Menu fechado

Ponto de vista do autor

APOSTILAS OPÇÃO - O CONTEÚDO CERTO PARA SUA APROVAÇÃO

CONCURSO PC-DF 2020 SAIU O EDITAL!

APOSTILA PREPARATÓRIA BANCO DO BRASIL

APOSTILAS PARA O CONCURSO DA CÂMARA DE IMPERATRIZ - MA

 

Ponto de vista do autor

Significado de Ponto de vista

Substantivo Masculino

Lugar onde fica o observador ou quem pretende ver, enxergar algo; local de onde se vê melhor.

[Figurado] Modo como se concebe ou se analisa uma situação específica; perspectiva: segundo o ponto de vista capitalista, a empresa visa o lucro.

[Figurado] Opinião própria; modo particular de entender, julgar ou perceber alguma coisa; opinião: meu ponto de vista é contrário às propostas apresentadas.

Fonte: dicio

Para compreender o texto devemos conhecer o máximo do autor, como sua posição ideológica, seu posicionamento teórico dentre outras coisas. É preciso detectar as ideias que o autor coloca como relevantes, buscando, sobretudo quando se tratar de gêneros argumentativos como artigos de jornais ou científicos.

Identificar:

A questão que esta sendo discutida

A posição (tese) que o autor rejeita

A posição (tese) que o autor sustenta

Os argumentos que sustentam ambas as argumentações

APOSTILAS OPÇÃO - O CONTEÚDO CERTO PARA SUA APROVAÇÃO

CONCURSO PC-DF 2020 SAIU O EDITAL!

APOSTILA PREPARATÓRIA BANCO DO BRASIL

APOSTILAS PARA O CONCURSO DA CÂMARA DE IMPERATRIZ - MA

As relações entre as ideias mais relevantes do texto a ser resumido

A conclusão final do autor

Fonte: EC concursos

3 pontos de vista literário

As maneiras como um autor narra suas histórias mudam a visão que temos ao ler uma obra. Saiba quais são e entenda os 3 pontos de vista literários

Quando lemos um livro sempre nos deparamos com uma maneira diferente de contar a história mudando o ponto de vista sobre o qual olhamos as personagens principais. Existem três formas básicas de mostrar uma narração. Confira a seguir quais são elas a seguir e entenda como funcionam:

  1. Primeira pessoa

Quando um personagem narra a história a partir de seu próprio ponto de vista, o escritor está usando a primeira pessoa. Nesse caso, lemos o livro com a sensação de termos a visão do personagem podendo também saber quais são seus pensamentos, o que causa uma leitura mais íntima. Da mesma maneira que acontece nas nossas vidas, existem algumas coisas das quais não temos conhecimento e só descobrimos ao decorrer da história.

  1. Segunda pessoa

Na segunda pessoa, o autor costuma falar diretamente com o leitor, como um diálogo. É um caso mais raro e faz com que o leitor se sinta quase como outro personagem que participa da história.

  1. Terceira pessoa

Esse ponto de vista coloca o leitor numa posição externa, como se apenas observasse a ação acontecer. Os diálogos não são como na narrativa em primeira pessoa, já que nesse caso o autor relata as frases como alguém que estivesse apenas contando o que cada personagem disse.

Fonte: Universia

O elemento mais fundamental, e muitas vezes o menos considerado na análise ou na construção, de uma narrativa é o Ponto de Vista do Autor. Consideremos que quando um autor produz a sua obra, parte de si mesmo passa a impregnar a mesma. Sua visão de mundo, seus valores, sua construção psicológica e idealização dos personagens e cenas, seu desejo de desvelar, revelar ou encobrir verdades, etc.

Algo como na mecânica quântica, onde a simples observação do fenômeno, altera o seu resultado, ocorre na leitura e na produção textual de autoria. O ponto de vista do autor, pode alterar significativamente a trama a ser elaborada, pode fornecer pistas ou ocultar eventos, pode impor ritmos, condicionar ideias, criar interpretações e, até mesmo, originar uma narrativa extratexto, que se fecha no leitor e não na observação direta das palavras narradas.

Portanto é fundamental que se dedique alguns momentos a análise desse elemento narrativo para que a produção ou análise seja o mais correta possível, desvelando não apenas a trama narrada, mas também o autor que está por trás dessa narrativa.

Quando se fala em Ponto de Vista, considera-se o elemento da narração que compreende a perspectiva através da qual se conta a história. Basicamente é a posição da qual o narrador articula a narrativa

Fonte: Os retratos da mente

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos.

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *