Sistemas gasosos: Lei dos gases. Equação geral dos gases ideais
No final da postagem tem uma videoaula bem interessante, vale a pena conferir.
E você, qual o concurso você vai fazer? Faça um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.
Bons Estudos!
Sistemas gasosos: Lei dos gases. Equação geral dos gases ideais
As leis de gás foram criadas no final do século XVIII, quando os cientistas começaram a perceber que nas relações entre a pressão, o volume e a temperatura de uma amostra de gás pode ser obtida uma fórmula que seria válida para todos os gases. Eles comportam-se de forma semelhante numa ampla variedade de condições, devido à boa aproximação com moléculas que estão mais afastadas, e agora a equação de estado para um gás ideal é derivada da teoria cinética. Agora as leis anteriores de gás são como casos especiais da equação do gás ideal, com uma ou mais das variáveis mantidas constantes.
Lei de Boyle: Relação pressão-volume (transformação isotérmica)
A Lei de Boyle-Mariotte, proposta pelo químico e físico irlandês Robert Boyle (1627-1691), apresenta a transformação isotérmica dos gases ideais, de modo que a temperatura permanece constante, enquanto a pressão e o volume do gás são inversamente proporcionais. Assim, a equação que expressa a lei de Boyle:
P.V= K OU P= K/V
Donde,
p: pressão da amostra
V: volume
K: constante de temperatura (depende da natureza do gás, da temperatura e da massa)
Lei de Gay – Lussac: Transformação Isobárica
A Lei de Gay-Lussac, proposta pelo físico e químico francês, Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850), apresenta a transformação isobárica dos gases, ou seja, quando a pressão do gás é constante, a temperatura e o volume são diretamente proporcionais, expressa pela fórmula:
V= K.T OU K= V/T
Donde,
V: volume do gás
T: temperatura
k: constante da pressão (isobárica)
Lei de Charles: Relação temperatura-volume (transformações isométricas)
A Lei de Charles, proposta pelo físico e químico francês Jacques Alexandre Cesar Charles (1746-1823), apresenta a transformação isométrica ou isocórica dos gases perfeitos, ou seja, o volume do gás é constante, enquanto a pressão e a temperatura são grandezas diretamente proporcionais. A partir disso, a fórmula que expressa a lei de Charles:
P= KT OU K=P/T
Donde,
P: pressão
T: temperatura
K: constante de volume (depende da natureza, do volume e da massa do gás)
Equação de Clapeyron
A Equação de Clapeyron foi formulada pelo físico-químico francês Benoit Paul Émile Clapeyron (1799-1864). Essa equação consiste na união das três leis dos gases, na qual relaciona as propriedades dos gases dentre: volume, pressão e temperatura absoluta.
P.V= n.R.T
Donde,
P: pressão
V: volume
n: número de mols
R: constante universal dos gases perfeitos: 8,31 J/mol.K
T: Temperatura
Equação Geral dos Gases Perfeitos
A Equação Geral dos Gases Perfeitos é utilizada para os gases que possuem massa constante (número de mols) e variação de alguma das grandezas: pressão, o volume e a temperatura, estabelecida pela seguinte expressão:
Donde,
P: pressão
V: volume
T: temperatura
K: constante molar
P1: pressão inicial
V1: volume inicial
T1: temperatura inicial
P2: pressão final
V2: volume final
T2: temperatura final
Combinação e as leis dos gases ideais:
A lei geral dos gases ou equação geral dos gases, está formada pela combinação das Leis de Boyle e Charles, e mostra a relação entre pressão, volume e temperatura de uma massa fixa de gás:
Com a adição da lei de Avogadro, a lei dos gases em geral torna-se a lei dos gases ideais:
Onde a constante, agora chamada de R, é a constante dos gases, com um valor de 0,08206 (atm∙L)/(mol∙K)
Uma formulação equivalente a esta lei é:
PV=KNT
onde
K é a constante de Boltzmann (1.381×10−23 J·K−1 em unidades SI)
N é o número de moléculas.
Estas equações só são precisas para um gás ideal, que não leva em conta os efeitos diversos intermolecular (ver gás real). No entanto, a lei do gás ideal é uma boa aproximação para a maioria dos gases sob pressão e temperatura moderada.
Esta lei tem as seguintes consequências importantes:
- Se a temperatura e a pressão permanecem constantes, o volume do gás é diretamente proporcional ao número de moléculas do gás.
- Se a temperatura e o volume permanecem constantes, a pressão do gás é diretamente proporcional ao número de moléculas do gás.
- Se o número de moléculas de gás e a temperatura permanecem constantes, a pressão é inversamente proporcional ao volume.
- Se as mudanças de temperatura e o número de moléculas de gás permanecem constantes, então ou a pressão ou volume (ou ambos) vão mudar em proporção direta com a temperatura.
Fontes: Wikipédia, Toda matéria, Proenc e Resumo escolar
Bem interessante gostei bastante…
Preciso de uma aula direcionada a quimica; Sobre lei dos gases, equação geral dos gases ideais e principio de avogadro.
Oi Jacileide além dessa postagem tenho esta sobre o princípio de Avogrado: http://centraldefavoritos.com.br/2016/08/24/principio-de-avogadro-conceito-de-molecula-massa-molar-volume-molar-dos-gases/
Espero ter ajudado