tarefas rotineiras;
poucas linhas de produtos;
reflete auto-orientação e introversão administrativa
Desvantagens;
Reduz a cooperação interdepartamental;
Inadequada quando a tecnologia necessita ser mutável e evolutiva;
Dificulta a adaptação às mudanças externas;
Detrimento do objetivo global em prol dos esforços de especialistas.
Aplicação:
Circunstâncias estáveis;
Órgãos com tarefas rotineiras;
Poucas linhas de produtos;
por Produtos ou Serviços ou por Resultados;
Vantagens:
Facilita o emprego de tecnologia;
Permite a intensificação de esforços;
Fixa a responsabilidade para um produto;
Facilita a cooperação interdepartamental;
Facilita a inovação e a competitividade;
Indicada para circunstâncias instáveis, mutáveis.
Induz a cooperação entre especialistas;
Permite maior flexibilidade.
DESvantagens;
Bitola técnica dos especialistas;
Contra-indicada para empresa com poucos produtos ou estabilidade ambiental;
Problemas psicológicos de temores e ansiedades
APLICAÇÃO:
Circunstâncias instáveis
Por localização geográfica;
É a territorial ou regional.
Vantagens:
Atende a estratégias regionais;
Fixa responsabilidade de lucro;
Encoraja novos executivos
Indicada para agências de varejo;
DESvantagens:
Dificulta a coordenação e controle;
Subdesenvolvimento das áreas de pesquisa, finanças e RH.
Aplicação: Empresa que precisa de área mercadológica descentralizada
por Clientes;
Vantagens:
Abordagem extrovertida , ideal se o importante é a satisfação do cliente;
Mais adequada se o cliente é mais importante que o produto;
Concentra conhecimento sobre as necessidades dos clientes.
DESvantagens:
Torna secundárias as funções produção e finanças;
Sacrifica objetivos como lucro e produtividade e eficiência.
APLIcação:
Quando o cliente é mais importante que o produto
por Processos;
ou por equipamentos , por maquinário, por tecnologia
Vantagens:
Prestigia a tecnologia como foco de referência
Desvantagens:
Total falta de flexibilidade
Aplicação; Empresas industriais.
Por Projetos;
Construção de Navios , de edifícios , construção de fábricas
Vantagens:
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Concentrar diversos recursos em uma atividade complexa
Se ajusta a uma departamentalização temporária por Produto complexo
Desvantagens:
Descontinuidade ao fim do ciclo do projeto;
Provoca ansiedade e angústia
Aplicações
Grandes empreendimentos e tecnicamente complexos.
Obter resultados
Por tempo e por número
CONCLUSÃO:
A Departamentalização pode ser:
Principal ; intermediária , combinada
PRINCIPAL : no nível mais elevado;
Considerações Básicas:
Meio Ambiente
Tecnologia
Estratégia
Estrutura
DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL
Segundo Stanley Davis e Paul Lawrence, uma Organização matricial emprega um sistema de comando múltiplo que inclui os mecanismos de apoio correspondentes e um padrão de cultura e comportamento organizacional associado.
Segundo Leon Megginson ( 1998) A departamentalização matricial é um tipo híbrido onde vários especialistas são agrupados para completar uma tarefa em tempo limitado. (encontrada em organizações de alta tecnologia , Boing, Nasa, GE)
Departamentalização matricial
Vantagens ;
Comunicação livre e coordenação entre especialistas;
Flexibilidade para responder rapidamente às mudanças
Ideal para empresas empreendedoras.
Processo de decisão descentralizado ( Bateman, 1998)
Rede de comunicações extensas para processar grande quantidade de informação
Utilização de recursos compartilhados de modo eficiente;
Alta adaptabilidade
DESvantagens
Falta de clareza dos papéis; ( dois chefes : de projeto e funcional)
Competição pelo poder;
Muita democracia que pode conduzir a ação insuficiente
Todos têm que ser consultados a cada decisão
APLICAÇÃO ;
Empresas com alta orientação tecnológica. ( hospitais, organizações empreendedoras)
Administradores competitivos e com visão intrapreneurial
DEPARTAMENTALIZAÇÃO EM REDE OU CORPORAÇÃO VIRTUAL.
É uma associação temporária de empresas ou de departamentos independentes unidos pela tecnologia da informação para compartilhar despesas, talento dos funcionários e ampliara mercados.
Características: não ocupa espaço físico, não tem sede, não tem organograma, um tipo adhocrático.
Sacrifica a hierarquia pela velocidade da tomada de decisões;
O contribuinte da rede contribui com sua core competence – competência central (conceito de Prahalad).
Forma alianças estratégicas; entidade fluída e flexível
Uso intensivo da tecnologia da informação;
Uso de base de dados;
REENGENHARIA E estruturas horizontais; ( Michel Hammer e James Champy )
Organização com base nos processos empresariais ,com mudanças fundamentais , radicais, e drásticas nos indicadores críticos de desempenho tais como : custos , qualidade, atendimento a cliente e velocidade.
DOWNSIZING mudança da organização tipo mainframe para descentralizados micros ou uso intensivo da intranet .
ORGANIZAÇÃO COM EMPOWERMENT
Delegação de poderes aos membros das equipes e dos grupos;
Representa a especialização vertical da responsabilidade e do poder descentralizado.
Matéria retirada do site do botelho
Bom, se você quer aprofundar mais um pouco acrescente mais estas informações em seus estudos:
DESENHO DEPARTAMENTAL
O desenho departamental refere-se à estrutura organizacional dos departamentosou divisões da empesa, ou seja, ao esquema de diferenciação e de integraçãoexistente no nível intermediário da empresa. Vimos que a diferenciaçãopode dar-se de duas maneiras vertical ehorizontal. A diferenciação vertical ocorre pelo arranjo hierárquico das unidades e posições na empresa (cadeia escalar), enquanto a diferenciação horizontal ocorre pelo desdobramento de diversosdepartamentos ou divisões especializados dentro do mesmo nível hierárquico da empresa.
O desenho organizacional é tratado no nível institucional da empresa e tem uma abordagem macro, enquanto o desenho departamental se refere ao nível intermediário e tem uma abordagem limitada às relações entre os objetivos e decisões estratégicas da empresa (nível institucional) e a realização das tarefas por meio da aplicação dos recursos disponíveis (nível operacional).
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Quando uma empresa é pequena e constituída de poucas pessoas, nenhum arranjo formal para definir e agrupar as suas atividades é necessário. As pequenas empresas não requerem diferenciaçãoou especialização para distinguir o trabalho de uma pessoa ou unidade dos demais. Mas, à medida que as empresas se tornam maiores e envolvem atividades mais diversificadas, elas são forçadas a dividir as principais tarefas empresariais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais.
Departamento designa uma área, divisão ou um segmento distinto de uma empresa sobre o qual um administrador (seja diretor, gerente, chefe, supervisor etc) tem autoridade para o desempenho de atividades específicas. Assim, um departamento ou divisão é empregado com um significado genérico e aproximativo: pode ser um órgão de produção, uma divisão de vendas, a seção de contabilidade, a unidade de pesquisa e desenvolvimento ou o setor de compras.
Em algumas empresas, a terminologia departamental é levada a sério e indica relações hierárquicas bem definidas: um superintendente cuida de uma divisão; um gerente de um departamento; um chefe de uma seção; um supervisor de um setor. Em outras empresas, a terminologia é simplesmente casual e pouco ordenada. Daí a dificuldade de uma terminologia universal.
O desenho departamental decorre da diferenciação de atividades dentro da empresa. À medida que ocorre a especialização com o trabalho e o aparecimento de funções especializadas, a empresa passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades, agrupando-as em unidades maiores.
Daí o princípio da homogeneidade:as funções devem ser atribuídas a unidades organizacionais na base da homogeneidade de conteúdo, no sentido de alcançar operações mais eficientes e econômicas. As funções são homogêneas na medida em que o seu conteúdo apresente semelhanças entre si. O desenho departamental é mais conhecido como departamentalização ou divisionalização.
A departamentalização é uma característica típica das grandes empresas e está relacionada com o tamanho da empresa e com a natureza de suas operações. Quando a empresa cresce, as suas atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou pelo diretor. Essa tarefa de supervisão pode ser facilitada atribuindo-se a diferentes departamentos a responsabilidade pelas diferentes fases ou aspectos dessa atividade.
O desenho departamental ou departamentalização apresenta uma variedade de tipos.Os principais tipos de departamentalização são:
- a)funcional;
- b)por produtos e serviços;
- c)por base territorial;
- d) por clientela:
- e) por processo;
- f) por projeto;
- g) matricial.
Estas informações foram retiradas do site angel fire
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