Eficiência e funcionamento de grupos
Antes de falarmos sobre trabalho em grupo, devemos entender qual é a diferença de um trabalho em grupo e um trabalho em equipe.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Qual a diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe?
Normalmente as pessoas pensam que trabalho em grupo é a mesma coisa que trabalho em equipe. Os dois são importantes, mas tem características diferentes.
Trabalho em grupo:
São pessoas trabalhando em tarefas diferentes que quando juntos atingirão o mesmo objetivo.
No grupo muitas vezes as pessoas não tem objetivos em comum.
Nos grupos, as pessoas agem e decidem de maneira individual, de forma que não prepondera a interconectividade de ideias.
Não depende dos outros membros, mas requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.
Trabalho em equipe:
São pessoas trabalhando na mesma tarefa de forma colaborativa, podendo haver várias equipes para se atingir um objetivo.
Na equipe as pessoas tem o objetivo comum de forma compartilhada.
A equipe seria como se fosse um grupo mais qualificado e engajado que tem o mesmo objetivo.
Trabalho em grupo
Eficiência e funcionamento
Eficiência de um grupo
Ele é mais eficiente porque cada colaborador contribui de forma distinta para se atingir o objetivo, ou seja, cada pessoa tem uma habilidade diferente que juntas faz com que o resultado final fique bem melhor.
O trabalho em grupo por ter os participantes especializados em cada área ou tarefa, ajuda a aumentar as possibilidades de estratégias, fazendo com que os processos sejam otimizados e aperfeiçoados.
Fatores que afetam a eficiência de um grupo
Existem três fatores que podem comprometer a eficiência de um grupo:
Fatores estruturais: Tamanho do grupo e se os papéis definidos para cada colaborador está de acordo com suas habilidades.
Fatores ambientais: Local de trabalho e a relação do grupo em relação à empresa e outros grupos.
Fatores inerentes à Tarefa: Natureza da tarefa, tempo e nível de dificuldades para se executar a tarefa.
Funcionamento de um grupo
Cada membro do grupo tem seu papel, sem invadir o espaço do outro, pois cada um é especialista em sua área.
Os membros devem atuar conforme seu papel definido e respeitar as normas do grupo.
A comunicação varia conforme a competência e personalidade de cada membro, podendo ser:
comunicação descentralizada: Horizontal, parte do grupo, acarretando maior satisfação de seus membros.
Comunicação Centralizada: Vertical, parte da chefia, acarretando maior rapidez e eficácia
Função do líder do grupo:
Ele planeja como será executado o projeto, delegando as tarefas para cada setor. Não só define o cronograma com prazos de cada ação, como acompanha para garantir que tudo saia de acordo com o planejado.
Tipos de grupos:
Grupos Formais: Tem comando e tarefas definidas, sendo:
Grupos de comando: Definidos pela empresa para executar alguma tarefa ou função.
Grupos temporários: Prazos definidos de duração.
Grupos Informais: Definidos pela amizade e interesse comum, sendo:
Grupos primários: Pequenos grupos formados pelo amizade dentro da empresa.
Grupos de interesses: Um grupo que tem o mesmo interesse pessoal.
Grupos de amizade: São grupos que se encontram fora do ambiente de trabalho.
Parabéns! Muito bom esses conteúdos de estudo.
Oi Joselice, obrigado
Conteúdo maravilhoso, Deus abençoe.
Oi Gisele, fico feliz que tenha gostado. Abraços