Menu fechado

Direito Administrativo: conceito, objeto, fontes e princípios

APOSTILA PARA FUNDAC- PB 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Direito administrativo: conceito, objeto, fontes e princípios

 

Conceito e objeto:

 

Conceito

O conceito mais aceita pela doutrina é a definição dada por Hely Lopes Meirelles: “o Direito Administrativo é o conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas tendentes a realizar, concreta, direta e imediatamente, os fins desejados pelo Estado.

Todas essas normas jurídico-administrativas encontram-se em textos legais esparsos, afirmando-se, daí, que o Direito Administrativo trata-se de um ramo do direito não codificado, não sistematizado num único documento legislativo.

 

Objeto:

O objeto de estudo do Direito Administrativo sofreu grande evolução ao longo do tempo, desde o momento em que era visto como um simples estudo das normas administrativas, passando pelo período do serviço público, da disciplina do bem público, até os dias atuais, quando se preocupa com os sujeitos que exercem e sofrem com a atividade do Estado, bem como das funções e atividades que a Administração Pública desempenha; o que leva a observar que o seu objeto de estudo é dinâmico e evolui, em consonância com a atividade administrativa e o desenvolvimento do Estado.

Destarte, seu objeto principal é o desempenho da função administrativa.

Matéria retirada do site Caderno para Concurseiros e Jus

 

Fontes e princípios:

CONTINUA NA PARTE 2

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

9 Comentários

    • Eder s. carlos

      Oi Viviane na semana que vem irei fazer uma postagem para concurso da PM, pois abriu em vários estados e acredito que os conteúdos serão similares. Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações
      Abraços
      Eder

  1. Janaina

    Olá, não estou conseguindo realizar a inscrição do concurso do INSS..
    Por favor alguém, ou alguém teve dificuldade.

  2. Jonathan Cavalcanti

    Olá prezado Eder!

    Estou tentando montar um material de estudos para o INSS e estou me deparando com dificuldades para separar o material doutrinário; Você dá alguma dica de como montar o melhor material doutrinário sem se aprofundar muito, tendo em vista que a banca no último concurso cobrou mais letra de lei e pouca doutrina!?

    Aproveito para parabenizar o seu belo trabalho e aguardo contato.

    Muito obrigado

    • eder carlos

      Bom dia Jonathan, primeiramente desculpe por demorar a te responder, mas tive uns problemas técnicos aqui no site e só consegui resolver agora.
      Estarei atualizando até no máximo início do mês de setembro o conteúdo programático do último concurso para facilitar para quem quer começar a estudar como você. A internet está muito carente de material gratuito para este concurso e acredito que você deverá adquirir apostila ou livro didático. Esta opinião ainda não esta consistente por que ainda não aprofundei a analise deste concurso. Eu tenho praticamente toda a matéria no site de português, ética, direito administrativo e constitucional, raciocínio lógico e informática. A matéria de seguridade social praticamente não tenho nada. Fique ligado no site e cadastre seu e-mail para receber as atualizações que farei para este concurso.
      Abraços e espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *