Menu fechado

Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos – Parte 2

APOSTILA PARA FUNDAC- PB 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Registro:

 

Todos os documentos recebidos devem ser registrados eletronicamente  com seu número, nome do remetente, data, assunto dentre outras informações.

Depois do registro o documento é numerado (autuado) em ordem de chegada.

Depois de analisado o documento ele é classificado em uma categoria de assunto  para que possam ser achados. Neste momento pode-se ate dar um código a ele.

 

Distribuição:

 

Também conhecido como movimentação, é a entrega para seus destinatários internos da empresa. Caso fosse para fora da empresa seria feita pela expedição.

 

Tramitação

 

A tramitação são procedimentos formais definidas pela empresa.  É o caminho que o documento percorre desde sua entrada na empresa até chegar ao seu destinatário (cumprir sua função).Todas as etapas devem ser seguidas sem erro para que o protocolo consiga localizar o documento. Quando os dados são colocados corretamente, como datas e setores em que o documento caminhou por exemplo, ajudará a  agilizar a sua localização.

 

Expedição de documentos:

 

A expedição é por onde sai o documento. Deve-se verificar se faltam folhas ou anexos. Também deve numerar e datar a correspondência no original e nas cópias, pois as cópias são o acompanhamento da tramitação do documento na empresa e serão encaminhadas ao arquivo. As originais são expedidas para seus destinatários.

 

veja aqui questões de concursos e videoaulas da matéria.

Questões de concursos nunca é demais, veja aqui mais questões com comentários 

 

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

7 Comentários

  1. Ruthy

    Qual sua referência para essa publicação? De qual literatura você pegou essas informações?
    Estou fazendo um trabalho sobre esse assunto, mas não encontro literatura.

    • eder carlos

      Oi Ruth a maior parte retirei do blog Concurseiros de Maceió. Vou te explicar como faço as postagens: Eu acesso vários sites de referências e blogs e verifico o que é comum a todos, dou uma estudada para compreender melhor e faço uma postagem mais completa e que fique mais fácil a compreensão.Todos os sites geralmente não colocam suas fontes e só quando pegam trechos específicos de algum autor conhecido.Normalmente são professores, especialistas ou mesmo pessoas que aprenderam no decorrer de seus estudos ou experiências.
      Espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *